O lançamento técnico do quarto Patrulha Polivalente Offshore (PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura), Giovanni delle Bande Nere, ocorreu no dia 12/2 no estaleiro da Fincantieri em Riva Trigoso.

Este PPA, que será entregue em 2024, é o primeiro na versão “completa”, equipada com a máxima capacidade de defesa, bem como o primeiro da série a receber os geradores da Isotta Fraschini Motori, subsidiária da Fincantieri especializada na produção de motores diesel.

A unidade insere-se no plano de renovação das linhas operacionais das unidades navais da Marinha, decidido pelo Governo e Parlamento e lançado em maio de 2015 sob a égide da OCCAR (Organização para a cooperação conjunta no domínio dos armamentos).

Características técnicas da unidade: PPA – Pattugliatori polivalenti d’altura

A embarcação de patrulha offshore polivalente representa um tipo de navio altamente flexível com capacidade para executar várias tarefas que vão desde patrulhamento com recursos de resgate no mar, até operações de proteção civil, bem como, em sua versão mais equipada, de um navio de combate tradicional.

Para as sete unidades do programa, de fato, estão previstas diferentes configurações de sistemas de combate: a partir de um “leve”, referente à tarefa de patrulhamento, integrado às capacidades de autodefesa, até um “completo”, descrito anteriormente. O navio patrulha também é capaz de utilizar barcos rápidos como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) até um comprimento superior a 11 metros por meio de guindastes laterais ou uma rampa de lançamento localizada na extremidade da popa.

Clique na imagem para ampliar
  • 133 metros de comprimento;
  • Deslocamento padrão: 4.500 toneladas. Deslocamento carregado: 6.270 toneladas;
  • Velocidade acima de 31 nós, dependendo da configuração e ordem de operação;
  • 145 tripulantes e capacidade de acomodação até 181 leitos;
  • Sistema de propulsão CODAGOL (COmbined Diesel And Gas Or eLectric) combinada a diesel e turbina a gás, com motores elétricos para baixas velocidades;
  • Capacidade para fornecer água potável e eletricidade para a terra;
  • Os Navios Patrulha Polivalentes Offshore são construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas programadas até 2026.

FONTE: difesaonline

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments