LIVRO: Handbrake! Caças-bombardeiros Super Étendard na Guerra das Falklands/Malvinas, 1982

89

Super Étendard argentino armado com míssil Exocet AM39

“Handbrake!”: a palavra código que era gritada a bordo dos navios da Marinha Real Britânica ao detectar uma emissão do radar Thomson-CSF/EMD Agave do Super Étendard argentino, que transportava os temidos mísseis AM39 Exocet.

A Argentina havia comprado essas aeronaves e suas armas da França em 1980, atribuindo-as à Segunda Escuadrilla Aeronaval de Caza y Ataque restabelecida. Como a maioria das unidades militares argentinas, o conflito de 1982 das Falklands/Malvinas surpreendeu o esquadrão, que estava em processo de incorporação de aeronaves e mísseis, chegando apenas algumas semanas antes da França.

Apressadamente, sob a liderança de seu comandante, o capitão de Fragata Jorge Luis Colombo, o esquadrão terminou seu treinamento e desenvolveu táticas de ataques antinavio, desdobrando-se no sul da Argentina.

O esforço compensou. Com apenas quatro aeronaves, cinco mísseis e dez pilotos, o esquadrão conseguiu afundar o destróier HMS Sheffield e o navio porta-contêineres Atlantic Conveyor e realizou uma missão de longo alcance e perigosa contra o Carrier Battle Group em 30 de maio de 1982.

Utilizando documentação desclassificada argentina e britânica, além de entrevistas com pilotos e técnicos (franceses e argentinos), este livro detalha, como nunca antes, a história desta unidade militar de elite desde 1980 até o presente, com foco no conflito de 1982 pelas Falklands/Malvinas, e as cinco missões voadas.

É a história de uma unidade militar que revolucionou a guerra naval moderna, abordando tanto o equipamento militar envolvido quanto as pessoas que estavam lá. Conhecido como Lora (por causa do emblema do esquadrão mostrando um papagaio fêmea armado com um porrete), a Escuadrilla aterrorizou os marinheiros britânicos no Atlântico Sul e ainda está em serviço na Aviação Naval da Armada Argentina.

Pré-venda do livro na Amazon, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments