De acordo com informações preliminares do Comandante das Forças Navais Ucranianas, o navio-patrulha russo Vasily Bykov foi atingido ontem por fogo da artilharia ucraniana.

Imagens divulgadas no Twitter mostram fumaça saindo do navio atingido.

Há informes de que o navio da Frota Russa do Mar Negro teria afundado hoje, mas ainda não há confirmação nem informações sobre o destino da tripulação.

Segundo algumas fontes, o navio teria sido alvo de um lançador múltiplo de foguetes de 122 mm de um BM-21 Grad.

O BM-21 é normalmente usado como arma de artilharia terrestre, com alcance de 21km.

O Vasily Bykov era o primeiro navio do Projeto 22160 de uma série de seis grandes navios de patrulha de 1.700 toneladas sendo construídos para a Marinha Russa.

As embarcações destinam-se principalmente a tarefas como patrulha, monitoramento e proteção em mar aberto e fechado. O primeiro navio foi lançado em fevereiro de 2014 e em dezembro de 2016 cinco navios estavam em construção.

O Vasily Bykov ingressou na Marinha Russa em dezembro de 2018.

Os navios do Projeto 22160 são equipados com células VLS para o sistema Kalibr-NK de mísseis de cruzeiro e tinham provisão para receber mísseis antiaéreos 3S90M.

Vídeo: Foguetes de artilharia atingem navio-patrulha russo no Mar Negro

Subscribe
Notify of
guest

132 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Angelo Pasin

Quem precisa de míssel quando se tem uns foguetes soviéticos.

Mensageiro

Nada a ver, foguete é foguete, não importa a nacionalidade, vai ter a mesma trajetória. Importa quem o lança.

Joe

A Rússia está passando por uma humilhação de proporções bíblicas. Caiu o mito do grande urso.

MIGUEL

Diferente da China que não combate desde 1979, a Rússia não entra em uma Grande Guerra de Invasão desde 1989 no Afeganistão, as Grandes Potências de tempos em tempos precisam de grandes desafios, A realidade da Guerra é sempre cruel, e muita das vezes o engenho humano supera a tecnologia, quem opera uma determinada arma, quem esta realmente motivado é capaz de superar todas as adversidades, mas parece que o desfecho dessa Guerra será mesmo sangrento, os Russos e Ucranianos tem as mesmas bases e as mesmas armas, as mesmas táticas , se conhecem muito bem, parece mais uma Guerra… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MIGUEL
Fabio Jeffer

Vc se te informa melhor antes de dizer asneiras

Fernando Vieira

Então quer dizer que a verdade é que os russos estão marchando pela Ucrânia como se não houvesse resistência, suas forças são tão superiores que os ucranianos sequer querem lutar, muitos inclusive estão aplaudindo a ocupação russa? Putin ainda não entrou em Kiev porque não quis? Putin achava que seria mamão com açúcar entrar na Ucrânia, errou na tática, na disposição de forças, sequer obteve superioridade aérea com duas semanas de conflito. Fora que as tropas russas não estão motivadas para essa invasão ao contrário das ucranianas que estão defendendo suas casas. Putin cometeu uma série de erros. Seus soldados… Read more »

Junior Jr

Bem, acredito que vc esta baseando sua opinião na mídia lacradora, que resume tudo na ideia de que há um fraco lutando bravamente contra um forte invasor, opressor, malvadao, e tals…é claro que há resistência, há um exercito profissional do lado invadido. Não li ou ouvi ninguém dizendo o contrário. Com certeza existem ucranianos aplaudindo a invasão ( histórico em qualquer guerra); sim, Putin não entrou em Kiev porque não quis, hoje ela está cercada, o exército russo avançou lentamente e sem grandes perdas para um conflito dessa magnitude.Um comboio de mais de 40 km avançou por estradas sem qualquer… Read more »

Sergio pereira

A mídia mostra o que o ocidente quer.
Os RUSSOS são os malvados.
Imaginem se a China ou Rússia tentasse montar bases em Cuba.
Eua invadiram primeiro.
Ou não?
Aí eles seriam os mocinhos?

Tutor

Eu não diria humilhação, mas, que super estimaram suas capacidades ou subestimaram as capacidades da Ucrânia (ou os dois), isso sim fizeram.
Não está fácil, ainda mais para esse urso velho que ainda tem muita força (materiais), mas, pouco fôlego (dinheiro).

Tomcat4,2

Sou obrigado a concordar diante dos fatos que se apresentam !!!

Peter Nine Nine

“Os navios do Projeto 22160 são equipados com células VLS para o sistema Kalibr-NK de mísseis de cruzeiro e tinham provisão para receber mísseis antiaéreos 3S90M.”

Que eu saiba, o navio referido não tem essa capacidade, terá sido só entregue a partir do quarto navio, de um total de seis. Os navios são modulares, e esses equipamentos e outros são apetrechados ao navio via sistema de “contentores”. Um projeto bastante interessante e em conformidade com o jeito russo, de armar até os mais pequenos navios.



Fábio Mayer

Impossivel! Deve ser fake news da imprensa ocidental golpista. Os navios russos são inatingíveis e indestrutíveis…

PACRF

KKK. Fake news são as propagandas “cor-de-rosa” que a mídia estatal da Rússia produz todos os dias. É risível acompanhar a propaganda da mídia estatal russa, pois sequer está havendo uma guerra. De acordo com a mídia estatal, as FAs russas na verdade estão combatendo “neo nazistas” na Ucrânia. A “nomenklatura” russa está com o pensamento na II Guerra e na Guerra Fria. Perderam o bonde da História. Se faz necessário com urgência, um CRTL+ALT+DEL na mente da “nomenklatura” russa, precisam ser “reiniciados”.

Tupinamba

Pode chamar de pretexto para a invasão, mas negar o Batalhão de Azov e derivados como milícias paramilitares associadas ao Governo é muita cegueira.

Renato B.

Sim, os ucranianos tem relações esquisitas com neonazistas, tem uma foto do Getty Images correndo o mundo onde se pode ver um soldado ucraniano com o símbolo do sol negro. Mas dizer que isso representa a totalidade das forças ucranianas seria um exagero. A questão é, quanto?

Outro ponto, existe neonazismo russo também, tem o Russian National Unity e o National Socialist Society North, com casos conhecidos de perseguição à imigrantes, especialmente de ex-repúblicas soviéticas, dentro da Rússia.

Last edited 2 anos atrás by Renato B.
PACRF

Tem neo-nazistas no mundo inteiro, até no Brasil. No entanto, não passam de pequeníssimos grupos, que são incapazes de ameaçar um país, muito menos uma potência bélica como a Rússia. O Putin precisa de outra “desculpa” para invadir a Ucrania.

Bosco

Ele devia começar combatendo os nazistas dentro da própria Rússia e deixando de se comportar como um.
https://en.wikipedia.org/wiki/Russian_National_Unity

Douglas

Para quem defende a turma da milícia aqui do Brasil justificar milícias neonazistas no exército ucraniano e um pulinho . Neonazistas como aparato do estado ainda não justificam, mas não podem ser justificados dizendo que no outro país também tem neonazis. Só me racho de rir ihhhj rachadinha.

Bosco

Para quem acredita nessa narrativa fantasiosa do PR ser chefe de milícia não duvido que acredite que o Zelensky é nazista.

Douglas

chefe de milícia foi você quem disse eu não tenho provas e sou um homem responsável para afirmar isso, talvez ele seja apenas um simpatizante o que já é uma demonstração enorme de fraqueza moral e falta de condições de governar um pais em nossos anos .

SteelWing

Quem tem Neonazis afiliadoa ao exército é a Ucrânia, fatos indiscutíveis.

Bosco

Ainda que fosse verdade (o que definitivamente não acredito) não justificaria a invasão pela Rússia.
Vocês que defendem o Putin têm que entrar num acordo. Afinal, ele invadiu a Ucrânia por conta de:
1- lá ser um ninho de nazistas
2- porque o Zelensky é um comediante maconheiro que toca piano com a genitália
3- lá estava em curso um genocídio de russos
4- porque a Ucrânia queria entrar na OTAN e hospedar mísseis nucleares e isso representa um perigo para a Rússia

Douglas

não justifica de maneira nenhuma a invasão, mas tem sim e o governo ucraniano admite, só você que não .

Sou patriota mas não sou cego

Mestre Bosco, essa guerra é horrorosa. Como todas. Por equivalente, o que fariam os americanos se o México declarasse que iria construir bombas atômicas? E se aliasse à Rússia ou China, permitindo a instalação de bases militares desses países? Ficariam quietinhos esperando uma resolução via ONU? Ou após alguns anos avisando que isso era inaceitável iriam patrolar o México? Kissinger anteviu essa guerra EVITÁVEL em 2014.

LUIZ BELO

Então a Dani Souza esposa do jogador Dentinho mentiu num podcast ? Ela falou que a milícia levou o carro deles. Tiveram que sair de lá porquê tavam com medo.

seuzénétiuôrqui

Fake …..dos ruíns! Mass….serve pra dar uma animada na turma!

Antoniokings

Pegaram um lançamento de mísseis à noite e mostraram fotos de um navio pegando fogo, não se sabe onde nem quando.
Pode ser na Costa da Somália em 2015.
Nem devemos levar a sério.

Joe

Kings em posição fetal nos últimos dias. Que humhacao da Rússia kings. Cadê as armas terríveis e invencíveis deles? Ficaram presas no engarrafamento causado pelas quebras mecânicas e falta de combustiveis? Kkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Joe
Flanker

Pode ser na Costa da Somália em 2015.”

Também pode ser um navio-patrulha russo, no Mar Negro.

Tá começando a faltar desculpas?

“Nem devemos levar a sério.”

Realmente. Tu, não temos como levar a sério.

Sou patriota mas não sou cego

Não faltam versões. Mas, vamos aos fatos: a Ucrânia está às portas de Moscou, ou são os russos cercando Kiev?

Flanker

A questão não é essa. Me refiro às afirmações feitas por este outro comentarista, de que a rússia chegaria em Kiev e a tomaria em menos de 1 semana.

Pedro

Só me resta dizer que vc tem sérios problemas

LUIZ

Atingir uma embarcação a noite com esse tipo de arma a longa distância? A torcida tio Sam acredita mesmo kkkk

Zeca

Pelo padrão que estamos vendo, não me admira se os ucranianos tenham mirado na luz que o comandante esqueceu ligada enquanto tomava vodka.

PACRF

A Rússia não esperava a resistência que está ocorrendo por parte da Ucrânia. Creio que os russos achavam que iriam “passear” no país dos “irmãos”. Considerando que a Ucrânia tem mais de 40 milhões de habitantes, não será improvável que células terroristas se organizem para enfrentar a ocupação, que pela desproporção de capacidade militar, acabe acontecendo, embora não se saiba quando. Se poderio militar fosse o único requisito para se vencer uma guerra de ocupação, a antiga União Soviética em um primeiro momento, e os EUA em um segundo momento, teriam obtido sucesso no Afeganistão.

Tupinamba

Me parece que os russos subestimaram demais os ucranianos.

seuzénétiuôrqui

“Células terroristas”! Certo! Você acaba de admitir e concordar que na ucrania impera um “governo” que não é exatamente do jeito que está sendo “vendido” ao mundo pela máquina de propaganda de países ocidentais.

PACRF

Será a única opção do povo ucraniano contra a ocupação da Rússia. Existem governos “bons” e governos “maus”, porém nem a Rússia, nem os EUA, nem nenhum outro país do mundo pode se dar o direito de invadir um país porque entenda que o mesmo possua um governo “mau”, para impor o governo que lhe pareça “bom”. Esse papo-furado de neo-nazistas é conversa para “boi dormir”, assim como foi conversa para “boi dormir” as tais “armas de destruição em massa” para invadir o Iraque e depor Saddam Hussein.

Oráculo

O que eles não esperavam são os mais de15 mil Javelins/Nlaw/Carl Gustaf e os milhares de Stingers que a OTAN cedeu aos ucranianos.

Isso mudou a guerra que os Russos tem que lutar.
E mudar a forma de combate no meio da batalha não é algo fácil de se fazer.
Os caras tão meio perdidos até agora.

Carvalho

Só falta mesmo uns Tomahawk, para rebentar as colunas russas de longe.

Mas o desiquilíbrio de forças é grande e a Rússia vai acabar por vencer.

Enquanto isso os preços sobem.

Pablo Maroka

O bem sempre vence, a Rússia está amargando essa derrota.

Otto Lima

Não tem bonzinho na guerra, meu caro! Os únicos inocentes são os civis ucranianos, que tentam se proteger como podem, e os civis russos, que serão os mais atingidos pelas sanções impostas ao país e ainda são reprimidos quando protestam contra Putin e a guerra.

Antoniokings

Navio atingido por um sistema GRAD?
Fala sério!
Outra dia os ucranianos falaram que afundaram um navio de desembarque russo cheio de tanques.
Era um simples cargueiro.
De repente, essa foto é do pesqueiro do Sr. Nikolai, de Odessa.
E dá-lhe guerra de informações.

Slow

Mídia ocidental : Ucrânia afunda porta aviões russo e 70% dos navios ..

Joe

Calma filho, esses dias tem sido duros para você. Acalme meu jovem, é muita humilhação. Mas passa viu, depois você viaja para Orlando..

Fabio Jeffer

Acho que vc tá vendo muito a rede globo

Regis Athayde

Kings, isto pode até ser fake mas, se for verdade, imagina o estrago que nós poderíamos fazer em uma embarcação utilizando o Astros 2020.

Antoniokings

Isso é verdade.
Mas, para isso acontecer o principal fator seria a sorte.

SDS

Wellington Jr

Mas é claro que foi um tiro de sorte, tipo de 60 um acertou e iniciou o incêndio só isso.

Alexandre

Eu não duvidaria que fosse fake.

Mas como até agora a Russia não desmentiu, deve ser verdade

Ramon

Se isso for realmente verdade, o navio estava parado e os tripulantes tirando uma soneca e escrito no casco atire aqui, eu nunca cheguei a ver notícias de um navio ser atingido por esse tipo de armamento que é voltado para ataques a infantaria e colunas de blindados, se isso realmente afundou um navio russo só me resta falar a Rússia subestimou muito os ucranianos.

PACRF

O desenrolar do conflito não deixa dúvidas: subestimaram as FAs da Ucrânia, bem como a vontade de seu povo ser livre para aderir a UE. Aliás, o povo da Ucrânia dá uma demonstração inequívoca de vontade de se voltar para o ocidente, por meio da UE. Afinal, ignorância possui limites, ninguém em sã consciência deseja ser um país “satélite” da Rússia e ficar condenado ao atraso, à censura, à repressão política e à escassez de recursos.

Antoniokings

Prezado.
Como dizem: Vontade é uma coisa que dá e passa.

737-800RJ

O cara tem que ser muito “mirolha” pra acertar um navio com artilharia, ainda mais à noite!
Afundar uma belonave de quase 200 milhões de dólares com alguns foguetes tem que render medalhas pra esses militares!
Excelente trabalho!

Pablo Maroka

hahahah

Glasquis 7

Embora torça para ser verdade, estou cético quanto a esta informação.

Não é possível que um navio seja atingido ainda mais, afundado, por artilharia de saturação terrestre. Seria de um amadorismo absurdo.

Vamos esperar.

Bardini

O problema maior não é a artilharia. É o fogo.

Glasquis 7

Mesmo assim, para se ter o fogo, algum projetil teria que atingir o navio.

Vc conhece muito mais do que eu. Vc acha isso possível?

Bardini

Possível é. Inclussive também é possível fazer isso com artilharia de tubo. Até o USMC estava mexendo com isso recentemente.

Glasquis 7

Possível mas não provável

Inclussive também é possível fazer isso com artilharia de tubo.”

Acho mais fatível atingir com artilharia de tubo que me parece mais precisa, do que um sistema de artilharia de foguetes.

Imagina, colocaram o caminhão numa encosta e atiraram como se fosse uma Excalibur M 982.

Muito difícil. Se for verdade, Tio Vlad vai cortar os pulsos.

Flanker

Glasquis, realmente não é algo fácil. Mas, não é impossível. Atente que esse sistema, assim como o ASTROS e tentos outros, é um sistema de Saturação de Área, ou seja, provoca “uma chuva” de artilharia em uma determinada área, saturando-a de impactos. Se tiveram a capacidade de calcular corretamente o lançamento e a sorte necessária…é possível que o navio russo tenha sido alvejado.

rafael

vai por mim, uma artilharia de saturação com mais de 30 foguetes é certo que um dos 30 vai acertar, e se acertar… o dano é grande! ainda mais se for foguete incendiário para pegar fogo.

Bardini

Meu entendimento, é o seguinte: A chaparia de um navio, não tem nada especial, quando submetida ao impacto de fragmentos e estilhaços. É faca quente entrando na manteiga. . Claro, existem locais críticos do navio que recebem blindagem, como um paiol de munição. Até pq, se um estilhaço acertar um paiol: kaput. . Um obus de 155 mm, lança estilhaços com grande poder de penetração, por dezenas de metros na sua explosão. Não precisa acertar, basta ser próximo o suficiente. O mesmo, acontece com uma bomba lançada por uma aeronave, mesmo que seja burra. . Foguete é um bicho ainda… Read more »

Renato B.

Teve um navio de projeto americano afundado pelos Iemenitas anos atrás, não? Só não lembro se foi foguete ou míssil de cruzeiro.

Bardini

Ali foi um Míssil, estilo Exocet. Não lembro de cabeça, se era chinês ou iraniano.

Glasquis 7

Seria aquele da Arábia Saudita atingido por um BGM-71 TOW?

Bardini
Antoniokings

Era o navio pesqueiro do Seu Nikolai de Odessa que teve um incêndio na casa de máquinas.
Aí, postaram uma foto a cinquenta quilômetros distâncias.
Ah!
Isso foi em 2018.

seuzénétiuôrqui

Exatamente!

Boitatá

Seria possível a atuação de mergulhadores?

Andrigo

Amadorismo de um lado e “ninjismo” do outro!

Carvalho2008

Pois é , o pessoal sempre esquece que o próprio Astros tinha previsão de artilharia de defesa de Costa.

Um MBT em terra tem velocidade similar a um navio no litoral….apesar de ser um só, ele ao mesmo tempo é maior….

Isto tudo falando de foguetes burros….pois se houver algum foguete inteligente guiado a laser o efeito é igual a um míssil desde que na visada do horizonte radar….ou um drone pode fazer a visada iluminando fora do horizonte…

Alois

Poggio, acredito que seria mais eficaz a utilização em terra de mísseis anti navio, ou no caso de artilharia de tubo de munições inteligentes, sem dúvidas com a utilização de radares para localização do alvo, ou mesmo drones para “iluminar ” o objetivo.
Essa conceito seria de defesa no solo, pois a primeira situação seria de ataques aéreos tanto de aviões como drones.

Glasquis 7

Se isso for verdade, Titio Vald deve estar se revirando no Bunker.

