Turquia fecha estreito de Bósforo e Dardanelos a navios de guerra
A Turquia fechou os estreitos de Bósforo e Dardanelos para navios de guerra de qualquer país, sejam eles fronteiriços ou não com o Mar Negro, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os fechamentos do estreito ainda permitirão a passagem de navios de guerra se estiverem retornando a uma base no Mar Negro, de acordo com reportagem do Naval News. Isso incluiria navios russos na frota do Mar Negro do país.
No entanto, a decisão de restringir os navios de guerra, um poder dado à Turquia pela Convenção de Montreux de 1936, provavelmente limitará a capacidade da Rússia de mover navios de suas outras frotas para o Mar Negro.
De acordo com o Naval News, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, disse a repórteres que, embora a Turquia não seja considerada beligerante neste conflito, ela tem a capacidade de restringir a passagem de navios de guerra de estados em guerra.
“Se o navio de guerra está retornando à sua base no Mar Negro, a passagem não está fechada. Aderimos às regras de Montreux. Todos os governos, ribeirinhos e não ribeirinhos, foram avisados para não enviar navios de guerra pelo estreito”, disse Çavuşoğlu, segundo o Naval News.
O moviemtno da Turquia provavelmente significa que dois dos cruzadores russos da classe Slava atualmente operando no Mediterrâneo não poderiam entrar no Mar Negro. Os dois Marshal Ustinov (055) ao sul da Itália e o Varyag (011) na costa da Síria, perto da base naval russa de Tartus, informou o USNI News. O Marshal Ustinov é da Frota do Norte da Rússia e Varyag é da Frota do Pacífico.
Nenhum país tentou enviar navios de guerra pelos estreitos de Bósforo ou Dardanelos desde que a Turquia emitiu seu aviso, informou o Naval News.
A negação da passagem da Turquia para navios de guerra ocorre um dia depois que Çavuşoğlu disse à CNN Turk que a invasão russa na Ucrânia é considerada uma guerra.
Ao declarar que é guerra, a Turquia pôde usar as regras da Convenção de Montreux que permitem restringir a passagem no estreito, embora o ministro das Relações Exteriores não tenha citado qual artigo permitia fechar o acesso a navios de guerra.
A Convenção de Montreaux dá à Turquia ampla latitude para controlar os estreitos e inclui restrições específicas – como limitações de tonelagem, notificação de passagem e limitações de tempo – para estados não pertencentes ao Mar Negro.
A ação das autoridades turcas é “poderosa, sensata e ousada”, disse o ex-comandante supremo aliado da OTAN, almirante James Stavridis, ao USNI News por e-mail.
A Rússia ainda poderá sustentar seus navios do Mar Negro com o reabastecimento em terra através da Crimeia, disse Stavridis. No entanto, impedirá que os reforços marítimos cheguem ao Mar Negro.
“Também é hora da OTAN, que continuará tendo acesso, é claro, enviar mais de seus navios ao Mar Negro para apoiar Turquia, Bulgária e Romênia, os membros da OTAN cujas frotas operam rotineiramente lá”, disse Stavridis.
A Rússia já usou alguns de seus navios anfíbios para ajudar na invasão da Ucrânia, desembarcando tropas ao largo de Mariupol na sexta-feira. Essas tropas então se encontraram com mais tropas russas e partiram em direção à cidade ucraniana de Mariupol, informou o USNI News anteriormente.
As tropas estavam a cerca de 30 milhas a sudeste do centro da cidade de Mariupol, no domingo. O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse na segunda-feira que não havia novas informações sobre as operações marítimas russas.
Ainda há navios no Mar Negro, disse Kirby, e o combate marítimo está disponível para os russos.
As forças navais também estavam começando a se reunir no Mar Negro, ao sul de Odesa, mas não fizeram nenhum movimento em direção à cidade portuária, informou o USNI News no domingo.
Um funcionário do Pentágono disse na segunda-feira que não houve movimento adicional em direção a Odesa de navios no Mar Negro.
Kirby encaminhou qualquer dúvida sobre o estreito do Mar Negro para a Turquia.
FONTE: USNI News
É proibido a todos os países enviar seua navios de guerra pelos canais, exceto em algumas condições, mas a OTAN inteira pode?
No momento também não ! A interpretação correta é que eventualmente se voltará a uma
normalidade e navios da OTAN deverão retornar ao Mar negro em apoio dos países da
OTAN lá situados.
Entendido, obrigado.
Realmente consta do texto…
Parece que o Putin tá arrependido de ter salvado o Erdogan do golpe militar, bom o Erdogan parece que além disso vem fazendo as pazes com a UE também, a questão que fica é, e os S400? como vão dar manutenção neles, se é que os turcos já não estão fazendo engenharia reversa neles.
Esse Erdogan deve ser um dos maiores vira-casaca que já existiu. Em termos de aliança o cara é mais perdido que cego em tiroteio.
também acho kkkk, o cara é sem raciocínio lógico, nunca sabemos o que esperar dele.
A Turquia já manifestou que seu interesse é pela ampliação dos laços com o Oriente.
Li entrevista de seu Chanceler dizendo que o futuro está lá.
Parece que não está muito preocupada com o esperneio do Ocidente.
e pq estão fazendo tanto alarde pela invasão da Ucrânia, o Brasil tá muito mais calmo em relação a isso, e olha que voc~e dizia que bolo de milho era cachorrinho dos EUA.
Pior que é.
Os países ocidentais estão fazendo apenas o papel que lhes cabem: jus sperniandi.
Logo se acostumam com a ideia.
É ai que mora o perigo, ele é imprevisível, pode colher bons frutos disso, mas também pode colher maus, vai depender de como ele agir e do tempo.
Tal como o Bolsonaro aqui, ele luta pelos interesses da Turquia, é um patriota turco. Não esta de um lado ou de outro, esta ao lado do povo turco.
@miguel, Essa fala é verdadeira ou contém doses de ironia
Meus Deus, a cabeça de vocês está onde.
O senhor Erdogan, tem senso crítico e juízo,é um homem inteligente.
Erdogan e Putin sempre foram mais antagônicos do que aparentavam. A Turquia vem se aproximando da Ucrânia e estando em lados opostos a Rússia faz tempo. Um exemplo disso foi na recente guerra entre Armênia e Azerbaijão. E nem vamos falar sobre Oriente Médio e outras regiões.
Ah não.. o maior vira casaca nessa história se chama Viktor Orbán kkkkkkkkkkkk
Parece personagem de filme ou série de intrigas. Toda hora mudando de lado e traindo alguém. É aquele que só tem o lado dele, mas o perigo é ele ficar isolado e sem apoio.
Erdogan está neutro.
E hoje o México se posicionou contra sanções à Rússia.
Brasil também não quer saber disso.
Aliados à China, Índia, Paquistão, Irã e muitos outros.
Percebe-se que o clube de países europeu fala uma língua e o resto do Mundo outra.
Bem-vindo aos novos tempos.
Bora ver Xings, sim os tempos são outros, após a guerra fria os EUA foram hegemônicos, esse era foi curta e tá acabando aos nossos olhos.
Praticamente todos os equipamentos exportados pela rússia possuem o sufixo “E” na sua nomenclatura, são quase iguais aos russos, não idênticos. Quem quer que ponha as mãos nesses equipamentos não terão o equipamento exato usado pela rússia, mas deve ser bem próximo.
Se Erdogan joga a favor do país dele (e do poder dele), ele não ta certo? Franco fez assim e durou décadas no poder. Extraiu o “melhor” dos nazistas e depois o “melhor” da Otan e seus alinhados. Mas por mais que Erdogan tente agradar a Otan Fetulah deve estudar uma nova tentativa.
Pode ter certeza que a Otan tem capital para pagar por esta inversão de alinhamento, na verdade Erdogan provavelmente já estava arrependido da rusga com o ocidente, a Rússia oferece muito pouco em ralação ao “estresse”, ė a justificativa perfeita para inverter a rota e com alguma sorte voltar ao programa F-35 já que o SU-57 so existe na cabeça do Xings e da propaganda russa.
Exatamente, a Rússia depois dessa guerra é só ladeira. Não há muitas vantagens de ter apoio da ditadura russa.
