A Navantia entregou no dia 31 de março à Marinha Real Saudita a primeira das cinco corvetas construídas nos seus estaleiros na Baía de Cádiz, numa cerimônia realizada nas instalações da Base Naval de La Carraca, em San Fernando.

A cerimônia de entrega do casco 546, denominado Al-Jubail, contou com a presença do comandante da Marinha Saudita, vice-almirante Fahad Bin Abdullah Al-Ghofaily; o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada (AJEMA), Antonio Martorell Lacave; a Secretária de Estado do Comércio, Xiana Méndez; o Secretário Geral da Indústria e PMEs, Raül Blanco e o CEO da SAMI, Walid Abukhaled; além do presidente da Navantia, Ricardo Domínguez; o delegado do Governo na Andaluzia, Pedro Fernández Peñalver e o subdelegado do Governo em Cádis, José Antonio Pacheco.

A corveta Al-Jubail foi entregue à Marinha Saudita três anos depois de cortar sua primeira chapa (janeiro de 2019) e depois de ter passado com sucesso nos testes de mar realizados nas águas da Baía de Cádiz nos últimos meses. Neles, foi verificado o bom funcionamento tanto da plataforma quanto dos diferentes sistemas, com o objetivo de demonstrar o cumprimento dos requisitos especificados no contrato do navio.

O ato foi realizado de acordo com o protocolo militar. A Comissão de Inspeção Conjunta (formada por membros da Marinha Real Saudita e Navantia) embarcou na corveta para realizar a revista obrigatória. No final, a bandeira do navio foi hasteada, após o que a Marinha Saudita transferiu o comando da corveta para o comandante da Al-Jubail. O presidente da Navantia deu ao vice-almirante Al-Ghofaily o sino do navio como um presente institucional.

Na cerimônia, o Secretário de Estado do Comércio salientou que “o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo apoia a indústria naval espanhola através de diversos instrumentos como as ações de promoção levadas a cabo pela ICEX, agência espanhola de promoção comercial; e os instrumentos financeiros” que administra.

“Além disso, conforme anunciado pelo Presidente do Governo na segunda-feira, Espanha vai cumprir o seu objetivo de destinar 2% do PIB à defesa, contribuindo assim para a segurança europeia e atlântica, ao mesmo tempo que reforça a segurança do nosso país”, acrescentou Xiana Méndez.

O presidente da Navantia, Ricardo Domínguez, declarou seu orgulho pelo “grande trabalho realizado pelo estaleiro, a cooperação recebida de todos os empreiteiros e fornecedores e a colaboração dos funcionários dedicados ao programa tanto em San Fernando quanto na Arábia Saudita ”. Além disso, transferiu seu reconhecimento aos funcionários da Navantia e da indústria colaboradora por sua “tenacidade e esforço”, o que lhes permitiu cumprir a missão “com os prazos estabelecidos, apesar dos muitos desafios”.

“Não tenho dúvidas de que este navio vai ser uma referência internacional na sua classe e um claro exemplo de produto de ponta”, disse, para além de sublinhar o seu agradecimento ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo pela sua apoio do programa.

O vice-almirante Al-Ghofaily, por sua vez, enfatizou que este programa ambicioso destaca as relações estratégicas sólidas e duradouras entre os dois países e elogiou o compromisso da Navantia de entregar uma corveta de última geração no prazo. A fragata AL-JUBAIL, ele apontou, é o combatente de superfície tecnologicamente mais avançado a se juntar à Marinha Real Saudita.

Em seu discurso, o secretário-geral da Indústria e PMEs expressou a importância de fortalecer a indústria naval e de defesa espanhola em um ambiente global incerto e de trabalhar em alianças sólidas com países aliados, como mostra hoje a entrega da corveta.

O CEO da SAMI assegurou que “este é um momento de orgulho para a indústria de defesa saudita e para a SAMI, e demonstra nosso sucesso em colaborar com os principais fornecedores globais para servir as forças armadas da Arábia Saudita. Estamos confiantes de que o HMS AL-JUBAIL será uma adição importante à capacidade de defesa do Reino.”

“Em nome da SAMI, expresso nossos sinceros agradecimentos aos sábios líderes do Reino por nos guiar e apoiar constantemente. Também agradecemos especialmente às Forças Navais Reais da Arábia Saudita por sua confiança em nós. A SAMINavantia continua a apoiar nossos esforços para construir um setor de defesa sustentável no Reino, incluindo o desenvolvimento do primeiro sistema de combate naval saudita, HAZEM, facilitando a localização da defesa por meio da transferência de tecnologia e estimulando o talento nacional por meio de treinamento no trabalho.

FONTE: SeaWaves Magazine

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments