Novos vídeos mostram navios da Marinha Russa disparando 8 mísseis de cruzeiro do Mar Negro
A Marinha Russa disparou oito mísseis de cruzeiro navais de longo alcance de um navio de guerra perto do porto de Sevastopol, no Mar Negro, de acordo com vários vídeos do lançamento em várias postagens nas mídias sociais.
Várias postagens no Instagram e no Telegram mostram um vídeo com oito mísseis sendo lançados de um navio operando na costa da Crimeia que possuem as mesmas características de um míssil de cruzeiro guiado naval Kalibr NK (SS-N-30), que é lançado verticalmente e gira rapidamente 90 graus para viajar paralelamente ao solo.
O Departamento de Defesa não conseguiu confirmar os relatos dos disparos de mísseis, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, na terça-feira. No entanto, o DoD viu o aumento da atividade naval no Mar Negro. O USNI News não pôde verificar o lançamento de forma independente.
O vídeo coincidiu com observadores de navios que rastrearam uma fragata moderna operando no Mar Negro entre a Crimeia e a costa de Odesa. O colaborador do USNI News H I Sutton rastreou uma fragata da classe “Admiral Grigorovich” operando entre a Crimeia e Odesa. Não está claro se os oito mísseis de cruzeiro Kalibr foram disparados em direção a Mariupol, mas dado o alcance das armas, eles poderiam atingir qualquer alvo dentro de 1.600 quilômetros do local de lançamento.
Pelo menos dois vídeos dos navios russos disparando as munições Kalibr foram postados no Twitter na tarde de segunda-feira.
Há também indicações de que navios no Mar de Azov contribuíram para o bombardeio russo da cidade portuária ucraniana de Mariupol, disse Kirby, acrescentando que não conseguiu dizer quais munições específicas foram usadas. Moscou continuou a bombardear Mariupol, que permanece sob controle ucraniano. O Pentágono disse na segunda-feira que a Rússia pretendia capturar a cidade portuária para criar uma ponte terrestre para a Crimeia, que está sob controle russo desde 2014.
No geral, a Marinha Russa operou amplamente em um papel de apoio durante a invasão de 27 dias e não desempenhou um papel direto no conflito, além de um ataque anfíbio inicial fora de Mariupol.
Um alto funcionário da defesa observou que a Marinha Russa tinha 21 navios no Mar Negro na terça-feira. Dos navios, 12 são combatentes de superfície e nove são navios de desembarque anfíbio.
Embora a Marinha Russa tenha navios de desembarque em sua frota, um ataque anfíbio a Odesa não é iminente, disse o alto funcionário da defesa.
O aumento da atividade naval ocorre enquanto as avaliações do Pentágono continuam a destacar a frustração russa com a falta de progresso.
“É dia 27 e eles não tomaram Kiev”, disse Kirby. “Eles não tomaram Kharkiv. Eles não tomaram Chernihiv. Eles não conseguiram isolar a área de Donbass. Os ucranianos estão reagindo de forma muito criativa, muito corajosa. E isso também não é por acaso.”
FONTE: USNI News