O retorno do PAEMB – Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil
Devido à mudança da conjuntura mundial, o Governo brasileiro acordou para a necessidade de acelerar o reequipamento das Forças Armadas do Brasil.
Sendo assim, o Ministério da Defesa determinou o restabelecimento do Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil – PAEMB (antigo PEAMB).
O novo PAEMB, denominado PAEMB 2040, tem como objetivo a obtenção de meios navais e aeronavais para o período de 2025/2040.
No PAEMB 2040, a Marinha do Brasil implantará finalmente na Região Norte/Nordeste a Segunda Esquadra, na década de 2030.
Navios de propósitos múltiplos (NPM) e Aviação Naval
Dois navios de assalto anfíbio de múltiplos propósitos estão previstos no novo PAEMB, com a construção da primeira unidade iniciando em 2025, e sua incorporação em 2030.
Uma segunda unidade poderá ser construída a partir de 2031.
Os navios serão da classe espanhola Juan Carlos I.
Para o grupo aéreo dos navios a MB planeja adquirir 24 caças F-35B Lightning II e já iniciou negociações com a Lockheed Martin.
Escoltas
A MB decidiu reduzir para 20 navios-escolta dos 30 previstos no antigo PAEMB. O número de fragatas Tamandaré será ampliado para 10 unidades.
Os demais navios-escolta deverão ser do tipo Meko A300, com entrada em serviço na década de 2030.
Navios-Patrulha Oceânicos
A MB mantém os 12 Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) de 1.800 toneladas previstos no PAEMB, usando o mesmo casco da classe “Amazonas” mas com novo sistema de armas (ver desenho abaixo).
A primeira unidade deve ser incorporada em 2025. As demais a cada dois anos.
Submarinos
A MB decidiu contruir 8 submarinos de propulsão diesel-elétrica (S-BR). Para isso, um segundo lote de 4 submarinos S-BR deverá ser encomendado em breve.
Os 6 submarinos de propulsão nuclear (SN-BR) previstos no antigo PAEMB serão mantidos no PAEMB 2040, o primeiro SN-BR já contratado deverá ser incorporado antes do previsto, em 2030, pois a construção será acelerada com o aporte de novos recursos.
Navios de Apoio Logístico
O PAEMB 2040 prevê 5 Navios de Apoio Logisticos (NApLog), o primeiro deve ser contratado até 2025, sendo incorporado em 2029. Mais duas unidades devem ser contratadas até 2031.
Estes meios serão da classe italiana LSS Vulcano, e terão capacidade de fornecer no mar combustiveis, inclusive de aviação, lubrificantes, munições, água e generos alimentícios.
Belo 1. de abril….kkkk
Só pode… Juntando isso com o Osório II é surreal demais!!!
Em impressão minha ou tem um cara en-co-xando o Brasil, no primeiro Mapa. rsrsrsrs
To vendo… ele tem um rabinho de pom-pom de poodle? 🤣
eitaaaa eee reparei agora rsrsrsrsrs tamo ferrado mesmo !!!!!
Ele tá de costas para a costa brasileira. Com os bravos para trás e seu penis está inflando.
E ele tá com uma raquete de pingue-pongue enfiada.
Esse “cara” que você diz na verdade é o que a marinha chama de Amazonia azul, nunca ouviu falar? São as águas jurisdicionais brasileiras, só botar no Google “Amazonia azul”
Não é isso.
Ele tá amarrado com os braços para trás, sendo Enc0xAd0 pelo Brasil e a camisinha dele, parece que está com ar ou outra coisa…
Eu até estava acreditando até que li “F-35B”.
Eu parei depois da Meko a300.
Exato.
Kkkkkkkkkkkkkk
Quando li a matéria do Osório, só me toquei do dia 1 de abril lendo os comentários. Mesmo assim pensei “vai que é verdade e a galera tá viajando falando do 1 de abril”.
Entro no Aéreo e vejo uma notícia de aquisição de um avião novo baseado num avião antigo.
