De acordo com o Ministério da Defesa russo, inicialmente o submarino ignorou o aviso da Rússia, mas deixou as águas territoriais do país

Um submarino dos EUA foi descoberto em águas territoriais russas perto das Ilhas Curilas no sábado, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

A Rússia diz que o incidente ocorreu às 10h40, horário de Moscou, perto de uma das Ilhas Curilas de Urup. O submarino da classe Virginia entrou em uma área onde a Frota Russa do Pacífico estava realizando seus exercícios programados.

De acordo com o ministério, o submarino foi abordado em russo e inglês e foi solicitado a subir imediatamente à superfície – mas o aviso foi ignorado. Então, de acordo com as orientações sobre a proteção submarina das fronteiras, a tripulação da fragata russa Marshall Shaposhnikov usou “métodos relevantes”. O submarino deixou a área rapidamente, acrescentou o ministério.

Marshal Shaposhnikov modernizada

“Um adido de defesa da embaixada dos EUA em Moscou foi convocado ao Ministério da Defesa russo porque um submarino da Marinha dos EUA violou uma fronteira russa”, disse o ministério em comunicado.

O incidente ocorre no momento em que as tensões ameaçam aumentar entre Moscou e a Otan sobre a segurança europeia e as especulações ocidentais sobre os supostos planos da Rússia de invadir a Ucrânia.

Moscou disse repetidamente que não planeja atacar nenhum país e enfatizou que a persistência do Ocidente em exaltar a retórica da “ameaça russa” apenas dificulta os esforços diplomáticos para evitar uma maior escalada.

Mastro optrônico de um submarino de ataque classe Virginia

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments