Míssil antinavio

O R-360 Neptune (em ucraniano: Р-360 «Нептун», romanizado: R-360 “Neptun”) é um míssil de cruzeiro antinavio ucraniano desenvolvido pelo Luch Design Bureau.

O projeto do Neptune é baseado no míssil antinavio soviético Kh-35 (designado como SS-N-25 Switchblade pela OTAN e apelidado de “Hapoonsky” por ser parecido como AGM-84 Harpoon americano), com alcance e eletrônica substancialmente melhorados. O sistema é projetado para derrotar navios de guerra de superfície e navios de transporte com deslocamento de até 5.000 toneladas, seja em comboios ou movendo-se individualmente.

O sistema entrou em serviço com a Marinha Ucraniana em março de 2021.

Desenvolvimento

O míssil foi revelado pela primeira vez na exposição internacional 2015 Arms and Security em Kiev.

De acordo com informações de fontes abertas, as primeiras amostras de voo do míssil de cruzeiro foram fabricadas no segundo trimestre de 2016. A produção de sistemas avançados de mísseis ocorreu em cooperação com outras empresas ucranianas, incluindo Artem Luch GAhK, Kharkiv State Aircraft Manufacturing Company, Motor Sich (motor turbofan MS-400), Pivdenne YuMZ Pivdenmash, Lviv LORTA e outros eletrônicos de radar, Vyshneve ZhMZ Vizar Kyiv, Radionix (seeker), Arsenal SDP SE (sistema de navegação) e outros.

Os primeiros testes do sistema foram realizados em 22 de março de 2016, com a presença do secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional (NSDC), Oleksandr Turchynov. Em meados de 2017, os mísseis Neptune foram testados simultaneamente com o complexo de mísseis Vilkha. No entanto, ao contrário do Vilkha, os resultados dos testes e as capacidades do Neptune não foram divulgados.

De acordo com o serviço de imprensa do NSDC, os primeiros testes de voo bem-sucedidos do sistema ocorreram em 30 de janeiro de 2018. Em 17 de agosto de 2018, o míssil atingiu com sucesso um alvo a uma distância de 100 quilômetros (62 milhas) durante disparos de teste no sul do Oblast de Odessa. Em 6 de abril de 2019, o míssil foi novamente testado com sucesso, atingindo alvos durante testes perto de Odessa. De acordo com o presidente Petro Poroshenko, o sistema Neptune seria entregue aos militares ucranianos em dezembro de 2019.

Após a retirada dos Estados Unidos e da Federação Russa do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, a Ucrânia anunciou que estava considerando o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro de alcance intermediário. Os analistas consideraram um míssil Neptune de alcance estendido como um candidato para tal esforço.

A Ucrânia assinou um memorando com a Indonésia sobre a celebração de um contrato para o fornecimento de vários mísseis Neptune, relatado pela primeira vez em dezembro de 2020. Assim, a Indonésia pode se tornar o primeiro comprador estrangeiro de Netuno, de acordo com o Defense Express com referência ao exportador especial ucraniano State Enterprise (SE) “Progress”.

Em março de 2021, a Marinha Ucraniana obteve as primeiras unidades do RK-360MC Neptune.

História operacional

Em 13 de abril de 2022, durante a invasão russa da Ucrânia, fontes ucranianas afirmaram que o cruzador russo Moskva foi atingido por dois mísseis Neptune, resultando em um incêndio e subsequente explosão de um depósito de munição a bordo. O Ministério da Defesa russo afirmou, sem discutir a causa, que um incêndio causou a explosão de munições e a tripulação foi totalmente evacuada. A Rússia informou que o navio ainda estava flutuando no dia do incêndio, mas a mídia estatal russa informou posteriormente que ele havia afundado em condições climáticas adversas enquanto era rebocado.

Drones foram usados ​​para assediar a embarcação e manter suas defesas aéreas distraídas antes que os mísseis fossem disparados de uma bateria escondida perto de Odessa. Pelo menos dois dos mísseis teriam atingido o navio – causando uma enorme explosão e um incêndio, pois acredita-se que tenham detonado um dos tubos de mísseis expostos no convés de Moskva. Navios de guerra como o Moskva são tipicamente “conhecidos por seu poder ofensivo, não por seus sistemas defensivos ou controle de danos”.

Projeto

Quando implantado, um sistema de defesa costeira Neptune compreende um lançador móvel baseado em caminhão USPU-360, quatro mísseis, um veículo de transporte/recarga TZM-360, um veículo de comando e controle RCP-360 e um veículo de carga especial. O sistema foi projetado para operar até 25 quilômetros (16 milhas) no interior da costa.

Um míssil Neptune incluindo motor foguete tem 5,05 metros de comprimento, com asas duras em forma de cruz. Os mísseis Neptune são projetados para serem alojados em contêineres de transporte e lançamento (TLC) com dimensões de 5,30 por 0,60 por 0,60 metros. O sistema tem um alcance máximo de cerca de 300 quilômetros (190 milhas). Um único míssil pesa 870 kg (1.920 lb), dos quais 150 kg (330 lb) é a ogiva.

FONTE: Wikipedia / Ukroboronprom

Subscribe
Notify of
guest

174 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments