Porta-aviões HMS Prince of Wales parte para a Operação ‘Cold Response’
O segundo porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” da Marinha Real Britânica (RN), o HMS Prince of Wales, partiu para o Ártico para iniciar seu primeiro desdobramento operacional como navio de comando da Força Marítima de Alta Prontidão da OTAN.
O porta-aviões partiu de Portsmouth em 7 de março com destino ao norte da Noruega, onde operará como plataforma de comando da OTAN para o Exercício ‘Cold Response’. A iteração deste ano do exercício bienal da OTAN liderado pela Noruega, que começa em 14 de março e continuará até o início de abril, contará com 35.000 soldados de 28 países operando em um cenário para defender a Noruega e o flanco norte da Europa de um adversário moderno. Será o maior exercício a ser realizado na Noruega em 30 anos.
A RN disse que o desdobramento na região será a primeira vez que um dos porta-aviões classe “Queen Elizabeth” vai operar no exercício.
O HMS Prince of Wales assumiu o papel de navio de comando para o componente marítimo da Força de Alta Prontidão da OTAN da Marinha Francesa em 1º de janeiro, com uma cerimônia formal de transferência de comando sendo realizada a bordo do porta-aviões na Base Naval de Portsmouth em 11 de janeiro. Nesta função, o porta-aviões deve ser mantido em alta prontidão em apoio aos exercícios e operações da OTAN ao longo de 2022.
As bases para a nova função incluíram um programa de treinamento e preparação de um ano que foi concluído em setembro de 2021. A BAE Systems também realizou trabalhos de atualização no navio que incluiu a atualização dos sistemas de informação para permitir um aumento nas comunicações e interoperabilidade com as forças da OTAN.
FONTE: Janes
Essas ilhas gigantescas parecem fora de proporção, que coisas medonhas, ingleses se perderam completamente, nem no John Ford essas ilhas gigantes ficariam bem.
Estética não é importante num navio militar e sim a função.
Gerald Ford, talvez…
Se bem que um PA John Ford com o nome de um dos grandes realizadores de Hollywood que filmou grande Westerns e esteve presente no local e documentou tanto o ataque a Pearl Harbour como o desembarque me Omaha Beach não seria de todo descabido…
Carlos, em se tratando de um navio de guerra, a estética não tem valor. Se as ilhas são duas e de tamanho, digamos, avantajadas, certamente têm seus motivos. Provavelmente o tamanho está relacionado às grandes chaminés de exaustão dos gases, tomadas de ar, e o fato de serem duas ilhas , pela diferença de usos dedicados, uma para controle aéreo e outra para o comando do navio. Certamente muitos estudos foram feitos para que se chegasse a tal desenho e dimensões, particularmente acho esses PAs muito bonitos, mas gosto não se discute, abs
exatamente ! Não importa se for belo ou tosco, oque importa é ser funcional…
Acho que na história da guerra oque não falta são exemplos de navios, aeronaves ou veículos que não eram tão belos mas fizeram o dever de casa e serviram ao propósito.
Eu acho o Fincantieri-Daewoo CVX muito bonito…
Matéria sobre o QE e o POW que não tenha um comentário como esse nem é matéria sobre o QE e o POW.
Sugiro que os editores coloquem em cada uma dessas postagens uma explicação sobre a existência de 2 ilhas, porque isso permite separação entre os sistemas de exaustão dos motores, idealiza a posição da iljha de controle aéreo mais á ré e da ponte de navegação mais a vante, possibilita a existência de um elevador entre as ilhas, etc, etc, etc…
Se uma for avariada, a outra assume o controle, isso se chama redundância. Outra coisa, dividindo as chaminés do escape das turbinas a gás, uma em cada ilha, diminui o infra vermelho da belonave.
Quando esses navios irão virar resto, para o Brasil poder compra-los?
Daqui 40 anos +-
A Marinha Real Britânica tem meios suficientes para se defender (Já provou isso) não importando o tamanho da embarcação e sim a eficiência da mesma.
Deus Salve a Rainha!
A rainha que queime no inferno junto com o filho pedófilo!
Rs.
Pelo andar da carruagem, o Galante se virá obrigado, em um futuro não tão distante, a implementar um modo de autenticação com pré-cadastro e avaliação psicológica.
Vi os 2 em Portsmouth em Fevereiro de 2020 (pouco antes de começar a loucura do COVID). Navios lindíssimos. Nesse porto é possível dar um passeio de barco que passa bem perto destes navios.