Entro no Naval e vejo essa matéria. Primeiro ponto: Aquisição de navio pra operar aviões, já citando o navio escolhido. Segundo ponto: Aquisição de F35-B.
Conclusão= 1 de abril mesmo kkkkkkkkkkkkk
Se eu tivesse acessado o naval primeiro, já teria ficado puto com o primeiro ponto da matéria.
E complementando: como dizem por aí, toda mentira tem um fundo de verdade. Considerando o detalhamento das matérias, acho que o pessoal da trilogia quis dar “uma dica” aí com as “mentiras”. “Fica a dica aí, eventuais membros das FAs que lerem as matérias”.
A notícia do Osório, particularmente, li pensando: “que loucura isso, zero chances de dar certo”. Mas depois de ler, acho que eu ficaria feliz se fosse mesmo verdade. Quem sabe desse certo.
Das três matérias do 1’ de Abril eu tô querendo acreditar que uma delas possa ser verdadeira.
Um coisa eu já tenho certeza.
O PN não é verdadeira.
Pode ser que o PA ou o Forte sejam.
Esse Alexandre Galante viu. Ficando mais velho e sem graça.
kkkk
Care ate agora eu ainda estava em duvida sobre a noticia do Osório, kkkkkkkk eles andaram testando o MSS esses dias vai que né kkkkkkkkkk so agora acredito no primeiro de abril kkkkkkkk
Independente do 1º de Abril, gostaria de tirar uma dúvida:
Vejo sempre que os grupos de batalha são formados por 6 escoltas, a minha dúvida é: por que ? Não poderia ser 5 escoltas, por exemplo ? Quais os motivos ?
Em um grupo de batalha não há um número fixo de escoltas.
Existe vários fatores para isso como número de escoltas disponíveis, qual tipo de missão a ser cumprida, local, distância, cobertura aérea disponível ou não, qual tipo exato de escolta faz parte da missão, marinhas de países aliados por perto, tempo estimado da missão entre vários outros fatores…
Resumindo, depende muito.
Bozzo, complementando o “76”se você está referindo-se ao “CSGs” da US Navy o número de “escoltas” varia muito mas em média é de 4 unidades, sendo 1 Ticonderoga e 3 Burkes. . Em algumas ocasiões se vê até 6 “escoltas” principalmente quando se quer que alguns deles se desprendam do NAe e efetuem missões independentes cobrindo uma maior área visitando portos amigos e coisas assim. . Talvez alguma fonte tenha descrito como “ideal” e mesmo o site da US Navy mostrou tempos atrás 6 “escoltas” para cobrir todos os lados mais eficientemente, aumentar significativamente o número de armas defensivas ou… Read more »
Dalton, escoltas são demais sim, há que pensar nas consequencias logísticas de adicionar mais navios a um grupo de batalha.
Mestres Dalton e CVN76,
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Esse número de escoltas não é fixo, veja retorno a San Diego agora em fevereiro de 2022 do Carrier Strike Group 1, cujo capitânia é o USS Carl Vinson, eles retornam ( de uma missão ) ao porto com 5 escoltas, sendo 1 cruzador classe Ticonderoga e 4 destroyers Arleigh Burke. Por definição, o CSG1 é composto por 1 PA e mais 1 cruzador e mais 2 destroyers. A quantidade de escoltas depende da missão, e é por causa de “análise operacional”, na verdade não é a quantidade de navios mas a quantidade de equipamentos ( de bordo ) fazendo… Read more »
1° de Abril? Kkk
Ouvi rumores que haverá a 3ª frota… data limite para isto será 31/02/2024…
A terceira frota será somente para “águas interiores” e terá como propósito conter uma eventual invasão paraguaio-boliviana.
É bom sonhar, até mesmo quando posto no papel, mas essa de mais 4 submarino convencional em vez de aumentar os de propulsão nuclear é um retrocesso grande. Brasil errando até nos sonhos.
