França espera fechar em breve acordo de venda de navios de guerra de 1,2 bilhão de euros com a Romênia
BUCARESTE – A França espera que um acordo para vender quatro navios de guerra para a Romênia por 1,2 bilhão de euros (US$ 1,35 bilhão) seja concluído em breve, enquanto os dois lados buscam garantir a segurança no Mar Negro, disse o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, nesta quinta-feira.
A empresa de defesa Naval Group ganhou o contrato em 2019 para construir quatro corvetas Gowind para a Marinha da Romênia, bem como renovar duas fragatas existentes em parceria com a empresa romena Santierul Naval Constanta, mas o acordo foi suspenso pendente de contestações legais.
O Ministério da Defesa da Romênia disse que as duas empresas têm até o final de fevereiro para decidir se vão prosseguir com o acordo, acrescentando que o preço não é negociável.
A Marinha da Romênia é a menos modernizada de seus ramos militares. O país, um estado da OTAN desde 2004 e da União Europeia desde 2007, aumentou seus gastos com defesa nos últimos anos.
A OTAN tem uma força terrestre multinacional de até 4.000 soldados na Romênia e o país também abriga uma estação de defesa de mísseis balísticos dos EUA.
FONTE: Reuters, via Euronews