Para relembrar: danos em classe ‘Alligator’ russo, em março, foram atestados por satélite
Será que teremos imagens de satélite para atestar os danos recebidos pelo cruzador Moskva? Isso vai depender de alguns fatores
Em 24 de março, foi noticiado um ataque de mísseis ucranianos a embarcações russas aportadas em Berdyansk, com a alegação, por fontes da Ucrânia que incluíam vídeos, de que houve um grande incêndio e danos pesados a um navio de desembarque classe “Alligator”.
Ao longo do dia, circularam versões contra e a favor dessa alegação, como é de se esperar na guerra das informações que caracterizam os conflitos entre países.
Já no dia 25, a confirmação das alegações ucranianas veio por imagens de satélite: o navio de desembarque russo foi identificado parcialmente submerso no cais e com grandes danos, ao lado de depósitos em chamas. Na mesma foto, um mercante também ardia.
Saltemos três semanas no tempo e espaço, de Berdyansk para Odessa e de “Alligator” para Moskva:
Nesta última quarta-feira, 13 de abril, autoridades da Ucrânia divulgaram relatos de que o cruzador russo Moskva foi atingido, ao largo de Odessa, no Mar Negro, por mísseis Neptun (Netuno) ucranianos. Começou então a esperada guerra de informações, especialmente nas mídias sociais, corroborando ou rechaçando o suposto ataque, ou mesmo qualquer incidente com o navio. Mas essa fase da guerra de versões durou poucas horas: o próprio Ministério da Defesa da Rússia divulgou (já nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, no fuso horário de Moscou) informe de que o Moskva havia sofrido um incêndio, com grandes danos, e que sua tripulação abandonou o navio, o que foi repercutido na mídia russa. A guerra de informações passou então da negação ou confirmação de danos ao cruzador para os motivos do mesmo.
Como isso poderá ser verificado da forma mais independente possível? Pela análise de imagens de satélite. O problema é que elas precisam existir.
Um forte incêndio num navio, com duração de várias horas, assim como os danos infligidos quando eventualmente apagado, podem ser captados com nível razoável de detalhe por satélites, como se percebe nas duas fotos que ilustram esta matéria, dos danos no classe “Alligator” em Berdyansk. A Ucrânia e o Mar Negro vêm sendo objeto de forte atenção e análise de imagens de satélites ao longo desta guerra (e mesmo antes), então é bem provável que haja oportunidade para captura de imagens do Moskva ontem, hoje e nos próximos dias. Mas é preciso que a cobertura de nuvens permita boas imagens, e as condições climáticas no Mar Negro são relatadas como ruins.
Nova nota do MD Russo: o Moskva flutua e deverá ser rebocado
Será que teremos imagens para analisar? Para haver fotos de satélite atualizadas, em primeiro lugar, o navio precisará estar flutuando. Segundo nova nota do Ministério da Defesa da Rússia (via agência TASS) o incêndio no Moskva foi “localizado”, não se vê mais um grande incêndio e as “explosões de munições a bordo cessaram”. As causas do incêndio ainda precisam ser estabelecidas, acrescentou o ministério, afirmando que o navio permanece à tona, que seus sistemas principais de mísseis não estão danificados”, e que “medidas estão sendo tomadas para rebocar o cruzador para um porto”.
Caso ainda não haja fotos do ocorrido e o navio não afunde nessa possível operação de reboque até um porto russo (provavelmente na Crimeia) haverá oportunidades suficientes para o tempo melhorar e termos imagens de satélite mostrando a extensão dos danos ao Moskva. Enquanto aguardamos, resta ver a imagem de satélite que vem sendo divulgada como a mais recente do cruzador russo, em 10 de abril, 3 dias antes dos fatos de ontem:
O pior foram as putinzetes questionando a noticia do “acidente” com o velho Moska e minutos depois a mídia estatal russa confirmando.
São umas iludidas mesmo….
Numa guerra tudo tem que ser questionado. O caso de Bucha e Kramatosk foi logo desmascarado como farsa da própria Ucrânia. As ucranets se calam da farsa do comediante projeto de fantoche da OTAN.
Bucha foi desmascarado, onde? Imagens de satélite mostram corpos nas ruas 2 semanas antes dos Russos deixarem a cidade.
As fotos dos “satélites do NYT” foram desmascaradas e confirmadas que eram do mês de Abril e no twitter já escaparam videos dos “cadáveres” se mexendo ou tirando a perna (do boneco) para passar o trem. No caso de Kramatorsk, o míssil que atingiu a estação tinha numeração serial dos que são usados pela Ucrânia.
Isso é o que suas fontes e ideologia dizem, faça favor e não fale besteira. Melhor vai ajudar a Rússia, pois isso que vc só sabe falar aqui.
Felipe, “desmascaradas e confirmadas” não são exatamente as palavras.
Elas foram colocadas em dúvida, por exemplo, em análises interessantes como esta abaixo:
https://waronfakes.com/lies-about-bucha/are-the-satellite-images-from-maxar-to-be-trusted/
Mas ainda há muito a ser investigado. O tempo desse tipo de investigação e apuração não é o tempo da guerra de informações nos blogs e mídias sociais. Assim, palavras como “desmascarar” e “confirmar” dependem de muita apuração e cruzamento de informações. “Logo” está longe de ser a definição desse tipo de apuração.
Não dá pra confiar nas análises do site “waronfakes.com”. Oras, cadê os nomes dos jornalistas da página “War on Fakes”? O who.is revelou que o site foi lançado muito recentemente, em 1º de março, e se concentra apenas na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O nome do operador está oculto, mas coincidentemente um endereço em Moscou é fornecido como opção de contato. Uma análise do site usando o Scamadviser também mostra que o site deve ser tratado com cautela. Em um ranking de até 100 pontos de confiança, “War on Fakes” marca um único ponto. A conta do Telegram deste site… Read more »
Sim, Zezão, basta analisar a forma e os argumentos do texto do site para ver que é tendencioso (principalmente na estratégia de colocar como duvidosa a própria empresa que divulga as imagens – como se não estivessem também sendo utilizadas como “provas” pelo lado russo…) , mas coloquei como exemplo pra mostrar que, não obstante ser interessante como análise, dificilmente se pode falar em “desmascarar”.
Fernando, muito legal este trabalho de “Fact-checking” que você está fazendo. Imagino ser cansativo, mas torna o site muito mais valioso como fonte de informações e local de debates. Parabéns.
Tu não muda a opinião de ninguém por aqui.
Com certeza!
Ah para de repetir essa asneira de que os corpos se mecheram em Bucha. Tudo não passou de ilusão de ótica, se você passa o vídeo devagar percebe que o suposto braço é uma gota no parabrisa se movendo e o corpo que se levanta é o efeito de reflexo do retrovisor que é convexo.
Fora isso possui vídeos de 01/04 postados no Twitter onde já mostra os corpos!
Que xadre 4D pra defender o Putin ein lkkkkkkkkkkkkkkk
xadrez*
“O caso de Bucha e Kramatosk foi logo desmascarado como farsa da própria Ucrânia.”
Luiz, ainda não tem nada “desmascarado” nessa história, muito menos “logo”. Investigações prosseguem e mais corpos vem sendo encontrados todos os dias. Ainda há muito a ser apurado por possíveis organizações independentes que analisam fatos do tipo nas guerras pelo mundo.
Pode, por gentileza, encaminhar as fontes que demonstram que as questões em Bucha foram desmascaradas?
Mandem tbm, por gentileza, onde se confirma que o ataque em Kramatosk não foi feito pelos russos ou separatistas??
Desmascara pra mim os blindados que atiraram no carro com um casal de idosos e o outro que atirou no ciclista
Ou se ele afundar não vai ter imagem nenhuma rs…
A título de curiosidade, está sendo divulgada essa imagem de satélite, creditada a Maxar, mostrando o Moskva em 10 de abril ao largo de Sevastopol, ou seja, 3 dias antes dos fatos desta quarta-feira.
?resize=800%2C534
Atualizei a matéria com esta imagem ajudar na discussão sobre detalhamento que se pode esperar de fotos de satélite.