Guizmo

Eu acho bem possivel sim. O navio a uns 20 nós, manobrando lentamente, um disparo de saturação com uns 20 a 30 foguetes com trajetoria balística vai atingir o alvo. Essa pequena embarcação tem até misseis Kalibr, ou seja, muita coisa inflamavel num espaço contido

Gabriel

Para aqueles que conhecem o “mínimo” de Artilharia sabem que seria um verdadeiro “feito” conseguir atingir um navio, a ponte de danifica-lo o suficiente para afundar, com foguetes (não guiados).

Como foi dito em outro comentário, o navio deveria estar parado, com a tripulação dormindo, se for confirmada a informação.

Mesmo considerando a natural dispersão de uma ou mais peças atirando, seria relativamente simples o navio escapar da rajada.

Carvalho2008

A carga explosiva de um foguete 70 MM é similar a carga de um canhão 76 MM….

E isto previsão de foguetes de maior calibre com fragmentação…se não afunada..aleija o navio por um ano até ser reparado…

Heitor

Navio de porcelana…

Henrique

Grad deve ter subindo/upado uns 15 níveis com esse feito ai kkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Heinz Guderian

Se isso for verdade, realmente é de se admirar, conseguir inutilizar um navio com um lançador burro de foguetes é algo que não se vê todo dia.
Quem não tem cão caça com gato….

seuzénétiuôrqui

Bancos russos anunciam mudanças. O anúncio aconteceu neste domingo (6), um dia após as empresas de sistemas de pagamento, com sede nos EUA, anunciarem o término das operações na Rússia. Neste domingo (6), diversos bancos russos anunciaram planos de começar a emitir cartões utilizando a empresa de sistema de pagamentos chinesa UnionPay. No último sábado (5), Visa e Mastercard anunciaram o término do funcionamento de seus cartões na Rússia. Cartões emitidos fora da Rússia não serão mais aceitos em território russo e os emitidos na Rússia não vão mais funcionar fora do país. A Mastercard ressaltou que não planeja demitir… Read more »

Antoniokings

Esse sistema chinês, UnionPay, é o maior do Mundo, como quase tudo da China, com quase sete bilhões de cartões emitidos.
Já existe no Brasil e é aceito em milhares de estabelecimentos.

Flanker

7 bilhões de cartões emitidos??? Cada habitante do planeta tem um??

EduardoSP

Enquanto não conseguirem mandar dólares para fora do país terão muitas dificuldades para fazer negócios.
Visa e Mastercard dependem dessas transações para funcionar. Por isso encerraram as operações.

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Quase como acertar na mega, se for verdade. De qualquer forma, tem de saber as coordenadas do alvo. Como conseguiram? Drone? Ajuda externa por satélite?

seuzénétiuôrqui

Ahahahaha….fake e dos ruíns. Muito Ruím!

Fabio Jeffer

Acho diifil o navio ser atingido por esse tipo de sistema. Parece fake.ais uma

Mensageiro

Como conseguiram atingir um navio com uma arma de trajetória balística sem qualquer inteligência? Tem um físico muito bom nessa artilharia. Parabéns pelo feito ?

Nacionalista

da mesma forma que atingiriam um alvo em terra,prinçipalmente se o alvo estiver parado como estava o navio russo,nao e difiçil,basta saber aonde se encontra o alvo,saber as coordenadas geograficas,e fazer o ataque,o navio estava parado feito uma ilha no meio do mar,pedindo para ser atingindo
Outra coisa,foguetes nao tem capaçidade de afundar um navio,mais inutiliza-lo,o fogo e um grande problema nesse caso.

seuzénétiuôrqui

Ahahahaha!

seuzénétiuôrqui

Física quântica.

Reinaldo Deprera

Vai ser competente assim lá no EB.

Se for verdade, mais uma mostra de que o exército ucraniano é altamente competente. Alguns níveis acima do exército da russinha que tá aprendendo português 😳

Flanker

Deixa a Olga em paz….ela é muito gente boa. E muito gata!

Renato Carvalho

Ela è KGB…especialista em conquistar corações brasileiros.

Flanker

Kkkkkkkk….boa!

Oráculo

História mal contada.

Acho que, se o ataque for confirmado, deve ter sido realizado por algum sistema costeiro de mísseis antinavios. Do tipo que lançam mísseis similares ao “Harpoon”
Os soviéticos tinham sistemas desses e os russos tem alguns mais modernos.

Resta saber se a Ucrânia possui algum desses sistemas remanescente da URSS.

Esteves

Teriam que saber a posição exata do navio para saturar o alvo com uma salva de foguetes. O navio teria que ter colaborado ficando paradinho. Certo? Possível? Possível.

Provável? Bem…o Chile chegou às semifinais do mundial de 62. Bastante improvável esse fato repetir-se.

Nilo

Se eu aprender essa tecnica com os russos, vou virar ninja.

Esteves
Nilo

A questão é, quem anúncio tal feito foram os ucranianos, teve um russo que é chefe do Grupo de Monitoramento BlackSeaNews, Andriy Klymenko, site de assunto militar, reconhecito por instituições americanas e da Otan e não reconhecidos pelos russos. Os russos não se pronunciaram, por agora é que se tem, esconderam, sumiu, o navio.
https://mailbd.net/news/a-missile-salvo-from-the-coast-of-odessa-region-damaged-the-patrol-ship-of-the-black-sea-fleet-of-the-russian-federation-vasily-bykov-21537/

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Nilo,

Quero ver a as baterias dos foguetes, o navio destroçado e um juramento em hebreu ortodoxo.

Nilo

o elefante tb

glasquis 7

o Chile chegou às semifinais do mundial de 62. Bastante improvável esse fato repetir-se.”

Tá difícil (quase impossível) o Chile ir pra uma copa do Mundo, quando mais chegar na Semifinal.

Tupinamba

Duvido que tenha sido alvo de foguetes, mas de mísseis mesmo.

Marcelo

Deve ser este barco:

Precise missile strike destroyed Ukrainian patrol boat “Slavyansk”
Подробнее на: https://avia-pro.net/news/tochnyy-raketnym-udarom-unichtozhen-ukrainskiy-patrulnyy-kater-slavyansk

Marcelo

Precise missile strike destroyed Ukrainian patrol boat “Slavyansk”. (25/02/2022)

Burgos

Agora começa a outra Guerra, a da informação.
Muda-se os Países, as datas, mas a desinformação por ambas as partes chega ser grotesca e até algo gritante aos olhos e ouvidos das pessoas. ??‍♂️
Tá certo !!!
“Ninguém quer perder, ninguém quer morrer, mas todo mundo quer ganhar”?‍♂️
Dura realidade !!!?

sub urbano

esse é o bichão mesmo, acerta até navio com foguete burro

Nonato

Menos uma plataforma de lançamento de mísseis KaliBR

Bruno Vinicius

Estou muito cético com relação à isso. Só não digo que é impossível porque os ucranianos vem surpreendo todo o mundo nessas últimas duas semanas.

Esteves

Sério isso?

Ander

Galera esquece que esse lançador Russo pode lançar 30 foguetes e cada foguete tem mais de 60 bombas de fragmentacão cluster que se espalham antes de atingir o solo ou mar, a área atingida é enorme. Basta uma bomba atingir o navio em um lugar sensível ta feito a zica.

Carvalho2008

Fala de novo e de novo porque o pessoal não conhece ou sequer se deram ao trabalho de ler o material postado pelo Poggio sobre a doutrina de emprego do Astros na defesa costeira

Esteves

Leram. Alguns não compreenderam. Como sempre. Mas não é crível que o navio tenha sido pego de surpresa por uma bateria de Astros.

Mestre Carvalho defendeu essa solidão embarcada…mas como ausência de outra mais tecnológica e aproveitando o que se tem.

Antes do Astros o general Dutra importou uma quantidade enorme de 88 da Krupp.

Flanker

Exatamente!!

