Enquanto isso, em que pé está o MANSUP?
ARTE DE ABERTURA: Leonardo Jones M. R. C. Medeiros
Os recentes acontecimentos da Guerra na Ucrânia, com o afundamento do cruzador russo Moskva e a alegação, pela Ucrânia, de que o navio foi atingido por mísseis ucranianos Neptun (Netuno), tem levado vários leitores do Poder Naval a perguntarem como está o desenvolvimento do míssil antinavio brasileiro MANSUP.
A última notícia publicada aqui no site, que vem acompanhando as informações sobre o míssil desde o início com dezenas de matérias, é de novembro de 2021 (cerca de quatro meses e meio atrás). Foi quando o Diário Oficial da União informou a contratação da Fundação Ezute, que já vinha trabalhando em etapa anterior do desenvolvimento do MANSUP, para “gerenciamento complementar do desenvolvimento e fabricação do lote piloto”. Clique aqui para acessar.
Em 27 de janeiro deste ano a Ezute publicou, em seu site, nota trazendo mais detalhes sobre esta que é a Etapa 3 do desenvolvimento do míssil, agora já voltada para os processos de industrialização. Ainda que datado de janeiro, o texto aparentemente foi escrito ao final de 2021, pois fala que a “Fundação Ezute está chegando ao final de 2021 com boas notícias”.
Leia a nota completa da Ezute a seguir e clique aqui para acessar dezenas de notícias anteriores sobre o MANSUP publicadas no Poder Naval.
FUNDAÇÃO EZUTE PARTICIPARÁ DA ETAPA 3 DO PROGRAMA MANSUP
- Etapa atual consiste na “produtação” dos protótipos desenvolvidos na Etapa anterior e na fabricação do lote piloto do Míssil Antinavio Nacional de Superfície.
- Ezute prestará Serviços Técnicos Profissionais Especializados de Gerenciamento Complementar para o desenvolvimento do “Lote Cabeça de Série”.
A Fundação Ezute está chegando ao final de 2021 com boas notícias, comemorando a sua contratação para continuar atuando no desenvolvimento do primeiro Míssil Antinavio Nacional de Superfície, o MANSUP, da Marinha do Brasil.
Desde 2010, quando se iniciou a Etapa 2, a Fundação Ezute atua no Programa MANSUP, que compreende o desenvolvimento de um míssil superfície-superfície, projetado para realizar voos do tipo “sea skimming”, a ser utilizado nos navios da MB. Trata-se de um projeto complexo e multidisciplinar, com elevado conteúdo tecnológico, que reúne uma série de empresas da área de defesa. Devido ao seu caráter inovador, o MANSUP colocará o Brasil em um novo patamar de independência tecnológica.
A atuação da Ezute nas etapas já realizadas do projeto se deu por meio da integração e coordenação do trabalho das organizações e empresas contratadas para desenvolver a tecnologia deste míssil inteligente.
A equipe multidisciplinar da Fundação Ezute atuou, tanto nas atividades técnicas de engenharia de sistemas como gerenciais, implementando a gestão complementar em apoio à Marinha e também coordenando a realização das atividades de engenharia de sistemas correspondentes.
“Na Etapa 1, a empresa AVIBRAS desenvolveu os motores do míssil. Na Etapa 2, as empresas Omnisys, SIATT e AVIBRAS, juntamente com a Fundação Ezute, foram responsáveis pelo desenvolvimento e fabricação dos protótipos do míssil. Estas mesmas empresas e organizações participarão da implementação da Etapa 3”, explica o Diretor de Mercado Defesa & Espacial da Fundação Ezute, Carlos Eduardo de Almeida Jr.
Os protótipos do MANSUP foram produzidos e testados com sucesso ao final da Etapa 2, indicando que estão dominados os conhecimentos e tecnologias necessários para produção do míssil no Brasil. Os testes dos protótipos foram realizados no final de 2018 e no primeiro semestre de 2019.
Situação atual
Na Etapa atual, o escopo do trabalho da Ezute consiste na prestação de Serviços Técnicos Profissionais Especializados de Gerenciamento Complementar para o desenvolvimento e fabricação do lote piloto do Míssil Antinavio Nacional de Superfície.
De acordo com o Diretor, de maneira geral, o escopo da Etapa 3 compreende o desenvolvimento dos processos e preparação da infraestrutura para a industrialização; a produção do míssil e produção de um Lote Cabeça de Série; a qualificação do produto; a preparação para a comercialização e o planejamento da validação do conceito operacional do MANSUP.
“Em decorrência do início da Etapa de Produção do Lote Cabeça de Série (Etapa 3), a MB necessita celebrar novos contratos com as empresas que participarão do programa e acompanhar a produção e qualificação das partes e dos mísseis montados. Para isso, deve continuar contando com o apoio da Gerenciadora Complementar”, afirma o Diretor.
Sobre a Etapa 3
Chamada de Produtação e Qualificação do míssil, essa etapa consistirá na Produção do Lote Cabeça de Série, que compreende a fabricação, montagem e testes de verificação e validação de todo o Sistema MANSUP (Míssil, Casulo, Contêiner de Transporte, Sistema de Telemetria, Console Lançador e Cabeça de Combate). A Etapa 3 compreende também o Desenvolvimento dos Processos de Fabricação, Catalogação, Certificação, a Preparação para a Validação do Conceito Operacional do MANSUP e o Planejamento do Apoio Logístico para a sua comercialização em escala.
“A complexidade, interação, volume de informações, simultaneidade, fiscalização e controles a serem empregados na produção que se tem em vista pode resultar em um esforço de gestão condizente com um projeto de alta complexidade, razão pela qual a Ezute apoiará a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), para complementar o gerenciamento de aspectos específicos desta empreitada”,diz Carlos Eduardo.
A Etapa 3 do programa, iniciada em 2019, deve se estender por 6 anos, período em que serão consolidadas as versões industrializáveis dos sistemas e componentes do míssil. Serão realizados todos os ensaios de qualificação destinados a demonstrar o atendimento pelo míssil e seus componentes, dos requisitos de projeto. Está previsto o lançamento de 10 protótipos como parte do processo de qualificação.
A passos de tartaruga, afinal se estourar uma guerra é só lancar viag#@ e próteses peni@n@$ contra o inimigo
Não podemos comprometer o orçamento dedicado aos consolos de borracha
Não colabora com o debate.
O que não colabora com o debate é passar pano pra coisa errada só pq gostamos da instituição. Não é de hoje que as forças armadas tem pego um orçamento que já é minguado e torrado em coisas inúteis, lamentável. Infelizmente na republica brasileira o desrespeito com a coisa publica, com o dinheiro do povo é a regra.
Os militares pagam 3,5% do salário para o plano de saúde. O plano de saúde tem que atender. Fim de papo. Sempre foi assim. Só porque agora o presidente da República é um militar reformado e colocou vários militares em cargos de confiança, fica essa perseguição ridícula.
Vai catar coquinho na descida.
Plano de saúde tem obrigação de fornecer “medicamentos” e próteses desde quando? O teu plano de saúde fornece? O único plano de saúde que fornece medicação gratuita é o SUS, só que o Viagra não faz parte do receituário!
Mas concordo que é um assunto que não cabe nesse post, já a passada de pano não deveria caber em lugar algum!
Não se trata de perseguição, mas de indignação.
E não é porquê sempre foi assim, errado assim, que vai ter que continuar a ser.
Plano de saúde não cobre viagra, prótese peniana ou lubrificante íntimo, isso é canalhice.
Se a verba pro viagra e próteses penianas saíssem do plano de saúde, ok. Não saiu. Foi desviada de orçamento de defesa com outra finalidade. Desvio de dinheiro público pra benefício particular de alguns militares. Na mesma toada a FAB desviou verbas da saúde e combate à pandemia pra gastar sabe-se lá no que na Europa e EUA. Compraram um “voador”? Governos anteriores compraram Scorpene, Leonardo e Gripen. O atual compra a lealdade das FFAA com viagra, leite condensado e picanha.
Não se trata de defender coisa errada ou certa. Se trata de ter um mínimo de lógica e honestidade intelectual. Parte do foi citado não foi comprado, apenas licitado. Do que foi comprado, até que ponto as pessoas sabem se as compras são plausíveis ou não? Mais importante, os valores que eventualmente foram gastos, de fato comprometem realmente alguma coisa? Não sou isento de críticas aos militares, acho, por exemplo: Que a compra, pela MB, dos Traders e a insistência no uso dos A4, não se justificam e drenam recursos Que deveria existir um esforço coordenado do governo em buscar… Read more »
Vc tem toda razão, mas ainda têm os fanáticos que defendem o quê lhes interessa ou agrada, e passam pano pro que tá errado, dane-se…
Não à toa estamos tendo que escolher entre dois pilantras pra ver quem vai ferrar mais ainda o país de 2023 a 2026…
Borracha não, silicone, mais respeito com as próteses dos “Helenos”.
Vai rolar o “churrasco das linguiças” nos quartéis.
Entendeu 😅😅
Correção: Festa das linguiças .
O calote que o Brasil levou da Venezuela e teve que pagar como fiador, dava para concluir o Mansup?
Prioridade, prioridades!! Quem é louco de trocar viagra, picanha, leite condesado e prótese peniana por armamento ???? Nossas forças armadas estão muito a frente das outras!!
é porque querem endurecer para uma suposta invasão
Não colabora com o debate.
O MANSUP anda muito bem. Foi aquele que errou o alvo e ninguém achava que destruiu o navio russo. Mais um lamentável caso de míssil perdido afetando “inocentes”.
e pobre de quem criticou isso na época, foi massacrado pelos fãboys.
Numa guerra, vc tem que entrar pra meter o p@u.
O Mansup anda muito bem, e está sendo bem desenvolvido.
“Etapa 3 do programa iniciada em 2019, deve se estender por 6 anos”
Aguardaremos e esperamos não ter influência política negativa no desenvolvimento do projeto, caso ocorra uma tragédia nas eleições e a esquerda volte ao poder.
Por favor, vamos focar em aspectos tecnológicos e militares e não em propaganda política das eleições de outubro. Senão os comentários serão sumariamente deletados, como prevêm as regras do blog:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ok, ok.
ok, ok… Mas e os comentários do pessoal do ‘leite condensando, viagra e etecéteras”, que, apesar de concordar em partes, mas tbm não qualifica em nada o debate? Não vejo a mesma postura com essa gente.
.
Sds
Lewandowski, postei aqui neste tópico, mais acima, as regras do blog. Entre elas, está uma observação de que a moderação não é em tempo real. Não tem como ser. Não dá pra deixar pessoas de plantão 24h por dia fiscalizando comentários de marmanjo que deveria saber minimamente se comportar num debate, em vez de se portarem como moleques com patê de espermatozóides no lugar dos cérebros. Muitas vezes um editor, no pouco tempo que tem disponível (pois o foco é apurar, pesquisar, escrever e publicar), vai olhar os comentários e a partir de um que passou, fugindo do tópico como… Read more »
É lógico que qualifica o debate. Afinal de contas, a razão que faz com que esse projeto(bem como o MTC300, SubNuc e etc) caminhe a passos de tartaruga é justamente o “leite condensado, Viagra e etecéteras”. O espaço para críticas deveria ser este, já que fora daqui, pouquíssimas pessoas se interessam pelo tema militar. Mas por quê criticar quando se pode passar pano, não é? O interessante é que nos EUA, maior democracia do mundo, parte do debate político sempre envolve questões de defesa, mas aqui acham que são coisas separadas e que uma não influencia a outra. “Política e… Read more »
As forças armadas compram comida, incluindo leite condensado há décadas e décadas. E também compram próteses e medicamentos há décadas e décadas porque os militares PAGAM um sistema de saúde próprio e portanto possuem o DIREITO de receber os tratamentos, assim como se o sr. Paga um convênio médico também vai querer ser atendido e medicado. Eles pagam acho que é 3,5% do salário para isso. O que enche o saco é que os debates técnicos estão minguados, é toda hora repetindo as últimas críticas que foram indornadas na globo, na Folha e no UOL. Todas mídias que perderam a… Read more »
Faz sentido, outro dia comprei R$ 500,00 de ações de uma multinacional, o que me faz dono dela, vou exigir que me comprem um carro novo, nada mais justo, sou do corpo de acionistas.
“Afinal de contas, a razão que faz com que esse projeto(bem como o MTC300, SubNuc e etc) caminhe a passos de tartaruga é justamente o “leite condensado, Viagra e etecéteras”.”
Não, não é e você sabe disso.
Allan Lemos, o que afeta negativamente o debate é a desinformação, o desconhecimento do tema, a desconstrução do diálogo. Vamos ao esclarecimento do que vc colocou: (1)os Planos de Saúde Militares são financiados pelos seus associados. Assim, poderiam adquirir o que quisessem, do pinico à bomba nuclear. Só não o fazem porque estão sob a égide de regras e administrados consoante os interesses da massa de assistidos. Aliás, vc não vê na mídia notícias desabonadoras a respeitos da assistência médica nas Forças Armadas. Faço-lhe um convite: adentre num nosocômio do SUS e no Marcílio Dias, por exemplo; veja a diferença… Read more »
Fernando, aproveitando, há diversos sites que estão mostrando uma foto do Moskva com avarias após a suposta explosão ou “alvejamento” por misseis. Seria interessante conseguirmos mais informações… Photo of Cruiser Moskva After Being Hit, But Before Sinking, Emerges – Santa Monica Observer (smobserved.com).
A impressão que dá é de dois hits, um a meia nau e outro mais perto da popa entre o helidec e superestrutura e mais uns cinco pontos menores que podem, de fato, terem sido de ataques por drone como distração. Enfim, boas teorias para o debate.
Abraço,
Henrique, tem matéria que acabou de ser publicada com a análise das imagens. Deu trabalho pro Poggio fazer, mas ficou legal.
Alguém poderia me informar, por favor, quando que o projeto do MANSUP foi revelado ao público?
____
COMENTÁRIO APAGADO. VEJA AS ADVERTÊNCIAS ANTERIORES SOBRE CESSAR O DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL, ELAS SERVEM PARA VOCÊ TAMBÉM QUE RESOLVEU SE JUNTAR AGORA À CONVERSA QUE RECEBEU ADVERTÊNCIAS NO ANO PASSADO.
LEIA E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG, A QUALQUER TEMPO:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Tenho esperança que a recente compra de Viagra, pelas forças armadas, possa ser utilizada para “levantar” o Mansup.
Hahahahaha
A compra de sildenafila, até tem justificativa, pois é utilizado em tratamento de hipertensão e doenças pulmonares.
Agora as próteses, não tem xadrez 4d que de jeito, absurdo mesmo.
Espero que o TCU investigue todas essas compras, na verdade seria muito bom se o TCU investigasse a “fino” tudo que é gasto pelos ministérios.
Heinz, Eu não estou muito por dentro desse assunto mas o SUS realiza cirurgia de instalação de prótese peniana e o sistema de saúde próprio das FAs deve fazê-lo também. Em sendo diagnosticado que há uma disfunção erétil grave em um segurado e que a solução é a intervenção cirúrgica passa a ser direito do dito cujo. Não gostam disso? Lutem por um Estado que não forneça tratamento de saúde para os cidadãos. Eu acho que é direito do cidadão ser tratado pelo Estado e acho dever do Estado fazê-lo. Agora, se a compra foi superfaturada, não estava prevista no… Read more »
Exato, apesar das piadas serem engraçadas e da necessidade de fiscalização inerente a tudo que é público, tanto o medicamento quanto a prótese são itens médicos, afinal.
Teve um fuzuê por causa do lubrificante também, mas é um item padrão e essencial na ginecologia.
Cada um que compre com seu Dinheiro , faça uma rifa ou quermesse sei lá o que ,mas o ESTADO não pode comprar prótese peniana pra Ninguém Não
Carlos,
O SUS faz cirurgia de transexualização.
O que está errado. Não é pq passou uma lei para cirurgia rolha que está certo.
Comprovada que não tem condições financeiras, o SUS faz sim.
,
Caro Carlos. Os militares possuem um sistema de saúde próprio devido aos lugares que são obrigados a viver, muitas vezes distantes de grandes cidades, etc. Mas eles PAGAM por isso, se não me engano são 3,5% de desconto no salário para pagar por esse sistema de saúde, é equivalente à um plano de saúde. Claro que as grandes mídias não informam essas coisas quando estão criticando para ver se derrubam o governo. Mas assim como eu tenho direito à próteses e demais tratamentos porque pago um plano de saúde particular e até mesmo quem depende do SUS também deve ter… Read more »
Eu topo pagar por uma prótese peniana para um paciente em idade sexualmente ativa que tenha alguma condição clínica que o limite nisso, aí vejo importância e compreendo a necessidade, agora eu é que não quero pagar 60 mil pra por prótese inflável num cidadão idoso, aí é um descalabro.
Mas ele não negou que possa haver superfaturamento ou irresponsabilidade, ele só rebateu críticas que levam em conta APENAS os itens citados.
Existe inclusive uma condição médica chamada ‘fratura peniana’ e isso pode acontecer com qualquer idade. Não se trata de diversão, mas sim de corrigir um problema médico que pode sim ser uma porcaria para uma pessoa idosa. Em questões médicas eu realmente recomendo consultar algum médico que possa dar melhores informações para pelo menos embasar melhor as críticas.
Tudo bem.
Mas que o militar gaste do seu soldo para resolver o seu problema e não do dinheiro de impostos da população.
Caro Paulo, os militares pagam todo mês 3,5% do seu soldo para ter direito à esse plano de saúde.
Me refiro a instalar uma prótese num idoso por conta meramente da impotência advinda com a idade e inerente a toda a população masculina em algum momento, isso, portanto, não seria uma condição especial que justificasse o tratamento custeado. Havendo excepcionalidade no caso aí eu defendo como qualquer outro procedimento médico. Espero ter deixado claro.
João espera completar 65 anos ai você me diz se ainda pensa assim…. 🙂
E o remédio pra calvice, como explica??? O SUS tbm deve fornecer minoxidil???
Meu deus, é piada pronta. Os caras compram viagra, prótese peniana e remédio pra calvice. É o kit velho brocha e vocês ainda tentam justificar… e outra, a gramatura do “viagra” que se usa no tratamento cardíaco é diferente da que se usa para disfunção erétil.
É como se diz, por que vou me conformar com 60% se eu posso fazer 100%, não é mesmo?!
O que li na imprensa foi que a quantidade LICITADA foi de 35300 comprimidos a R$1,50 totalizando R$52.950, se tivessem sido comprados, algo que, pelo menos parte dos veículos teve a dignidade de publicar.
Concordo que tem que ser verificado se isto é correto ou não e punir os responsáveis caso não seja mas não é por menos de 60 mil reais que o Mansup ou qualquer outro projeto deixou de acontecer.
Uma coisa, muito justa, por sinal, é querer bom uso dos recursos. Outra, completamente diferente, é o que algumas pessoas tem feito dessa situação.
Soma 60 aqui, 110 ali… 4mi lá… que você vai chegar na conta final… O problema não é um caso único e isolado e sim a somatória de pequenos e grandes casos como estes…
De grão em grão… Isso foi tudo que acharam, se somarem todas as besteiras e gastos supérfluos, dava pra terminar o Mansup e ainda sobrava um troço. Pessoal da MB adora um evento, cerimônia de batimento de quilha, cada evento desse é um coquetel top, com churrasco de primeira, que não sai barato não..
Não vejo aqui ninguém argumentando dos bilhões que os políticos desviam e agora botaram oficialmente para ser fundo de campanha, mas vejo que a santa inquisição aportou em terra Brasilis.Tudo por gastos por itens digamos diferenciados para os militares pagos mensalmente sob seu soldo durante uma vida inteira, e na hora que precisa de correção em algum aspecto orgânico ou material, cria-se esse banzé, que certamente tem por intuito o desgaste das FA.
Palpites são legais pra mega-sena mas, como estamos falando de outro assunto, você tem dados concretos?
eu acho as piadas engraçadas, mas parece até que gastaram bilhões de reais em viagra e proteses, o que não ocorreu.
De fato, Caro Bosco, não tinha olhado por esse lado.
Mas para o grosso da população que não entende, ou procura se aprofundar sobre o tema, ficou bem feio isso.
Ficou bem feio só para os que não perceberam AINDA que as grandes mídias trabalham 24h por dia para trocar o presidente do país. Para quem já percebeu o óbvio, não existe nenhuma notícia feia, só trabalho de desinformação, manipulação e críticas atrás de críticas. E o que esta sendo feito de bom, não aparece em mídia nenhuma.
Desarmados jamais. Kkkkk
Também concordo… sabe o dinheiro público que foi supostamente investido em projetos que no fim nunca terminaram? Tipo a-darter, ALAC, mss 1.2…. O TCU deveria investigar onde foi parar esse dinheiro. Falta de recurso já não está colando mais
Caro Airton, eu ainda acho que falte algum recurso para as FAs, acho que deveria ser 2% do PIB, entretanto eu concordo contigo que está tendo uma falha severa na distribuição dos recursos, bem como a falta de uma reorganização geral das FAs, saudações.
Amon Rá foi rebaixado a deus caçador de negativagens. Mas, se não me engano, conquistou muito mais numa outra postagem, dias atrás.
Sei que é inevitável discutir o tema do momento, que é o das Forças Broxadas, mas sugiro a todos debater a questão também atual dos mísseis antinavio. Tem comentários interessantes nesta matéria.
O que quer que tenha atingido a Moskva não devia estar nada broxa hehehehe
kkkkkkkkkkkkkkkk é uma melhor que a outra
Cara, eu não resisti. Eu juro. Deveria ter resistido, mas não deu.
Enfim, que venham os mísseis!
“Mas fico satisfeito em ver que eles não tem vergonha de assumirem em peso que são bróchas ao negativarem como eu ordenei.“ Parabéns, você acabou de inventar um novo tipo de ordem, a posterior, em que a ordem é cumprida antes de ser dada. A não ser que seja telepata / hipnólogo. “ A mb já disse algo sobre aumentar este alcance ou as Tamandaré serão fraguêtas bróchas e alvos fáceis com estas cópias de Exocet dos anos 80?” Não há nada sobre aumentar o alcance por enquanto. Mas os lançadores, pelo que sei das especificações, são compatíveis com Exocet… Read more »
Caro Nunão, já está rolando as primeiras fotos do cruzador Moskva após o ataque ucraniano, não sei se você já está ciente. As fotos foram divulgadas pelo projeto OSINT.
Oi Guderian, sim, estamos cientes há algum tempo.
É que leva um bocadinho de tempo pra analisar e escrever uma matéria embasada.
O Poggio acabou de fazer e publicar depois da gente analisar as fotos.
“ É ” impossível ser passivo e comentar sobre este posto sem fazer observações relativas a morosidade do projeto e devido aos frequentes acontecimentos dignos de uma nação paria” Sem problemas, a matéria está aí pra ser discutida, e prazos são itens do próprio texto, está mais do que dentro do tópico. Já sobre os outros assuntos, cabe a cada um dosar seus interesses neles e o que tem conhecimento de causa. Por exemplo, no momento em que eu escrevo, tem uns 160 comentários nesta matéria sobre o desenvolvimento de um míssil antinavio brasileiro, e cerca de metade dos comentários… Read more »
Herr Guderian, dava até para justificar o Viagra, a não ser por um detalhe: a Marinha comprou muito mais do que o Exército e a FAB. O placar indica 28 mil comprimidos para a MB, 5 mil para o EB e 2 mil para a FAB. Acho que há proporcionalidade entre os efetivos do EB e da FAB e as respectivas compras de Viagra. Mas e a Marinha? Isso, sem descer ao detalhe da dosagem comprada (25 mg e 50 mg) ser diferente daquela recomendada para certas doenças (20 mg). Agora, eu gostaria de acreditar que o TCU cumpre suas… Read more »
No caso o Viagra tem apresentação em forma de comprimido, portanto, pode ser partido. Sua alegação num tribunal seria contestada por esse simples detalhe.
caramba, que contorcionismo. Agora tudo faz sentido. Compraram outras dosagens pra poder partir o comprimido no meio.
kkkkkkkkkkkkkkk
Partir um comprimido de 50 mg em frações de 20 mg, outra de 20 mg e uma terceira de 10 mg? Ou um comprimido de 25 mg em frações de 20 mg e outra de 5 mg?
Não me parece algo muito prático, nem muito preciso.
Infelizmente, o TCU pouco entra no mérito da contratação.
A conveniência e oportunidade faz parte da convicção do gestor e a única forma de cobrança é política/popular.
O TCU vai analisar se o procedimento de seleção da empresa foi devidamente seguido, se havia orçamento para a aquisição etc. Ou seja, questões formais.
Questões materiais, por mais que saltem aos olhos, não será o foco da análise do TCU.
Felipe, eu também só mencionei questões formais: a quantidade contratada pela Marinha é muito superior às contratadas pelo EB e pela FAB.
E a questão da dosagem se baseou na própria resposta das FFAA à imprensa, narrando que seria para tratamento de hipertensão arterial pulmonar. Não fiz juízo de valor.
E, claro, a aferição do preço de aquisição pode ser feita com parâmetros objetivos.
Heinz, a dose para tratar hipertensão arterial pulmonar e de disfunção eretil é diferente. É de suspeitar a aquisição da forma comprimido pelas forças uma vez que atinge com clareza a 2a opção…
Quanto ao Mansup, que fique pronto logo. O Brasil precisa.
Os militares pagam 3,5% do salário para terem o sistema de saúde próprio.
É muita desinformação e perseguição.
Não colabora com o debate.
kkkkk
Como comentei em outro post, se houverem encomendas de fato para um programa de média ou larga escala o projeto anda rápido. Temos condições tecnológicas e cérebros para fazermos o que quisermos e, mesmo sem uma política de estado forte na área de defesa (que nunca tivemos), se pegarmos os exemplos dos acontecimentos na Ucrânia, com lições aprendidas dos dois lados (excluindo a propaganda de ambos os lados também) podemos ter um direcionamento em estratégias de defesa eficientes para o Brasil. Deixar “megalomaníces” de NAes, SubNucs etc… e termos de fato a estruturação dos primeiros pilares de defesa com tecnologia… Read more »
Muito tempo para nacionalizar um Exocet… os projetos militares tem que possuir orçamento garantido, senão teremos estes dinossauros como “lançamento”…
A FAB ao menos comprou mísseis decentes para os Gripens, se formos contar com estes Exocets made in Guanabara para as Tamandares, será dinheiro mau gasto…
A Trilogia publica assuntos militares mas não é um canal militar, governamental ou coisa que o valha. Deve ter lugar mais apropriado para fazer críticas às aquisições das três Forças. Aqui esse tipo de assunto só polui o ambiente e não alcança quem deveria. Faz tanto sentido criticar os militares aqui como criticar o STF. Como não vejo críticas às aquisições do STF ou do Senado, não cabe criticar as forças militares só por conta de aqui falar de arma, estratégia, geopolítica, guerras… No final é igual participantes de um blog que trata de culinária insistirem que é o lugar… Read more »
Concordo Bosco, afinal quem é o cidadão brasileiro pagador de impostos pra criticar a postura de seus políticos ou militares, quem comete esse tipo de heresia tem que ser condenado a 15 anos de prisão, afinal onde ja se viu criticar nossos funcionários públicos, isso é uma democracia, não uma ditadura com a Rússia de Putin.
Criticar sem contextualizar não é exercer direito à cidadania e sim o direito de não ser inteligente.
Bosco, o contexto está nos noticiários, onde falta dinheiro para fazer manutenção nos MI-35, comprar os KC-390, continuar o Prosub, comprar sistemas de defesa aérea, se você não vê contexto em tudo isso, então você tem que rever seus conceitos de falta de inteligência, passar pano não o torna nenhum Einstein.
MIB, Eu não assisto TV e não vejo “noticiário”. Talvez por isso não esteja tão impressionado. Então você deve lutar para acabar com o serviço de saúde das Forças Armadas e não ficar irritado por ela gastar em remédio. Um dia desses estava conversando com um amigo, servidor público, e ele me dizia ganhava X , mas desse total Y ficava retido na fonte para o IR e só sobrava pra ele Z. Ele achava um absurdo. Eu disse para ele era só ele não fazer conta de que ganhava X e sim que ganhava Z que tava tudo resolvido.… Read more »
Bosco, interessante analogia. As FAs não tem plano de saúde e sim precisam comprar medicamentos para todos os tipos de tratamento. A solução para isso seria então fazerem igual empresas privadas, aplicam plano de saúde para os militares e dependentes e desmobilizam seus hospitais e clínicas. O problema do orçamento militar no Brasil é que ele não diferencia verbas de custeio das verbas de investimento e operacionalização. A hora que fizerem isso resolvem o problema de ter tudo dentro de um pacote só. E para os que criticam os militares, sugiro irem servir… ser deslocado para qualquer canto, tirar serviço… Read more »
Henrique, imagina esse militares vivendo a vida do brasileiro comum, ganhando R$ 1200 por mês. Então quer dizer que na sua interpretação, se um assassino mata 1 pessoa ele mais inocente do que o que matou 10? Kkkkk por isso o Brasil vai bem. Então você pensa que as empresas privadas dão o FGTS para os funcionários, engano seu, o FGTS e descontado do montante do funcionário e fica anos retido em uma conta desvalorizando ano a ano, e só ver como anda a desvalorização da moeda, o FGTS só benefícia os mais ricos que acessão esse dinheiro. Por fim,… Read more »
O FGTS não é descontado do funcionário. É um ónus da empresa.
Paulo, o trabalhador está na base da pirâmide, então o empresário vai passar esse custo pro empregado ou pra que está na base de alguma forma, por mais que digam que não.
Caro MIB, militares não são “brasileiro comum” e se vc quiser FAs ganhando salário mínimo esqueça então o conceito de FAs e defesa. Já temos fuga de cérebros nas FAs por conta da iniciativa privada e vc querendo que se mantenha uma organização de prontidão para dar a vida ao país sem nada, sem benefícios e com salário mínimo…. é de fato não entender o que significa uma organização destas e seu papel geopolítico e dissuasório. Ah… mas nunca tivemos guerras… pense que talvez por termos minimamente FAs de prontidão nenhum caboclo do entorno se meteu a invadir nosso território… Read more »
Henrique, eis a questão, exatamente por não ser um brasileiro comum, deveriam ser exemplo de boas condutas… Além do mais não acho que um militar e melhor ou passa perrengues maiores que um paí de família que acorda todo dia 5 da manhã pra por comida na mesa da sua família.
Abraço.
Kkkk essa foi de lascar.
Navios de superfície equipados com mísseis de cruzeiro, caças stealth, mísseis de longo alcance, satélites de observação, blindados de última geração, indústria de defesa pujante. É com essas e outras coisas que tornam um país forte e NÃO com seus militares vivendo como marajás.
Quer ganhar bem, meu camarada? Quer mordomias? Então vá procurar outra carreira, de preferência na iniciativa privada. Enquanto os militares querem resolver seus problemas de “paumolecência” e calvíce as custas do erário, dezenas de milhões de brasileiros passam fome.
Então não tente bancar o herói e justificar o injustificável.
Mordomias, marajás… nunca vi tanta idiotice escrita em um só post. Vai la nos quartéis e pergunta pelos marajás então.
Na hora que tudo dá M… são esses “marajás” que são chamados pra dar jeito nas coisas e limpar as “fraldas” dos valentões do Facebook e Playstation.
Vai servir e depois venha aqui cantar de moralista.
Não confundir cargos comissionados ou políticos com a tropa é minimamente sinal de inteligência!
A comparação não é válida. Uma pessoa que ganha salário mínimo, na ampla maioria das vezes, não tem o mesmo nível de qualificação e não corre o risco de ser mandada para uma situação em que terá grandes chances de morrer.
Kkkkk, o brasileiro comum esta exposto a uma realidade pior que a guerra, veja que morrem 70 mil pessoas por ano assassinadas fora outras milhares de desaparecidas que não entram nessa conta, a Ucrânia e a Rússia em quase 2 meses de guerra nem sonham com esses números, pelo menos oficialmente. Então que dizer que um militar faz parte da casta superior, ele não pode ser comparado com um brasileiro comum, afinal só militares tem curso superior, e por isso devem ter salários melhores e ganhar tudo de graça do estado, análise interessante, farinha pouca, meu angu primeiro, isso sim… Read more »
Em pais serio diferenca maxima entre salario minimo e o do máis alto posto e de ate 5 vezes. Forças Armadas mamam o decimo maior orcámento em dolares no mundo e temos este retorno. Brasil tem que acordar. A ucrania muitas vezes menor, tem missil neptuno, missil anti tanque stagma operacional, se começar a falar Turquia da ate ráiva. Acorda Brasil.
O recorde de homicídios no Brasil foi em 2017 e foram 64 mil pessoas, não 70 mil e militares estão tão expostos a esse risco quanto qualquer um de nós.
Não disse nada sobre casta superior, curso superior nem nenhuma das falácias que você que resolveu me imputar.
Militares também pagam impostos e também tem vários descontos em folha.
Por fim, se você ganha algo, é porque foi de graça. Se não fosse de graça, você teria comprado ou alugado.
As benesses do judiciário e do legislativo não justificam as despesas com benesses para os militares.
Todas deveriam ser extintas.
Henrique, Ter um serviço de saúde nas forças armadas é de suma importância e inclusive existe em todos os países do mundo e inclusive os hospitais militares são referência em muitas especialidades mundo a fora. Os oficiais médicos precisam exercer função médica para se um dia for necessários tê-los no campo de batalha. Não dá para não ter oficiais médicos, enfermeiros, etc. e no caso de um conflito contratar civis para irem para a frente de batalha. Se a maneira feita no Brasil é equivocada (não duvido que seja) há de se melhorar, mas acabar com o serviço médico nas… Read more »
Sim Bosco, não quis dizer o contrário e sim que os que condenam tudo nas FAs que venham com alguma solução então melhor. Quem já visitou hospitais militares aqui no Brasil como no exterior sabe o quão ainda precisamos melhorar. Sei disso pois conheço hospital de Base e hospital Naval de Brasilia, Hospital Marcílio dias (MB) no Rio e também o hospital do Bethesda nos EUA… pergunte qual está a anos luz em estrutura e investimento comparado aos nossos. A turma que acha que a coisa é fácil, sai de casa 4h da manhã e vai tentar uma vaga de… Read more »
Exato. Acho que a UNIMED e AMIL não iriam pra frente de combate…
Sério que o Sr tentará defender isso Cel. ?
Eu defendo pq pago p ter um sistema de saúde. Que, por sinal, está ficando muito ruim c os médicos R2. Eu escolhi ser militar c 15 anos de idade. Fiz concurso e, por mérito próprio e capacidade, passei. Em SC, entre 240 candidatos, passamos só dois. Não devo nada pra NINGUÉM!
Cel, não somos contra as barbaridades que estão fazendo.
Somos contra porque estão fazendo com nosso dinheiro.
Se estivessem comprando com seus soldos (que diga-se de passagem receberam consideráveis aumentos nesse des-governo), ninguém estava nem ai.
E já conversamos sobre isso, há uma grande diferença entre lealde e coorporativismo.
A primeira é leal até o limite de sua ética moral e própria, não aceitando erros seja de quem for, a segunda não preciso explicar.
Estou procurando o ¨considerável aumento¨ até hoje…. Não consegui comprar minha Mercedes Benz!
Para reclamar das coisas, já tem Jovem Pan, Globo, UOL, bandeirantes, Record, Veja, etc….
A tecnologia da web é Internet acabou com as grandes edições de revistas técnicas, i classe de defesa, e a ganância por Internet views audiência sem conteúdo está deixando de atender o espaço que ficou aberto….like, dislike e briguinhas políticas não melhoram a análise estratégica e técnica militar…assim como não faz a vaca engordar no pasto, nem tornar um medicamento mais ou menos eficaz
Desiste Mestre Bosco, a responsabilidade é dos próprios editores, na medida que vários debatedores com viés mais técnico embora não concordando ou não foram paulatinamente afastados….sobra apenas a garotada estimulada pela própria edição, pois a estes, não se vê a atuação moderadora, enquanto a outros, ficou inviável o debate tamanho os filtros…eu só posso postar uma vez ao dia e ver minha postagem dia seguinte ou 2 a 3 dias depois, inviabilizando qualquer diálogo. O curioso é que concordando ou não os conteúdos estão lá e adequadamente indexados no Google agregando views aos verdadeiros interessados. Quando se apresenta um fato,… Read more »
“ Desiste Mestre Bosco, a responsabilidade é dos próprios editores, na medida que vários debatedores com viés mais técnico embora não concordando ou não foram paulatinamente afastados….sobra apenas a garotada estimulada pela própria edição, pois a estes, não se vê a atuação moderadora, enquanto a outros, ficou inviável o debate tamanho os filtros…” Carvalho, Vou te falar um pouco da minha experiência de uns 10 anos editando a trilogia, com a qual trabalho agora apenas esporadicamente. A editoração dos sites mudou muito pouco desde o início deles. Quase nada mudou, na versade. E os filtros são iguais pra todos, justamente… Read more »
Olá, já pensaram em mudar a Plataforma de comentários para o Disqus? É uma ótima ferramenta para os usuários, cria um vínculo entre eles, fica fácil ver o histórico de comentários no perfil dos users, mais fácil combater fakes e de moderar comentários indesejados.
O disqus é muito bacana mesmo
Nunca me lembro da minha senha naquele negócio, mas dá para usar legal.
Tenho uma, bem básica, que já vi em outros fóruns similares, seleção de editores voluntários. Se trabalharem bem, ficam, se não, saem.
Qualquer empresa faz isso, sequem decide não tem como fazer diretamente, delega.
Obrigado, Sensato.
Já fizemos isso, houve resultados bons, houve resultados ruins, mas pouca duração do pessoal. Não é fácil.
Mas eu acredito que a responsabilidade maior está em quem comenta e sobre o que realmente quer discutir e que debate fazer, sobre assuntos de defesa ou assuntos de piroca mole, dura ou com prótese.
Eu tenho, uma que não poderia deixar de ser tão pessoal quando o seu próprio usuário é barrado na raiz. Liberem meu usuário. Carvalho2008 é meu nickname desde este ano, e ao longo desta história de mais de década e meia, nunca me envolvi em brigas, jamais encontrará palavrões palavrões ofensas e muito pelo contrário, trouxe o hábito aos amigos mais fiéis a trilogia o hábito de titular o tratamento aos amigos como “mestres”, justamente percebendo a necessidade de melhoria de estima e respeito para com os colegas. Não obstante a isto, meu usuário é travado enquanto outros rolam solto… Read more »
Carvalho, passei sua reclamação ao editor chefe pra checar se há algum problema barrando seus comentários / nick / ip.
Isso já aconteceu com outros e foi resolvido tecnicamente.
Eu vejo atraves deste meio um interesse maior nos temas militares. Muitos comentaristas evoluiram com este convivio. Tem uma minoria badernista e direcionada que nada contribue para nada ( redundancia). O que sinto e que todos apoiam a profissionalizacao da força, estar focada no seu objetivo constitucional, ter nr efetivo coerente e gastar bem dinheiro publico. Os ditos mais tecnicos devem esclarecer pontos tecnicos, porem ser tomar partido e so focar no melhor para nosso pais sofrido.
Onde assino?
Pois é, MIB. Não pode criticar as compras superfaturadas, não pode criticar o tratamento especial recebido na Reforma da Previdência, não pode criticar a pensão das filhas “solteiras”. Os militares são perfeitos e infalíveis, não erram nunca e são incorruptíveis, aparentemente.
Tem gente aqui que só falta colocar o coturno em um pedestal.
Fiz a declaração de IR de um capitão reformado. Ele recebeu bruto 450 mil em 2021.
É um completo absurdo.
Mentira. Eu sou Coronel e não recebi isso.
Fala isso para o TCU então, pois acho que eles foram ludibriados.
Pois a investigação sairá mesmo desssa vez viu rsrsrs.
O dito Capitão que se explique, então. Porque NENHUM Capitão, além desse mágico, recebeu isso.
Pq não vemos essa indignação com os deuses supremos e iluminados do STF,o que dizer de nossos “extraordinários “do CN,juízes,desembargadores,prefeitos,deputados e vereadores?
Pq vc compra uma falsa narrativa contra as FAs?
Pesquise olhe que uso é medicinal e acredito que os militares pagam por esses serviços de saúde.
Aí que você se engana, é que aqui o foco são as fas, que deviam investir o dinheiro do orçamento de defesa na defesa do país.
Mas sabemos que tudo que vc citou é outro câncer, mas é isso ai, o estado como um todo está podre, cheio de parasitas que só sugam o erário e em nada contribuem, e povo comum pagando a farra.
O nome disso é “whataboutism”.
E qual a justificativa para a picanha, o salmão e o whisky? São itens indiapensáves para a defesa nacional?
Mas é como eu falei, tem gente aqui que idolatra o coturno.
Mas os militares não estão errados por fazerem compras superfaturadas, errado estou eu por questionar. Afinal estamos no país onde o certo é errado e o errado é certo. Tá bom então.
Segundo li, descontam 3,5% do bruto para assistência médica.
Na atual situação já deveriam ter integrado um motor turbojato ou turbofan para aumentar o alcance do míssil.
O AVTM 300 poderia ser usado como defesa costeira para auxiliar o MANSUP?
Não pode. Tem que ter um sistema de orientação terminal para atingir um alvo móvel se deslocando e o AVTM 300 não tem. Ele foi pensado para ser utilizado contra alvos fixos e estacionários.
Bosco…
Uma duvida…
Temos a tecnologia do A-Darrer…
Não poderia ser usado no AVTM 300 para fisn anti aereos e como misseis anti navios.
Brasileiro,
A tecnologia de mísseis antinavio está no Mansup, não no A-Darter.
Mais lógico adaptar os equipamentos de busca, navegação e controle do Mansup no míssil AVTM300 ou, talvez menos difícil, um sistema de propulsão similar ao deste no corpo do Mansup, para uma futura segunda geração de mísseis antinavio brasileiros.
Teoricamente, é .ais fácil e iabel adaptar o corpo propulsão ďo AVTM300 a cabeça eletrônica e carga de guerra do Mansup, pois o tipo de ogiva é diferente, não deve explodir no contato e sim no retardo, além da guiagem em si…
Carvalho,
Acredito que um dos motores a jato da Turbomachine tenha tamanho e diâmetro compatível com o corpo do Mansup, o que ajudaria a utilizar os mesmos lançadores e interfaces, o que já ajuda muito.
Os atuadores sao bem diferentes, o perfil aerodinamico tambem e outro, cabeca guiamento muito diferente tambem. E outro missil, da para evoluir do Adarter para outro naval, que e o mansup, porem doAVM náo da.
Em tese sim. A cabeça de busca por imagem térmica do A-Darter poderia ser utilizada como seeker de um míssil antinavio, no caso, tanto numa versão do MANSUP quanto do AVTM 300.
A própria cabeça de busca do MANSUP pode ser instalada no AVTM 300.
*Como “antiaéreo” aí não tem como o AVTM 300 ser.
Prezado Bosco, o ADarter teria como atuar nessa função, mediante o uso de boosters?
Poderia! Com uma alteração de software e na ogiva. Seria um míssil pequeno e de alcance reduzido, mas seria possível.
Veja o caso do “foguete guiado” Bigung da Coréia do Sul que é feito para engajar alvos navais (ataque tipo enxame) que se aproximem da costa até uns 10 km de distância. https://www.facebook.com/ROKArmedForces/posts/2777326119032424/
Só de curiosidade, transformar o AVTM-300 em míssil antinavio foi o que fizeram com o Tomahawk. Ele era tipo o AVTM-300 , só era capaz contra alvos fixos e estacionários , mas a versão Block V teve um seeker de imagem térmica instalado no nariz, junto com um seeker PRH (radar passivo) e se tornou capaz de atingir navios. É mais fácil transformar o AVTM-300 em míssil antinavio , instalando um seeker de imagem como o do A-Darter, do que colocar uma turbina no lugar do motor foguete do Mansup. O seeker de imagem térmica é mais leve e menor… Read more »
O USMC pretende usar uma versão do Tomahawk como míssil antinavio baseado em terra.
Poderiam então, dar origem a mísseis para baterias costeiras anti-navio?
O Mansup pode ser utilizado em bateria costeira. A grande dificuldade seria designar alvo e diretora de tiro, um cj drones poderia suprir esta dificuldade e so guiamento final seria por meios proprios ( radar, infravermelho, camera termica…)
Antes eu culpava apenas a falta de recursos e a negligência dos governantes pelos atrasos e cancelamentos de projetos estratégicos da defesa. Hoje nós sabemos que os próprios oficiais são culpados também através do desperdício de recursos com viagras e próteses penianas! As Forças Armadas Brasileiras são uma decepção!
Míssil anti navio não fica em pé. Míssil anti navio fica inclinado quando lançado de navio. Se ficar inclinado à esquerda surgirão comentários acusando os desenvolvedores. Se a inclinação for à direita…nem me atrevo a escrever pra não tomar block. Esteves + isso ou aquilo = block. Se o míssil estiver pronto para ser industrializado em 2025 como afirma a matéria, será uma versão dos anos 2020 ou ainda será uma licença da primeira versão dos anos 1980? Poderemos contar com míssil para os anos 2020 ou um míssil dos anos passados…40 anos passados. A primeira versão será anti superfície.… Read more »
“ Se o míssil estiver pronto para ser industrializado em 2025 como afirma a matéria, será uma versão dos anos 2020 ou ainda será uma licença da primeira versão dos anos 1980?” Esteves Meu entendimento de cumprimento da etapa 3 é que 2025 é o prazo para entrega do lote piloto (cabeças de série) industrializado, e não para apenas estar pronto para industrializar. Sobre anos 1980 e 2020, a parte de propulsão do Mansup foi desenvolvida numa linha que se pode dizer mais próxima da licença, a partir de um programa iniciado para remotorizar mísseis Exocet já em uso pela… Read more »
Lembro do Bosco ter explicado o lançamento por aeronaves. Acho, pelo que leio aqui, que a FAB não quer. Só acho, não sei.
Essa Turbomachine lembro de citarem como desenvolvedores de uma turbina. Quantas vezes a palavra desenvolvimento está mencionada no texto? Ok. Vamos desenvolver. Vamos sim.
Não entendo um míssil como capaz de colocar o pais em outro patamar. Entendo que cavalo despenteado não desperta interesse mas…40 anos o pipoqueiro que fazia pipocas com provolone na USP formou 2 gerações.
Resgatando Mestre Glasquis.
Essa história de querer fazer tudo sozinho…leva tempo demais. Se o KC390 foi e é um sucesso, parte desse deve-se aos sócios desenvolvedores compradores como Portugal e Hungria, ainda que a Boeing tenha dado uma encoxada nos lusos.
Certo? Um produto de defesa para esse nosso mar é o mesmo produto de defesa para os irmãozinhos vizinhos.
Se nos metemos em reator nuclear com Argentina e Paraguai…
O sucesso do KC-390 deve-se às especificações da FAB e trabalho da COPAC, que tinha um excelente Gerente de Projeto. E à EMBRAER que teve a tecnologia e capacidade para fazê-lo.
o KC é um sucesso devido a EMBRAER ter dinheiro e fome para ganhar mais dinheiro, pq a FAB chegou a atrasar repasses, mesmo assim o avião saiu com pouco atraso, outro ponto a EMBRAER é craque em unir produtos disponíveis no mercado, boa parte do recheio, vieram do mercado americano.
O KC390 e o supertucano, bem como, material Antiga engesa, sistema astros da Av obras, são e foram sucesso em virtude do trabalho conjunto e bem feito das instituições militares, governo e empresas privadas, quando uma parte ou mais destre tripé fraqueja o projeto/empresa desaparece. Embraer deveria ir exterior pois governo está tendo escolhas obscuras levando Brasil e suas empresas a um futuro incerto, perigoso e crescimento pífio.
Boa.
Muitas postagens sobre mísseis. Assim a turma da sossego que não tem navio.