É impressão minha ou o navio estava parado? Se estava perto da costa aí vira alvo mesmo.
Reginaldo,
A foto do navio, aparentemente parado, é divulgada como sendo de 10/4, ao largo de Sevastopol, base russa, que fica a mais de 300 km / 180nm de Odessa.
Não dá pra inferir por ela que estaria também parado ao largo de Odessa em 13/4.
Toda guerra tem fake news, mas nessa os americanos estão se superando. Das duas uma, ou é outra fake news ou o Moska tem uma couraça maior que a do Yamato. 2 KH35 teriam afundado qualquer navio.
Não exatamente o Neptune ou KH35 tem uma ogiva de 150kg bastante similar ao Exocet, e para relembrar o USS Stark foi alvejado por 2 Exocet e não foi afundando isso sendo uma embarcação de porte muito menor que o Moskva.
O simples fato de ser atingindo não determina o afundamento, são inúmeros fatores, desde o local atingido, a capacidade de contenção de danos, se houve fogo, os locais por onde ele se alastrou, etc.
Resumo do artigo: Quero Ibagens kkk
😃😃😃
Podiam relembrar daquele dia que um Arleigh Burker “Aegis” USS Cole foi atingido for um barbudinho de chinelo
Está mesmo comparando uma ação terrorista assimétrica contra um navio fundado em Porto amigo em tempo de paz com uma possível perda de uma embarcação militar possivelmente atingida por mísseis em uma ação em teatro de guerra, e cuja embarcação fazia parte da força agressora e que, teoricamente deveria estar em prontidão total?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra…
É o camarada que sai do estádio depois de seu time perder por 7 x 1, procurando alento no fato de ter ganho no cara-ou-coroa para o pontapé inicial.
Fique à vontade para relembrar, Felipe:
https://www.naval.com.br/blog/2016/10/12/ha-16-anos-o-destroier-uss-cole-era-atacado-por-terroristas/
Nunão, de acordo com as regras do site, o comentário do meu xará não teria que ter um “off” antes? Afinal, se trata de questão totalmente divergente da matéria em tela, demonstração de sua nostalgia com fatos do passado que lhe marcaram. Felipão hoje acordou pensando nos EUA, recordando o passado…
“ Nunão, de acordo com as regras do site, o comentário do meu xará não teria que ter um “off” antes?”
Felipe, apesar da comparação do seu Xará não ter muito a ver conforme o contexto e os fatos de ontem e hoje, não dá pra dizer que é “off”.
É a mesma boa e velha falsa equivalência que se usa como arma nos debates, mas não chega a ser off, dependendo do que se discuta a respeito. Coloquei um link para matéria sobre o ataque ao USS Cole para quem se interessar…
O “barbudinho de chinelo” contando com uma certa ajuda e muito explosivo acreditou que morrendo pela causa teria como recompensa 70 virgens ao chegar ao paraíso uma completa adulteração do Islamismo, seja como for, a tripulação salvou o USS Cole.
Aí o barbudinho vai prestar contas na portaria e descobre que rezava para o Deus errado:
Acho que se o navio ainda estivesse flutuando, os russos seriam os primeiro a divulgar imagens do navio, mesmo que seriamente danificado e com grandes indícios de ter sido atacado, mas que pelo menos provassem que ainda estava flutuando.
Tenho bastante razão para acreditar que o navio está no fundo do Mar Negro, mas concordo que falta aquela imagem de satélite marota para confirmar de fato isso.
Tomara que esteja mesmo. Embora o navio, mesmo flutuando, esteja provavelmente irrecuperável, imagine quanto não vale aquele tanto de munição lá dentro
risos
https://www.navalnews.com/naval-news/2022/04/russias-most-powerful-warship-in-the-black-sea-is-operating-in-a-pattern/#prettyPhoto
Acabei de assistir um vídeo no canal do autor desse artigo.
Já disse e vou reiterar, perder um cruzador apesar de ser ridículo é inacreditavelmente algo bem possível. Os EUA quase perdem um no Iêmen bem mais moderno e supostamente estando em um ambiente controlado. Pode ser que o ataque tenha ocorrido com forte apoio da inteligência remota da Otan. Esse Zelensky tem algo em comum com Churchill ( e apenas isso, pois é um irresponsável) quer trazer o mundo para a guerra da nação dele. Churchill sonhava com os EUA entrando na guerra para salvar a Inglaterra (e com isso formalizando a 2º guerra mundial) quando achou que não iria… Read more »
O USS Cole, mais moderno porém menor que o “Moskva” foi alvo de um ataque de surpresa um prelúdio do “11 de Setembro” justamente como você escreveu em um “ambiente controlado” diferente do Mar Negro na situação atual. . E os EUA já estavam dando apoio a Churchill e Stalin antes de Pearl Harbor e mesmo um destroyer da US Navy já havia sido torpedeado e afundado por um submarino alemão além de outros danificados, também antes do 7 de dezembro. . Os EUA entrar na guerra era questão de tempo tanto que os EUA já vinham se preparando construindo… Read more »
A guerra sempre é benéfica para alguém rs Se guerra não fosse benéfica para ninguém não existiriam…rs Eu não sei o que leva um ser humano adulto a não querer aceitar os fatos sobre como funciona o mundo real. Nele nações (como pessoas) são sacrificáveis para o beneficio de outras. A Ucrânia não podia de forma alguma pleitear entrar na Otan, não porque ele não fosse ameaçada e sim porque a realidade geoestratégica não permitia!!! rs Então não é questão de achar que ela deva ou não ser considerada, é questão de reconhecer o óbvio! Ou seja que ela seria… Read more »
Nunão por favor pare de postar isso pois a turma de pompom do Putin aqui no trilogia vai acabar lotando as salas de psiquiatria dos hospitais repetindo ” é mentira, a armada russa é a melhor do mundo, o navio só tava com início de chamas, foi evacuado para melhor combate ao incêndio, a Ucrânia tá toda destruída eles não possuem nem tropa mais, Nunão é Mickeyboy por isso posta sobre o ataque, Putin não mentiria para nós, a Ucrânia é o 4° Reich, Heil Putin”
Esperar mais notícias para tentarmos saber oque de fato ocorreu.
Pode ter sido um ataque, sabotagem ou um acidente mesmo.
Pelo que andei lendo por aí, parece que os danos foram extensos. isso se confirmando, este não deve mais voltar ao serviço.
Zorann,
Só pra complementar, foi o próprio Ministério da Defesa da Rússia que divulgou nas primeiras horas da madrugada de hoje (no fuso horário de Moscou) que o navio sofreu grandes danos.
Obrigado Nunão
Que bom, os pescadores Ucranianos vão ter bastante trabalho
O Reboque que os russos estão esperando kkkkkk
O artigo originalmente foi escrito em 10 de abril. Editado após o ataque
https://smallwarsjournal.com/jrnl/art/why-russias-navy-ukraine-war-doomed-or-irrelevant
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse à CNN que o navio de guerra Moskva ainda está flutuando, mas claramente danificado. Ele disse que ainda não está claro se o dano foi causado pelo ataque de mísseis da Ucrânia.
.
Segundo a Maxar, o clima no local onde o Moskva se encontrava estava nublado no momento da ocorrência, portanto não vai ser possível localizá-lo pelas imagens de satélite mais recentes. Creio que só amanhã teremos imagens de satélite dele (se ainda estiver flutuando).
Realmente, isso me surpreendeu.
Sem querer entrar no mérito se aconteceu algo ou não com o Moskva… . Essa situação me lembrou um vídeo que comparava o design e as filosofias empregadas nas construções de navios americanos e navios russos. Uma das conclusões que qualquer um chega, ao comparar navios das mesmas classes e/ou dimensões, entre esses dois países… é que os navios americanos são “menos armados” que os russos. A diferença na quantidade de armas em um cruzador Moskva, em comparação com um Ticonderoga, é absurda ! Sem querer entrar nos méritos de qual arma é superior a outra… E isso traz uma… Read more »