O retorno do PAEMB – Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil

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LHD Juan Carlos I (L61)

Devido à mudança da conjuntura mundial, o Governo brasileiro acordou para a necessidade de acelerar o reequipamento das Forças Armadas do Brasil.

Sendo assim, o Ministério da Defesa determinou o restabelecimento do  Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil – PAEMB (antigo PEAMB).

O novo PAEMB, denominado PAEMB 2040, tem como objetivo a obtenção de meios navais e aeronavais para o período de 2025/2040.

No PAEMB 2040, a Marinha do Brasil implantará finalmente na Região Norte/Nordeste a Segunda Esquadra, na década de 2030.

Navios de propósitos múltiplos (NPM) e Aviação Naval

Dois navios de assalto anfíbio de múltiplos propósitos estão previstos no novo PAEMB, com a construção da primeira unidade iniciando em 2025, e sua incorporação em 2030.

Uma segunda unidade poderá ser construída a partir de 2031.

Os navios serão da classe espanhola Juan Carlos I.

Para o grupo aéreo dos navios a MB planeja adquirir 24 caças F-35B Lightning II e já iniciou negociações com a Lockheed Martin.

Escoltas

Concepção da fragata Tamandaré

A MB decidiu reduzir para 20 navios-escolta dos 30 previstos no antigo PAEMB. O número de fragatas Tamandaré será ampliado para 10 unidades.

Os demais navios-escolta deverão ser do tipo Meko A300, com entrada em serviço na década de 2030.

Navios-Patrulha Oceânicos

OPV classe River Batch 2

A MB mantém os 12 Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) de 1.800 toneladas previstos no PAEMB, usando o mesmo casco da classe “Amazonas” mas com novo sistema de armas (ver desenho abaixo).

A primeira unidade deve ser incorporada em 2025. As demais a cada dois anos.

Submarinos

A MB decidiu contruir 8 submarinos de propulsão diesel-elétrica (S-BR). Para isso, um segundo lote de 4 submarinos S-BR deverá ser encomendado em breve.

Os 6 submarinos de propulsão nuclear (SN-BR) previstos no antigo PAEMB serão mantidos no PAEMB 2040, o primeiro SN-BR já contratado deverá ser incorporado antes do previsto, em 2030, pois a construção será acelerada com o aporte de novos recursos.

Navios de Apoio Logístico

O PAEMB 2040 prevê 5 Navios de Apoio Logisticos (NApLog), o primeiro deve ser contratado até 2025, sendo incorporado em 2029. Mais duas unidades devem ser contratadas até 2031.

Estes meios serão da classe italiana LSS Vulcano, e terão capacidade de fornecer no mar combustiveis, inclusive de aviação, lubrificantes, munições, água e generos alimentícios.

Logistic Support Ship (LSS) da Fincantieri
Logistic Support Ship (LSS) da Fincantieri
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