O importante é sempre ter os pés no chão, mesmo nos sonhos.
Galante.
Vc está ficando velho e sem graça.
“Pópara”
Fomentador da discórida kkkkkk
Abs.
1º de Abril
Vou ler novamente. Depois vou no buteco tomar uma talagada de uma mineira de prima. Comer um torresmo e matutar se é isso mesmo. Será que o pessoal está caindo na real ?
Os ares lusitanos de Braga estão fazendo muito bem ao Galante!
Braga é linda.
Belo dia de Loki…
Mas se tratando da MB e seus planejamentos mirabolantes, o plano acima, em qualquer outra data, passaria por verdadeiro.
Me ilude mais que a morena.
É o fórum adorou curtir com nossa cara.
Belo 1° de Abril kkkkkkk.
Subnuc em 2030 com os problemas que enfrentamos no desenvolvimento do reator nacional kkkkkk.
Agora tenho certeza que é zoeira !
Faltaram os novos varredores/caça-minas nesse “PAEMB”… rsrs
Mas dois JC-I com 24 F-35B pegou pesadíssimo!
E 5(!) LSS Vulcano? Se a notícia fosse o projeto (!) de contratar apenas 1 e não falasse mais nada de PAEMB talvez desse pra acreditar kkk. Galante pegou pesado demais
Prezado GFC _RJ, Boa Tarde. Subentendamos dentro deste PAEMB _2040 a mensagem pelo visto da Marinha do Brasil da total reativacao do Arsenal de Marinha do RJ e suas oficinas . Carreiras ocupadas com a construcao de Navios de Apoio Logisticos, Navios _ Patrulha de grande tonelagem , Fragatas cujo projeto e construcao seja de alianca militar . E o que e melhor o afluxo dos diversos profissionais da construcao naval para esse Arsenal. E sem duvida o resgate da construcao naval militar e uma nova dinamica para o AMRJ no bojo do PAEM _ 2040 . Saudacoes. Dimas S.… Read more »
O do poder aéreo eu quase cai. A FAB adora uma aeronave de transporte e um investimento modesto.
Agora esse aqui é muita apelação. Kkkkk
Agora só falta o “Aéreo” dizer que o Astros tá pronto e que á tem comprador pra fechar a trinca de Ouro de 1º de Abril.
Todo esse armamento e novos navios serão encomendado nas industrias bélicas de Narnia.
Esse 1 de abril ai já é um sonho…..
já os outros dois da FAB e EB pesadelo kkkkkkkkk
Galante para Ministro da Defesa!
kkkkkkkkk
Essa ai pegaram forte heim…. juro!! Se tiver alguém debatendo isso… eu xingo!
Com certeza isso é uma brincadeira de mal gosto. Isso não deveria acontecer num canal que visa informar pessoas com interesse no assunto “defesa”.
Buuuuuu pra você.
Como dizem: “You must be fun at parties”
Tinha que ter um moralista pé no saco
Meu, é Primeiro de Abril não Delírio de Abril.
Muito bom! Só percebi a zoeira quando li que a MB já tinha iniciado discussões com a LM para aquisição de F-35Bs…
Mesma coisa. Tava ficando animado. Aí quando eu sobre o F35, fiquei pensando que não poderia ser. Kkkkkk
Se desse devaneio saíssem os OPV, mais 2 Tamandarés e um Wave descomissionado da Royal Navy, já estaria de bom tamanho.
Rapazzzzz…quase caí..até deu um siricutico aqui!!! Heheheh
1 de Abril, dia d mentira
Sonho meu!
Sonho meu!!
O do Osório foi mais convincente…
Felas de p*!÷@,eu tava quase acreditando,rs.
“o Governo brasileiro acordou para a necessidade de acelerar o reequipamento das Forças Armadas do Brasil”…….qdo???
