Comandante da Marinha visita a Nuclep e a ICN
No dia 23 de março, a NUCLEP teve a honra de receber a visita do Excelentíssimo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, sua comitiva, e diversos membros do Almirantado, dentre esses, os Diretores-gerais de Material, AE Cunha; de Pessoal, AE Mello; e de Navegação, AE Borges.
A empresa celebrou ainda as presenças do Diretor-Geral Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, AE Petronio; de seus ex diretores do Industrial, VA (EN) liberal (DIM) e CA (EN) Ximenes (DEN) e do Coordenador –Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), VA (RM1-EN), Neves; e outras autoridades da Marinha.
As autoridades, recebidas pelo presidente da NUCLEP, CA (RM1) Seixas, seus diretores Administrativo, CA (RM1) Oscar; Industrial, CMG (EN) Magalhães e Comercial, Nicola Mirto; e pelo Engenheiro Cezar França, único no Brasil certificado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) como Nível III para equipamentos nucleares, visitaram o piso fabril da empresa e conferiram as obras para a Amazul, do Bloco 40 do LABGENE, protótipo em terra e escala real do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do País, sendo construído no Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo. No local, foi apresentado ao grupo ainda, os preparativos para o início das obras da Seção de Qualificação do SN-BR.
Na sequência, as autoridades assistiram ao vídeo institucional da empresa e o Comandante, AE Garnier, deu breve depoimento sobre a relevância da visita.
“Tenho muita satisfação de estar aqui hoje. Os métodos de construção mudaram muito, e hoje pude ver tanto equipamentos antigos como equipamentos moderníssimos com alta tecnologia e de alto valor capazes de conferir à empresa essa certificação. Para nós da Marinha, a NUCLEP é conhecida pela sua capacidade, é uma empresa estratégica não só por sua atuação nos setores Nuclear e de Defesa, mas pelo portfólio de projetos que já desenvolveu e sua capacidade para produzir outros que vão auxiliar no desenvolvimento da nossa nação”, finalizou o Comandante.
Prestigiaram a visita do AE Garnier, os Gerentes Gerais da NUCLEP, em especial, o de Planejamento e Finanças, CMG (RM1) Genildo Araujo; de Recursos Humanos, CMG (RM1) Álvaro Costa; de Compras e Serviços, CMG (RM1), Fernando Jesus; e o de SMS, CMG (Mrd-RM1) Camelier.
Visita à Itaguaí Construções Navais (ICN)
Também no dia 23, a ICN recebeu a visita do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e sua comitiva, além de diversos membros do Almirantado. Inicialmente, os participantes se reuniram para tratar de detalhes do PROSUB e logo em seguida, os membros da Marinha puderam conhecer de perto cada detalhe das nossas instalações (UFEM e ESC), e de todo o Complexo Naval de Itaguaí.
O Comandante da Marinha, informou em sua página no Facebook, que até o final do primeiro semestre de 2022, o submarino Riachuelo (S40), primeiro da classe, será entregue ao setor operativo da Marinha.
Nos próximos anos, serão incorporados o Humaitá (S41) o Tonelero (S42) e o Angostura (S43) Ainda em 2022, terá início a construção do Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear.
DIVULGAÇÃO: Nuclep – Nuclebrás Equipamentos Pesados / ICN – Itaguaí Construções Navais