Ele pode dar uma bateria de S400 para o Tio Sam junto com o Tio Jacó estudarem a fundo e o restante doar para Ucrânia. Seria uma ótima maneira de voltar as boas com o Tio Sam. Claro que alguns aqui vão falar que não pode, que no contrato com a Rússia tem a cláusula x e a y que proíbem… A Rússia é a maior rasgadora de contratos e tratados que conheço. Além do mais o Putin não vai atacar diretamente um país da OTAN. Uma coisa é chutar cachorro morto, outra é se meter numa guerra em que… Read more »
Tenho a opinião que os turcos fizeram um teatro com os EUA, compraram o S400 e agora a Otan poderá investigar os pontos falhos da defesa. Assim a Turquia logo logo volta paz e amor com os EUA.
Kkkk também já pensei nisso sobre o S400. Sobre a Turquia bloquear o estreito, Erdogan tem a Russia na porta do quintal dele, não quer seu país invadido, obviamente tem de apoiar a OTAN que pode ajuda-lo se preciso.
Parece que a Turquia tenta consolidar suas conquistas na Síria.
Sabia decisão . .ao mesmo tempo q ”mostra serviço” ..a faz parecer neutra nesse conflito …
Então chegou a hora de reconquistar Constantinopla, como deveria ter acontecido no século 19 e os maçons conspiraram contra.
Os gregos lembram muito bem.
Aderentes ao eixo do bem aumenta a cada dia!
O eixo do bem é o que já matou 500 mil sírios nos últimos 10 anos?
Fora os iraquianos, líbios e iemenitas?
Barbaridade!! Sério que tu escreveu isso?? Assad é um ditador sanguinário, agarrado ao poder com todas as forças!! Ele é o maior responsável por todas as mortes na Síria!!
Pensei que a Turquia fosse da OTAN.
Navios da OTAN não podem passar.
Sinto, mas Erdogan não embarcou nessa canoa.
Blábláblá….rwforica para desviar o foco! Nessa, o Erdogan está agindo corretamente, seguindo à risca o que fala o tratado de 1936.
Países têm interesses, e não amigos. Uma das primeiras regras que todo governante deveria saber (nosso presidente apostou todas as suas fichas no Trump, alegando uma suposta amizade. Queria até mandar seu filho pra ser embaixador nos Estados Unidos). O Erdogan defende os interesses da Turquia, e não se alia automaticamente com ninguém. Ele entendeu que o S-400 era o melhor pra Turquia e comprou, sem se preocupar em desagradar os americanos.
Cuidado com cruzador fantasma ucraniano ..
k k
kkkkkkkkkk
Parabéns a Turquia.
A história será essa de agora em diante: a cada dia, o nó aperta mais um pouco.
Pudim só pode espernear
Basta o Putin usar os curdos como “moeda de troca”. Mas como ele é irredutível em suas negociações, sem chance.
Segundo seu raciocínio, o povo curdo é moeda de troca?
Em falar em Turquia, os editores poderiam fazer uma série de artigos sobre as forças armadas turcas. Sem dúvidas uma potência regional e um exemplo a ser estudado por nossas forças armadas.
Concordo e apoio totalmente! Está faltando material sobre a Turquia aqui!
Todos os navios que precisavam estar na guerra contra a ukraniana já estão lá… todos mesmo!!! Os cruzadores que são baseados na Criméia segundo a notícia estão autorizados a retornar a base exceto os que não são baseados lá…ou seja como todos sabemos é um número grande de navios e submarinos lá da Criméia… Ou seja na verdade essa decisão na verdade favorece a Rússia pois nenhum navio de guerra da OTAN que não tem base lá podera passar!!!
Retirado do texto que você deve ter lido:
““Também é hora da OTAN, que continuará tendo acesso, é claro, enviar mais de seus navios ao Mar Negro para apoiar Turquia, Bulgária e Romênia, os membros da OTAN cujas frotas operam rotineiramente lá”, disse Stavridis.”
(se algum navio de guerra estiver retornando a sua base no mar negro a passagem não está fechada) ou seja pra mim essa decisão favorece a Rússia não é…
Até sua superioridade naval ser questionada sim, particularmente eu acho que daqui um mês ali sera o inferno para qualquer navio russo fora de seu porto.
Disserte sobre o assunto.
Devo lembrar que a Ucrânia praticamente perdeu seu litoral.
Só resta uma pequena parte na região de Odessa que tem fortíssima influência russa.
alguem tem duvida qu eo Erdogan faz jogo duplo nesse conflito?
