Marinha do Brasil recebe último jato AF-1 Skyhawk modernizado
O jornalista Victor Barreira (@Defence360 no Twitter) noticiou no Janes que a Marinha do Brasil vai receber seu sétimo e último jato de combate Skyhawk modernizado.
A aceitação do jato AF-1B, matrícula N-1004, foi iniciada em 7 de março e deve levar de três a quatro semanas, informou a Marinha em 21 de março.
Cinco aeronaves AF-1 monoposto e duas AF-1A biposto do Esquadrão Falcão baseado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia foram modernizadas para o padrão AF-1B e AF-1C, respectivamente, desde 2015. Um AF -1B caiu em julho de 2016.
A Embraer recebeu um contrato de US$ 106 milhões em abril de 2009 para modernizar nove aeronaves AF-1 e três AF-1A (antigos caças A-4KU e TA-4KU do Kuwait); no entanto, o programa foi posteriormente reduzido.
O programa de modernização do Skyhawk do Brasil (AF-1M) incluiu a revisão da estrutura e do motor, bem como a instalação de um glass cockpit AEL Sistemas, um radar ELTA Systems ELM-2032, sistema de geração de oxigênio a bordo, rádios Rohde & Schwarz, equipamentos de navegação, receptor de alerta de radar da Elbit Systems e computador de missão.