Turquia confirma que objeto encontrado no Bósforo era uma mina
Segundo Akar, não há problemas com o movimento de navios pelo Bósforo após o incidente
ANCARA, 26 de março. /TASS/. O ministro da Defesa Nacional da Turquia, Hulusi Akar, confirmou no sábado que o objeto encontrado no Bósforo era uma mina de projeto antigo.
De acordo com sua declaração, a mina foi desativada por uma equipe de defesa subaquática. “As negociações com as autoridades da Rússia e da Ucrânia sobre esta questão estão em andamento”, disse ele em entrevista ao canal de TV TRT.
De acordo com Akar, não há problemas com o movimento de navios pelo Bósforo após o incidente.
A Guarda Costeira turca disse à TASS anteriormente que o movimento de navios no Bósforo foi suspenso no sábado devido a relatos da descoberta de um objeto semelhante a uma mina.
No início do sábado, a agência Dogan informou que um objeto semelhante a uma mina foi descoberto por pescadores. Mais tarde, o Ministério da Defesa turco emitiu uma declaração sobre neutralizá-lo.
Buscas continuam por mais minas
Aviões, helicópteros, navios de patrulha da Marinha Turca, Guarda Costeira e Segurança Costeira do Bósforo estão à procura de mais minas flutuantes perto do ancoradouro norte.
FONTE: TASS
Curioso.
.
Alguém saberia informar, por gentileza, quanto tempo 1 mina dessa poderia permanecer flutuando e ativa, ou seja, pronta para detonar-se?
Essa mina da Ucrânia que desprendeu foi fabricada na Segunda Guerra. Minas daquela época volta e meia ainda são encontradas e podem explodir:
https://www.bbc.com/news/uk-scotland-glasgow-west-55156434
Obrigado!
Mas está confirmado que é da Ucrânia?
Os indícios levam a crer que a mina seja ucraniana. Uma fonte disse que os ucranianos fizeram campos minados com 420 minas iguais a essa.