Haha, só essa frase já entrega
Notícia de verdade:
https://www.navalnews.com/naval-news/2022/04/leak-reveals-first-details-of-australias-new-aukus-submarine/
Também é uma brincadeira de 01. de abril 🤣🤣🤣
Mestre CVN76, é sério ?!?! Sinceramente achei que a notícia seria verdadeira….kkkkkkkk
É pegadinha também rs
Sonhar nao custa nada…
Kkkkkkk, putz, sonhar não custa nada, mas tirando os sub nucleares o resto até faz sentido
Há mais de 5 anos se fala no NaPa500Br e até agora não saiu do papel, e aparece esse plano colossal? Só pode ser piada de 1o. de Abril.
Primeiro de Abril com requintes de crueldade. Nós ficariamos satisfeitos com um quinto disso. Mas o editor deu uma fora , de plano detectada, quando se referiu aos subnuc. Aí não dá para aguentar. A frota de Banânia permanecerá a mesma, esperando pelas míseras corvetas . ” Segunda esquadra ? “. Como segunda,se nem sequer temos a primeira ! É melhor correrem logo atrás de rebotalhos usados, pois já já nem isso teremos mais. Que chegue logo o dia 02.
O NaPa500Br já existe e navega Eduardo Câmara ! Só que ele tem tecnologia stealth revolucionária ,por isso ninguém os vê…
Bom dia meus caros. 1º de Abril certo? kkk gente, meu coração acelerou…que sonho, mas quando vi a data de início da construção 2025, já acordei…
Espero q esse plano seja triplicado com o nosso crescimento. Precisamos de submarinos monstros lançadores de balísticos e de cruzeiro e diesel elétricos com baterias de nióbio e grafeno revolucionárias. O dobro de fragatas/destroyers pesadas e 2 Porta aviões e 3 PHMs. Temos muito litoral e estaleiros com potencial para construírem em simultâneo. Precisamos desenvolver defesas de ponto brutas rotatórias, defesa a laser e railguns com recarga rápida, direcionando pesquisas com grafeno para esse fim. Precisamos vislumbrar 7 esquadras. 4 na nossa costa, 1 no Caribe, 1 com uma base em Cabo Verde transitando entre a costa africana e Fernando… Read more »
Tá.
O pior é que eu caí direitinho!
Que sacanagem!
AHAHAHAHAHAHAHA
E nem precisava de tudo isso:
8 Tamandarés e 6 A300 já fariam da MB uma marinha bastante imponente…
1º de Abril pessoal.
risos risos, risos,
O CVN-70 Carl Vinson Vira para ser o Nau Capitania da MB!
Boa Tarde. Mesmo com toda essa Pandemia e guerra, nunca vi um Presidente investir tanto nas Forças Armadas e em auxilio ao povo brasileiro. Tivemos um atraso de investimentos de mais de 10 anos no poder de comunistas q não investiram e nunca deram valor para os militares e não acredito que isso volte acontecer, pois foi trágico estrategicamente para uma nação de Paz q agora com o Presidente Bolsonaro e seus comandados q tem o dever de ver esse pais crescer e esta fazendo o seu dever de casa. Parabéns a tds Comandantes e ao nosso Presidente. Salve a… Read more »
Taí, gostei de ver: o Peixe entrou no clima e decidiu ampliar a brincadeira de 1º de Abril! Valeu, bom humor nunca é demais… KKKKK
Se não fosse primeiro de abriu eu acreditava !
1 de abril?
Primeiro de Abril pessoal kkkkk
1° de abril anabolizado, que tal incluir lançadores Astros com mísseis antinavios Mansup MK2 com 300 Km de alcance e velocidade hipersônica.
Exageraram na dose
Primeiro de abril passou e você não viu. Enganei o bobo na casca do ovo. Kkkkkk….
Mais uma do dia 1º de abril. kkkkkkk
Feliz dia da mentira kkkkkkkkk
Isso não é primeiro de abril!
É um enooorme “what if” misturado com “wishful thinking”
Aposto que muitos suspiraram…