VARSÓVIA, Polônia – O Ministério da Defesa Nacional da Polônia selecionou duas ofertas para o programa de aquisição de fragatas Miecznik (Swordfish), a apresentada pela UK Babcock International com seu navio Arrowhead 140 e a da Thyssenkrupp Marine Systems, com a Meko A300.

“As embarcações começarão a ser construídas em 2023 e a primeira unidade deve ficar pronta em junho de 2028”, disse em comunicado a Agência de Armamento do ministério, responsável pelas aquisições de armas e equipamentos militares. “As entregas de outras unidades estão programadas para ocorrer até 2034.”

Sob o programa, avaliado em cerca de PLN 8 bilhões (US$ 2 bilhões), três novas fragatas de defesa costeira são projetadas para aumentar as capacidades navais da Polônia no Mar Báltico. A aquisição planejada é permitir que a Marinha do país substitua suas duas fragatas da classe Oliver Hazard Perry, de acordo com o ministério.

O último anúncio indica que Varsóvia descartou a oferta apresentada pela espanhola Navantia, que ofereceu sua fragata F-100.

A próxima fase do programa envolverá negociações entre um consórcio formado pelo grupo estatal de defesa Polish Defense Group (PGZ) e dois estaleiros locais, Remontowa Shipbuilding e PGZ Naval Shipyard, e os dois licitantes. O consórcio polonês deve garantir as capacidades de construção naval para o programa Miecznik, e a tecnologia das embarcações será fornecida por uma empresa estrangeira selecionada.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments