Submarino dos EUA avistado em águas russas perto das Ilhas Curilas
De acordo com o Ministério da Defesa russo, inicialmente o submarino ignorou o aviso da Rússia, mas deixou as águas territoriais do país
Um submarino dos EUA foi descoberto em águas territoriais russas perto das Ilhas Curilas no sábado, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
A Rússia diz que o incidente ocorreu às 10h40, horário de Moscou, perto de uma das Ilhas Curilas de Urup. O submarino da classe Virginia entrou em uma área onde a Frota Russa do Pacífico estava realizando seus exercícios programados.
De acordo com o ministério, o submarino foi abordado em russo e inglês e foi solicitado a subir imediatamente à superfície – mas o aviso foi ignorado. Então, de acordo com as orientações sobre a proteção submarina das fronteiras, a tripulação da fragata russa Marshall Shaposhnikov usou “métodos relevantes”. O submarino deixou a área rapidamente, acrescentou o ministério.
“Um adido de defesa da embaixada dos EUA em Moscou foi convocado ao Ministério da Defesa russo porque um submarino da Marinha dos EUA violou uma fronteira russa”, disse o ministério em comunicado.
O incidente ocorre no momento em que as tensões ameaçam aumentar entre Moscou e a Otan sobre a segurança europeia e as especulações ocidentais sobre os supostos planos da Rússia de invadir a Ucrânia.
Moscou disse repetidamente que não planeja atacar nenhum país e enfatizou que a persistência do Ocidente em exaltar a retórica da “ameaça russa” apenas dificulta os esforços diplomáticos para evitar uma maior escalada.
FONTE: Sputnik News