Marinha permanece com ações de apoio em Petrópolis
A Marinha do Brasil (MB) realizou ontem (20), em apoio ao Comando Conjunto Leste, diversas ações na cidade de Petrópolis, com a utilização de cerca de 370 militares, 60 viaturas e uma aeronave UH-15.
Pela manhã, foi feito o transporte aéreo de um gerador para o Morro do Morin, que estava sem fornecimento de energia e onde ficam instaladas as torres de rádio, televisão e celular. Em outro ponto da cidade, na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, militares da Marinha distribuíram medicamentos para atender 200 pessoas que estão abrigadas no local.
O Secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Tenente-Coronel Gil Correia Kempers Vieira, destacou a importância do apoio da MB no transporte aéreo de equipes e de equipamentos para as localidades com acesso mais difícil. “É muito importante porque passamos a ter uma visão do todo. Quando estamos em campo podemos observar a ocorrência in loco e passamos a ter uma outra dimensão para fazermos uma avaliação melhor do cenário, a instabilidade do solo em algumas localidades e, a partir dessa observação aérea, redirecionarmos as equipes”.
O Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha, montado no SESI Petrópolis, realizou ontem, somente até o início da tarde, 120 atendimentos médicos. Nele, são disponibilizados atendimentos odontológicos, de cirurgia geral de baixa complexidade, ortopedia, clínica médica e pediatria.
O Diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, Capitão de Fragata Médico Carlos Gustavo Drummond, ressaltou que os atendimentos no HCamp variam dos mais simples aos casos mais complexos e graves. “Hoje, por exemplo, fizemos um atendimento médico a uma idosa que teve uma parada cardiorrespiratória, mas felizmente conseguimos reverter o quadro e ela saiu estável do hospital na nossa UTI móvel”.
Também foram deslocados para a cidade dois Capelães Navais da MB, um padre e um pastor, a fim de celebrar cultos ecumênicos, na tentativa de amenizar o sofrimento dos petropolitanos. O Primeiro-Tenente Capelão Naval Bento Oliveira, que é padre, afirmou que a proposta é apoiar as famílias que se encontram em desalento. “Muitos perderam familiares e bens e o conforto espiritual é muito importante para estender a mão a população que está sofrendo neste momento”.
Proposta realçada também pelo Capitão-Tenente Capelão Naval Williams Soares, que é pastor. “Estamos aqui para prestar assistência espiritual e religiosa ao pessoal atingido por esta tragédia. Viemos trazer um pouco de conforto e alento”.
FONTE: Marinha do Brasil
BRAVO ZULU!!!!
Operação Humanitária de Alívio de Desastre. Absolutamente insuficiente. Olha, conhecendo as características do solo nessa região, a extensão da ocupação de encostas e o regime de chuvas esperado, é melhor deixarem mais capelães por ali… Devíamos comentar sobre a criminosa omissão em permitir ocupar encostas cuja fina camada de solo sobre rocha pode sofrer deslizamento ou liquefação com chuvas normais e com as infiltrações nas gigantes falhas no maciço rochoso, que é um crime continuado não só em Petrópolis mas em muitos outros municípios. Leiam ‘Probabilidade de Ocorrência de Movimentos de Massa em Função da Pluviometria na Bacia do Rio… Read more »
Essa combi em todo lugar !
BZ!
Fazer o que? Se tá aí, tem que usar. E a primeira aeronave da MB enviada para Petrópolis foi um SH-16.
Aeronave que não oferece ganhos operacionais e que só causa problemas se desativa. Oi, alguém disse AH-2 Sabre ?
Em todo o lugar parada, fora da escala de vôo e cheia de panes.
Por um acaso tu percebeu que o primeiro helicóptero da MB que chegou no TO foi um SH que não e o vetorI ideal para está missão, porque ele tem no vagão de carga vários consoles de sistemas ASW. A Kombi só chegou bem depois e quem adivinhar o porque ganha um churrasco.
Vou dar uma pista. Tem a ver com uma certa luz âmbar…….
Pois é, meu amigo Juarez…pois é! A gente fala, mas é taxado de maluco, “ispecialixta”, etc…mas, o tempo vai mostrando…só não vê quem não quer!!
Quantas foram as horas de voo do H-36 em menos de 6 anos ? 10.000?! Essa combi tá rodando pra caramba !
10.000, trica a erva, essa tá te fazendo mal.
Fala para a FAB, vê se lá tem algum Mac**nheiro!
Olha, cara….eu não tenho que provar nada….se tu não acredita é direito teu. Já discuti muito isso, inclusive contigo. As limitações permanecem. E como já falei em outra oportunidade, o limão tá aí….e se fizerem uma limonada sem gosto de podre, eu vou me dar por satisfeito. ..mas, até lá, até conseguirem isso, vou continuar duvidando do limão.
Eu muito menos. Quem insinua, faz especulações e espalha boatos em qualquer ocasião é quem deveria fornecer provas. Eu me reservo o direito de discordar de alegações tendenciosas cujas intenções são questionáveis. Por não falar da facciosidade mostrada várias vezes …não é o seu caso. O bom entendedor, entenderá.
tu adora espalhar mentiras e boatos tiradas do teu ranço … A aeronave chegou lá no mesmo dia do SH .. a Aeronave é tão ruim que as FAA divulgaram uma disponibilidade de 80% . A aeronave é tão ruim que o presidente voa nela . Só choro de torcida .
Buááá, buá … Da próxima vez quero um Sikorsky CH-148 Cyclone totalmente importado dos states !!
Não adianta. Mesmo com parcos e obsoletos meios; mesmo que sejam feitas ACISOS, ASSHOP; apoios humanitários e toda gama de ajuda a população, ainda irão reclamar de qualquer coisa das FA.
Se ficam nos quartéis chovem críticas dos “ispessialistas” em defesa e uso da coisa pública. Se ajudam com qualquer coisa ou de qualquer forma, idem.
Irem por a mão na massa e prestar ajuda aos necessitados não mexem um dedo.
Tem ajuda que não vale nada… Em quê usaram esses helis? O hospital de campanha serviu como mais um posto SUS. Ajudaram mais quando botaram gente (boots on the ground, if you will) pra ajudar nas buscas e remoção de entulho. O resto é propaganda de capacidade ociosa.
Exato Pedro, o Brasileiro e um caso a ser estudado em tese de psicanálise mundial.
E o caso destes vetores, reconhecidamente umas merd……mas os “ixxxxxspicialixxxtas” aqui sem saber para que lado se aperta um parafuso acham maravilhoso serem literalmente enrabados pela faz de conta copter e ainda ficam bravos ao serem alertados sobre o fato.
Nem Freud explica.
Divulga aí para nós as planilhas disponibilidade e junto as técnicas ordens de restrições de vôo, de payload, de velocidade relativa, de g e etc…
No aguardo…..
Divulga aí as tuas fontes ( teu ranço )…rsrs
Juarez, no caso, quem acusa é que deve mostrar as provas, mas eu concordo que é um erro operar um helicóptero com restrições, mas parte dessa culpa é das próprias forças armadas que usam e não reclamam de uma aeronave com limites, não podemos apenas criticar o helicóptero pelo suposto problema e passar panos para quem as utiliza.
Maurício, em breve tu vais ter notícias disto e custos impagáveis destas bostas vão vir a tona.
O onus da prova é de quem afirma!
Muito bem, o outro cidadão, o tal de Tiago afirmou o contrário. Tu vais fazer um posto cobrando dele também a prova.
Ou a tua intenção comigo e outra ????
O Cyclone, aquele helicóptero cheio de problemas que ninguém quis e foi entubado no Canadá? Deus me livre!
Mas acho que você estava sendo irônico…rsrsrs.
Pois é, converso com tripulantes e não vejo isso. Agora os franceses e outros estão , sim, tendo muito problemas com o NH-90, a disponibiidade está péssima e olha que muita gente aqui defendeu ele ao invés do EC725
Sim, claro, tu vai lá te apresenta. ‘Oi, eu sou o Marcelo, entusiasta de assuntos militares. Como está o helicóptero”
Me poupa né que o piloto vai falar o que pensa.
Acho que voçe está confundindo com o NH-90, o H725 tem vendido bem.
Muito legal.
Parabéns àqueles que estão se esforçando para ajudar a população de Petrópolis.
Belo trabalho da MB! Ad Sumus e Bravo Zulu!
Digam oque quiser : Que foram caras demais, que há helicopteros melhores e mais modernos, que sua MainGearbox é um perigo para o voo da aeronave, mas elas estão aí para ajudar nosso povo em tempo de paz…
Não adianta. Mesmo com parcos e obsoletos meios; mesmo que sejam feitas ACISOS, ASSHOP; apoios humanitários e toda gama de ajuda a população, ainda irão reclamar de qualquer coisa das FA.
Se ficam nos quartéis chovem críticas dos “ispessialistas” em defesa e uso da coisa pública. Se ajudam com qualquer coisa ou de qualquer forma, idem.
Irem por a mão na massa e prestar ajuda aos necessitados não mexem um dedo.
A aeronave é boa já voa em vários países como: França, mexico, kwait, Malásia.
Eu particularmente achei foi caro o valor de compras deles e que teria sido melhor um menor, que viesse em maior quantidade, uma centena no mínimo, e sem a necessidade de um TOT inflacionado, poderia mesmo prefercialmente mais Black hawk ou aw 139.
Nem dito ‘vos”. Já operar no TO militar e outra história. Pergunta para os Franceses como foi lá no Mali com 15% de disponibilidade
Não fizeram nada mais que a obrigação deles.
Só que com frequência nossas instituições e autoridades não cumprem as próprias obrigações, nem as mínimas. Por isso quando acontece eu e outros ficamos felizes quando observamos algo funcionado como deveria ser.
Não deixa de ser um bom exemplo para as esferas e até sociedade cívil.
Não me agrada ver força armada passando um pano sobre um descalabro nacional. Fica parecendo que eles foram recrutados pelo serviço de (contra) propaganda dos poderes inoperantes.
Só para constar que eles estão fazendo um trabalho agora que só existe porque outras instituições e autoridades não fizeram o deles anos atrás.