Medida que favorece muito os russos.
Enquanto isso Fetulah e seus amigos la nos EUA estudam como “agradecer” o apoio do Erdogan a OTAN.
Estreito de Gargamel.
Outro dia publiquei esta informação como fake news e peço desculpas a todos, hoje ela se confirma, menos mal.
Com suporte da Otan, aviões, satélites, drones e mísseis em pouco tempo a Ucrânia formara uma quase zona de exclusão a partir de sua costa, alerta para as tropas Russas que dependem de suporte marítimo!
Teoricamente a Turquia pode ocupar a Crimeia visto que é território Ucraniano. Mas isso só seria feito se o exército ucraniano pedisse ou não tivesse a perspectiva de fazer a ofensiva sobre a Crime daqui a algumas semanas.
Espero que a OTAN não peça para a Turquia ocupar a Crimeia. Essa honra pertence ao exército ucraniano
Viajou muito.
Esse cara tem um parafuso a menos, o melhor a fazer é ignora-lo.
Grande Reinaldo, um dos bastiões da liberdade da trilogia!
Eu vou dar like só pela intenção que vc teve em pensar na Ucrânia. Mas a turquia não vai comprar essa briga não kkkk
Basta ter dois neurônios para perceber que essa decisão foi antecipada por um telefonema para Putin. A Turquia não quer se envolver, já tem problemas demais no sul de seu território. Ao mesmo tempo restringe submarinos da Otan que seriam grandes adversários e poderiam ser usados pelos aliados.
A Turquia tenta se abster, mas certamente não quer perder apoio da Rússia e do ocidente. Simples assim!
Acredito que algumas pessoas estão tendo uma visão equivocada. A medida foi tomada para evitar uma eventual guerra marítima no mar Negro. A Turquia pensou nos seus interesses e não na Rússia ou OTAN. A segunda beneficiada foi a Rússia que detém total controle do Negro e pode ainda fazer um cruzador retornar.
Entendi que os navios de guerra, de qualquer pais, exceto da própria Turquia de acordo com o Tratado de Montreaux, poderão sair do Mar Negro para se dirigir as suas bases. Nenhum navio de guerra podera entrar no mar Negro. A Turquia se mantém mais ou menos na corda bamba, pois o pais tem relação comercial com todos os europeus e os beligerantes, devido ao fato não toma uma posição ocidental nem oriental.
Os navio russos, ucranianos, búlgaros ou romenos que tenham a base de origem no mar Negro poderão retornar às suas bases. Na prática apenas os russos poderiam usar essa exceção(e os turcos óbvio). Os demais não poderão entrar.
A Turquia ta pedindo um avangard pra alargar este estreito.
Olha, o último que tentou forçar a passagem dos Dardanelos foi Churchill, na I GG. Todos sabem que foi um desastre para a RN.
Acho que o Putin não vai querer ver um dia seus Salvas no fundo do mar de Marmita.
Outro desastre para a Rússia. De que adianta ter a base naval na Criméia se os navios russos não podem sair de lá para o Mar Mediterrâneo?
E de lá não saem para o Atlântico porque se passar uma sardinha abanando o rabo pelo estreito de Gibraltar a OTAN sabe até a cor dos olhos dela
A Turquia não está inteferindo na guerra.
Apenas vende seus eficazes drones para a Ucrânia…
A Rússia foi o carrasco dos turcos do século XVIII até a revolução bolchevique. Apenas a intervenção britânica impediu que missas estivessem sendo celebradas em Hagia Sophia hoje.
Como turco, gostaria de lhe expressar algumas coisas. Em primeiro lugar, o Bósforo foi fechado para todos os navios de guerra, incluindo a OTAN. Quando a Turquia pretende implementar a Convenção de Montreux, é tido em conta o texto turco e não o texto inglês. Você pode não gostar de Erdogan (eu pessoalmente também não gosto). O conselheiro de Erdogan fez uma declaração há 1 dia. A Turquia não imporá sanções, exceto o fechamento do Bósforo. Ele explicou o porquê da seguinte forma. “Não vamos impor sanções à Rússia. Temos relações comerciais estreitas: compramos gás, cooperamos no turismo e outros… Read more »