EUA lideram o Exercício Marítimo Internacional IMX/CE 2022 no Oriente Médio
O IMX/CE 2022 é um evento de treinamento naval bienal de 18 dias
O Comando Central das Forças Navais dos EUA (NAVCENT) iniciou em 31 de janeiro o maior exercício marítimo da região do Oriente Médio no Reino do Bahrein.
Conhecido como Exercício Marítimo Internacional (IMX) 2022, o evento bienal de treinamento naval de 18 dias foi lançado durante uma cerimônia na sede da 5ª Frota dos EUA no Bahrein.
O evento é combinado com o exercício Cutlass Express (CE), que é realizado anualmente pelas Forças Navais dos EUA Europa-África no Oceano Índico Ocidental e nas regiões costeiras da África Oriental.
Ele testemunhará a participação de 9.000 funcionários e até 50 embarcações de mais de 60 países parceiros e organizações internacionais operando em duas regiões.
O Comando Central das Forças Navais dos EUA, o vice-almirante Brad Cooper, comandante da 5ª Frota e Forças Marítimas Combinadas dos EUA, disse: “Este nível de representação demonstra determinação compartilhada em preservar a ordem internacional baseada em regras. Esta é uma oportunidade única para aumentar nossas capacidades e interoperabilidade enquanto fortalecemos os laços marítimos.”
Com mais de 80 sistemas não tripulados de dez países participantes, o IMX/CE 2022 também é considerado o maior exercício não tripulado do mundo.
Os oficiais foram informados sobre as novas capacidades não tripuladas durante o primeiro dia do exercício marítimo.
O IMX/CE 2022 visa fornecer às forças participantes uma plataforma para testar soluções não tripuladas e inteligência artificial em diversas configurações de treinamento.
Eventualmente, as lições adquiridas durante o treinamento serão aplicadas em operações do mundo real no futuro.
O treinamento dará ênfase à melhoria das capacidades de comando e controle, controle marítimo e operações de segurança marítima, bem como contramedidas de minas.
As forças navais internacionais que participam do IMX/CE 2022 são segregadas em quatro forças-tarefa combinadas geográficas que são dirigidas pelos Emirados Árabes Unidos, Egito, Quênia e Omã.
A Força-Tarefa X, uma força-tarefa combinada, também foi formada para realizar exercícios envolvendo sistemas não tripulados e integração de inteligência artificial.
Durante o exercício combinado deste ano, as evoluções de treinamento cobrirão o Golfo Arábico, Mar Arábico, Golfo de Omã, Mar Vermelho e Oceano Índico Norte.
O evento está programado para terminar no dia 17 de fevereiro. Esta é a sétima iteração do IMX, iniciada em 2012.