Guerra na Ucrânia: Rússia usa porto capturado de Berdyansk para reabastecer Frente Sul
A mídia estatal russa relata que a Marinha Russa está usando o porto capturado de Berdyansk – localizado na costa do Mar de Azov, na Ucrânia – para canalizar mais armas, blindados e munições para as linhas de frente da invasão da Ucrânia.
Berdyansk fica a apenas 50 milhas rodoviárias a oeste da cidade de Mariupol, que foi cercada e sitiada pelo 8º Exército de Armas Combinadas e pela Frota Russa do Mar Negro. Desde o início, a operação caracterizou-se pelo bombardeio de artilharia pesada, que exige amplo apoio logístico para sua sustentação.
Com capacidade de transporte interno relativamente limitada, as unidades de manobra russas precisam ficar a cerca de 90 milhas de um estoque de suprimentos ou correm o risco de ficar sem munição, de acordo com o analista do Exército dos EUA, tenente-coronel Alex Vershinin. A captura antecipada de Berdyansk ajudou a força invasora a cumprir esse requisito de distância para operações entre a Crimeia e Mariupol.
De acordo com a agência estatal russa Zvezda, 10 navios são designados para reabastecimento de portos controlados pela Rússia próximos a Berdyansk. “O flanco sul da operação especial [invasão] pode receber tudo o que for necessário a qualquer momento, incluindo equipamentos e munições”, sugeriu Zvezda.
A estatal RT divulgou imagens de vídeo sem data da entrega de um moderno veículo blindado BTR-82A no cais de Berdyansk. O indicativo visual do navio de desembarque de tanques foi pintado para obscurecer sua identidade, consistente com uma prática recente observada na base da Marinha Russa em Sebastopol.
Como os navios de assalto anfíbio da Marinha Russa desempenharam um papel relativamente limitado no conflito até o momento, esse papel de logística pode ser uma tarefa alternativa útil.
Entregas como o BTR-82A podem ser extremamente necessárias: as forças russas perderam mais de 80 veículos da série BTR-80/82 devido à destruição, abandono ou captura, juntamente com pelo menos 1.600 outros veículos e aeronaves, de acordo com registros de inteligência de código aberto (OSINT). A contagem é baseada em um banco de dados fotográfico cruzado e destina-se a fornecer uma estimativa mínima antecipada do número de perdas.
Video of the Black Sea Fleet’s Orsk Project 1171 large landing ship offloading BTR-82A vehicles in Berdyansk. https://t.co/G2RaJM1DaL pic.twitter.com/S21wCfcIbO
— Rob Lee (@RALee85) March 21, 2022
FONTE: The Maritime Executive
LEIA TAMBÉM:
SouthFront: Forças Russas têm mais ganhos no 25º dia da Operação na Ucrânia