DFA

Impossível? Não. Difícil? Muito. Certas condições teriam que estar presentes para a sorte favorecer os artilheiros Ucranianos. -Se o alvo estava visível, não terá sido difícil determinar um azimute ao mesmo. – Se o navio estava parado então as hipóteses aumentariam significativamente. – A questão prende-se por saber como avaliaram a distância ao alvo apartir de terra. Radar? Não sei… Telêmetro laser militar? Mais provável.. – E sorte muita sorte, não sei o raio de dispersão dos foguetes lançados, e para afundar um navio daquele porte, algum foguete teria que ter atingido um ponto sensível do navio. A ser verdade… Read more »

Carvalho2008

Estava muito próximo , e estão no raio, mbt de 15m2 ou navio de 200 m2 são al os da mesma forma…mesmo que movimentando-se a 40 km/h…. se estiver no horizonte radar,estou sem radar iluminando, o acompanhento pode ser feito no IR….

Alessandro

Se for verdade essa notícia, é aquela famosa frase que usávamos quando criança quando queria acertar algo quase impossível

“Acertou na CAGA@#” rsrs…

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Esteves

Achei a bagaça. Era segredo. Dizem que existem milhares.

Carlos Pietro

Boa noite, isso sim é notícia gostosa de se ler, ver e ouvir. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pablo Maroka

Equipamento russo é tão ruim que atrai foguetes a noite.

Esteves

Possível é possível.

Nesses documentários sobre o Dia D que sempre reprisam lembro de um episódio. Os alemães (o motivo não ficou claro) não levaram os 88 mm para a praia. Tivessem…

https://youtu.be/QQXVZvgUNM8

Bosco

Com certeza o navio foi atingido mas é difícil de acreditar que tenha sido por um lançador de foguetes BM-21.
Impossível não é mas é muito improvável.

Carvalho2008

A chama no mar torna fato a conclusão que estava no horizonte radar e muito dentro do visual….

Se estava tão perto assim, um abraço…não tem jeito….fica muito exposto….risco muito alto….a questão é porque estava tão próxima assim? E porque o reconhecimento não percebeu uma bateria ali….drones, helis ou infiltração poderia ter identificado…

Carvalho

O que não fariam os Ucranianos com uns mísseis de cruzeiro.

Estando as tropas russas em posições fixas, o que estes mísseis não fariam.

Marcelo

Está com cara de ser fake. Acertar um navio no mar com artilharia não guiada? Çei…

Guilardo Pedrosa.

Se isso for verdade, o que não acredito, o Brasil vai estar bem na foto. Basta pegar nossas fragatas caindo aos pedaços e instalar baterias de ASTRO. Estará resolvido o problema pois poderíamos montar até em pequenas lanchas.

Adriano Madureira

Biden atinge trunfos de Putin: “Petróleo russo não entrará nos portos norte-americanos”“Os norte-americanos apoiam a Ucrânia e não vão patrocinar a guerra de Putin.” Biden anuncia retaliação face ofensiva militar “cruel” na Ucrânia. Confirma-se: Estados Unidos avançam com boicote à energia russa. Não chegará mais gás ou petróleo vindos da Rússia aos portos norte-americanos, anunciou Biden na tarde desta terça-feira, a partir da Casa Branca. As medidas de retaliação norte-americanas face à invasão da Ucrânia atingem, assim, os maiores trunfos da economia russa — as energias fósseis. “O petróleo russo já não será aceite nos EUA. Os norte-americanos apoiam a… Read more »

Capt Jack Aubrey

A Ucrânia está conseguido colocar a Aceitabilidade da Operação (Guerra) do Putin em cheque! Perfeito!

Art

Quem não tem míssil antinavio usa o que pode. O míssil antinavio neptune não ficou pronto entrega prevista em ABR 22.

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2022/01/27/ukraines-anti-ship-missiles-might-arrive-too-late-for-a-war-with-russia/?sh=5a1e563639c7

Caio

Indústria bélica fomentando as maiores economias mundiais após uma grande crise econômica provocada pela pandemia.