CSIS: Encomendas de construção naval estrangeiras subsidiam a frota da Marinha Chinesa
Em um novo relatório divulgado na semana passada, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), sem fins lucrativos, com sede em Washington, destacou a conexão de longa data entre os pedidos de construção naval comercial e a construção da marinha de águas azuis da China.
A maioria dos construtores de navios de ponta – como Chantiers de l’Atlantique, General Dynamics NASSCO, Fincantieri, DSME e Mitsubishi Heavy Industries – produz uma mistura de navios de guerra e navios mercantes. Todas as nações marítimas valorizam a natureza de uso dual de sua base industrial de construção naval, e muitas (incluindo os Estados Unidos) incentivam pedidos comerciais para preservar a capacidade do estaleiro para as necessidades de guerra.
O estaleiro estatal chinês CSSC não é exceção à regra. No entanto, a escala de seus esforços é incomparável, principalmente em sua capacidade de atrair pedidos estrangeiros de construção naval.
A CSSC é o maior construtor de navios do mundo em tonelagem e receita, e é um dos principais produtores das maiores classes de “boxships”, graneleiros e navios-tanque. Nos últimos anos, começou a receber pedidos de navios mais sofisticados, incluindo navios de cruzeiro e transportadores de GNL de última geração. Ao mesmo tempo, e nos mesmos estaleiros, ela usa sua experiência de construção naval complexa para construir o futuro da Marinha Chinesa. A CSSC é o único construtor de porta-aviões da PLA Navy, o principal produtor de seus navios-anfíbios, fragatas e destróieres, e um importante fornecedor de seus submarinos.
Em seu relatório, o CSIS destacou o armador taiwanês Evergreen Marine por seus pedidos de construção naval ao CSSC. Taiwan está sob constante pressão da China para a “reunificação” com o continente, e Pequim não descartou o uso da força para colocar a ilha sob seu domínio. Qualquer invasão envolveria um ataque do mar, usando navios de guerra construídos nos mesmos estaleiros contratados pela Evergreen.
Os dados do think tank mostram que a Evergreen encomendou pelo menos 44 navios de estaleiros chineses desde 2018. No estaleiro CSSC Jiangnan, imagens de satélite obtidas pelo CSIS mostraram três “boxships” usando a pintura de Evergreen, todos ao lado do porta-aviões Type 003 da PLA Navy. “Deve levantar mais do que algumas sobrancelhas em Taipei que a principal empresa de transporte de Taiwan está despejando dinheiro nos cofres dos estaleiros que montam navios de guerra para a Marinha Chinesa”, sugeriu o CSIS.
Em um comunicado enviado à Reuters na sexta-feira, a Evergreen rejeitou a ideia de que seus pedidos estavam de alguma forma ligados ao trabalho de construção naval da CSSC. A empresa observou que seus pedidos foram feitos ao departamento de construção naval comercial da CSSC, não ao departamento naval militar; no entanto, todas as divisões do CSSC pertencem ao estado chinês.
“Acreditamos que as atividades de construção civil de navios comerciais não têm nada a ver com projetos navais nacionais”, disse a Evergreen Marine em comunicado.