Estudo de defesa australiano alerta que novos navios de guerra Type 26 não são seguros

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A avaliação do departamento de defesa australiano alertou que as novas fragatas Type 26 serão ‘substancialmente’ mais lentas e terão menos alcance do que o originalmente pretendido

Os novos navios de guerra da Austrália, que têm o mesmo design básico dos navios que o Canadá planeja construir, são muito lentos e foram considerados inseguros, de acordo com uma nova avaliação de defesa australiana.

Esse relatório gira em torno do navio Type 26, do qual o Canadá pretende construir 15 em um projeto que o Escritório de Orçamento Parlamentar estima que custará até US$ 60 bilhões (77 bilhões de dólares canadenses).

A avaliação do departamento de defesa australiano alertou que as novas fragatas Type 26 serão “substancialmente” mais lentas e terão menos alcance do que o pretendido originalmente.

A Austrália está usando o projeto Type 26 para suas fragatas da classe Hunter. O Canadá está usando o projeto Type 26 para seus navios Canadian Surface Combatant, também conhecidos como CSC.

A “avaliação da equipe de engenharia” do Departamento de Defesa Australiano de novembro de 2021 da aquisição de fragatas do país destacou preocupações sobre o projeto de navio “imaturo” não testado. A avaliação também se concentrou em questões de segurança para membros da tripulação que podem ficar presos abaixo do convés pelas águas das inundações em “condições de danos críveis”, informou o The Australian, um dos principais jornais do país, em 1 de fevereiro.

A avaliação também alertou que o navio é mais pesado do que o planejado originalmente e isso resultará em “aumento do consumo de combustível e dos custos de operação”. A equipe de engenharia de defesa australiana alertou que tem “baixa confiança” de que os novos navios atenderão às necessidades da Marinha Real Australiana.

O projeto CSC do Canadá já enfrentou atrasos e aumentos significativos, pois o preço subiu de uma estimativa original de US$ 11 bilhões para US$ 20,4 bilhões e depois para cima.

Canadian Surface Combatant

O oficial de orçamento parlamentar Yves Giroux observou em um relatório divulgado no ano passado que o preço estimado é agora de cerca de US$ 60 bilhões. O PBO também produziu vários cenários de custeio envolvendo mudanças no projeto, comprando diferentes navios de guerra ou tendo uma frota composta por fragatas Type 26 e embarcações menos onerosas. Essas opções podem salvar os contribuintes de US$ 5,5 bilhões a US$ 39,3 bilhões.

Mas o Departamento de Defesa Nacional rejeitou os números do PBO, sustentando que o custo do programa ficará entre US$ 44 bilhões e US$ 47 bilhões. Os funcionários do DND insistiram que o custo não aumentará além desses números e que não tem intenção de mudar de rumo ou considerar nada além do design do Type 26.

A frota CSC será construída na Irving Shipbuilding em Halifax. A Lockheed Martin Canada é a principal empreiteira que supervisiona o projeto.

Embora o Canadá tenha se comprometido com o projeto CSC, o contrato de construção ainda não foi assinado. Os críticos dizem que sem um contrato, o governo liberal ainda pode sair do programa cada vez mais caro.

O DND observou em um comunicado que o projeto do navio Type 26 “está sendo desenvolvido para atender aos requisitos canadenses para uma única classe que atenda às necessidades da RCN”.

Oficiais de defesa canadenses também estão em contato regular com oficiais britânicos e australianos envolvidos na construção do Type 26 para seus respectivos países. “Deve-se reconhecer, no entanto, que, embora as três nações estejam construindo navios com base em um projeto pai comum Type 26, os requisitos específicos do país são tais que os projetos individuais e os desafios de projeto nem sempre são comuns entre os três países”, adicionou o DND.

“Com um projeto básico concluído e as lições aprendidas com o processo de construção de outros programas, o risco geral do Canadá é reduzido”, acrescentou a Lockheed Martin. “Também é importante destacar que a Austrália e o Canadá têm requisitos de missão exclusivos e capacidades industriais domésticas. Os ajustes do Canadá no projeto básico atenderão aos requisitos exclusivos da Marinha Real Canadense, como furtividade e capacidade de sobrevivência, além de se beneficiar do progresso alcançado pelos países aliados usando esse projeto.”

A equipe de avaliação australiana também contestou as alegações de empresas envolvidas no projeto de que o navio Type 26 é a fragata mais avançada do mundo. O primeiro navio está sendo construído no Reino Unido.

Também foram levantadas preocupações de que as empresas australianas estavam sendo impedidas de fornecer equipamentos para os novos navios.

Questões semelhantes, incluindo preocupações sobre o peso crescente dos navios propostos e a falta de equipamentos produzidos localmente, também foram levantadas no Canadá.

Em 2020, o vice-ministro do DND, Jody Thomas, advertiu os funcionários da indústria por reclamarem a seus membros do parlamento que as empresas canadenses estavam sendo excluídas do projeto CSC.

Analistas apontam que o projeto do CSC será uma prioridade para a ministra da Defesa Anita Anand e para o vice-ministro recentemente nomeado Bill Matthews.

Mas os críticos argumentam que Anand e Matthews fizeram pouco para controlar os custos do CSC quando estavam no Public Services and Procurement Canada.

Type 26 australiana (GCS-A)
Type 26 australiana (GCS-A)

FONTE: Ottawa Citizen

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