O que é a Fundação Ezute? Somos uma organização privada sem fins lucrativos, 100% nacional, cuja missão é contribuir para transformação das organizações brasileiras, especialmente as públicas, melhorando sua efetividade. Oferecemos soluções inovadoras em tecnologia e gestão, para instituições brasileiras, especialmente as públicas. Contribuímos para a transformação das organizações, apoiando a evolução da produtividade e efetividade. E, por consequência, colaboramos com o desenvolvimento econômico, a soberania e a autonomia tecnológica do Brasil. Atuamos baseados nas premissas das organizações sistêmicas: geradoras de valor para todos, modelo mental voltado à visão e comportamento holísticos, em direção à sustentabilidade, parceria, autonomia tecnológica e soberania.… Read more »
Acho que também desenvolveram o tíquete da zona azul. Aquele da maquininha.
“Sei lá, qual a expertise deles pra algo tão complexo como misseis anti navios?“
Está no próprio texto que você colocou, Jugger:
“ gestão complementar e engenharia de sistemas”
Os diversos sistemas em si são de responsabilidade de outras empresas contratadas, como SIATT, Omnisys, Avibras, mas alguém tem que coordenar tudo isso.
Parabéns à trilogia novamente, tem que ter culhões pra publicar algo desse “projeto”. Como pode tanta lentidão no andamento desse programa, por que o quarto teste nunca veio? No último vídeo publicado o míssil errou o alvo por pouco e simplesmente não tentaram mais? Será que é isso que os americanos fazem, eles tentam uma ou duas vzs e se não der certo eles desistem? Somos conribuintes e as coisas deveriam ser mais transparentes.
Acho que devemos integrar as nossas forças armadas. O MANSUP deveria ser um mísseis anti navio para as três forças. Lançados a partir dos ASTROS, do Gripen e das nossas embarcações. Sendo assim, o míssil terá mais escala e mais recursos disponíveis.
Pois é. Um desenvolvimento conjunto para as 3.
Papel do Ministério da Defesa que deveria fazer isso não apenas em relação ao MANSUP, mas como em relação à basicamente tudo que for pertinente. Já estou feliz que o desenvolvimento do Link BR2 está indo por esse caminho, mas gostaria de ver mais.
O sistema de saúde das Forças Armadas, das três forças, não utiliza um centavo de dinheiro público, é totalmente custeado com desconto em folha (é obrigatório, claro) dos seus militares, seja da ativa ou da reserva, até o fim da vida, usando ou não. A substância ativa do Viagra que foi comprada é utilizada pelo SUS, Sistema Único de Saúde faz mais de dez anos, serve para tratamento de problemas pulmonares. Sobre as próteses penianas, dois hospitais militares adquiriram três próteses para pacientes do Sistema de Saúde do Exército (cerca de 700 mil usuários) que realizaram cirurgia por recomendação médica.… Read more »
Tudo na vida tem 2 lados. Descobriram, não sei se falta provar, a teoria dos buracos brancos.
https://www.eb.mil.br/saude1
Srs,
Boa tarde a todos !!!
Tudo aí que escrevem agredindo as FFAAS não passa de mera narrativa tentando envolver os militares da ativa e reserva em escândalos por parte da esquerda lacradora.
O que eu posso dizer que o TCU/MPF já se encontra a frente de tudo investigando as denúncias de um Deputado esquerdista que inclusive não é função dele no Congresso.
Aguardemos os resultados dessas investigações e até lá vamos tentar focar nos assuntos técnicos expostos pelos nossos caros editores vem pedindo aí no Blog.
Grato a todos;
2º SG AM RM1 Burgos
Pronto. Problema resolvido. Com a mais típica das soluções brasileiras: uma “carteirada” (ou “carteiraço” como dizem mais no sul do país). É a solução mais simples para todos os problemas: basta ameaçar quem fala deles. Pronto, eles acabam. Com direito até à identificação da unidade à qual pertence a “autoridade”. Típico. Sob a justificativa de defender o pedido dos editores, fez tudo o que eles pediram pra não fazer. Não ousem mais criticar as forças armadas, pois o sargento tá na área. E antes que me digam que aqui não é o lugar adequado pra criticar as forças armadas ou… Read more »
Mais um com complexo de vira latas .
Blz amigo !!!👍
Se assim faz vc se sentir melhor vai lá então !!!
Destila bastante seu ódio aí e depois me diz se valeu a pena !!!
Querido colega, vira latas eu seria se aceitasse carteirada e ficasse calado. Essa cultura do “sabe com quem você tá falando, eu sô otoridade!” é uma das ruínas do Brasil. Além disso, não respondi com ódio, como você mencionou, apenas respondi. Mas enfim, posso ter interpretado mal a sua escrita. De qualquer forma, como uma das suas duas respostas foi bem humorada e até me convidou pra pescar, o que eu jamais recusaria, fico com ela e agradeço a sua boa vontade, quem sabe um dia o site promove um encontro de comentaristas e aí terei o prazer de conhecer… Read more »
Então caro Cansado !!! Bom dia !!! A intensão com o meu comentário mais acima não foi calar e dar carteirada ninguém, só se pediu um pouco mais moderação aos outros demais colegas que estão misturando as coisas e os editores tão ficando maluco com o povo aí o Galante já deve tá ficando careca o Poggio cheio de rugas e os demais colaboradores do blog tudo de cabelo branco 🤣. Faz o seguinte !!! Quando vc quiser subir o tom da conversação, tem o outro blog lá o Forte !!! Lá é porrada, tiro e bomba !!! Os moderadores… Read more »
Cansado né ?!
Tá mais pra estressado !!!
Vai pescar e relaxa !!!
Aí !!!
Se vc mora no Rio eu arrumo um passe pra vc ir pescar lá no píer da Base Naval 👍
Então vaza…
Como estranho no ninho e, escapando do Mansup, penso que nós os insubordinados ignorantes sobre assuntos de Defesa, aprendemos bastante mesmo postando a lá sea skimming. Não dá pra competir com os especialistas e dominadores. Quando Esteves começou e até hoje, me chamam de 10 vezes mais burro que o Nonato. Só porque vou escrevendo sem fazer a devida correção de pensamento. Nem sempre. Uma coisa é escrever editando. Outra é escrever de supetão. Escrever com o ódio da crítica perfurante é raso. Ok. É líquido como afirmou Bauman. É dos dias de hoje aproveitando as redes sociais e o… Read more »
Vi agora que Israel está abatendo drones com laser. Relativamente ao MANSUP, enquanto houver etapas 1, 2, 3, 4, ….10, 20, 40, 50 em diante, ele será o “futuro”. Se um dia terminarem estará obsoleto, e aí começarão outro projeto com diversas etapas. Igualmente o “Matador” e o nosso terrível subnuc que ora mendiga à Rússia uma ajuda “humanitária” para sair da terra, e tem o cemitério como destino. Tudo isso é uma vergonha, que só consegue enganar aos incautos e desinformados.
Por que você se refere a si na terceira pessoa? Certa feita li que há uma explicação psicológica pra isso. Vou procurar! Se puder adiantar…
“Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
“Alternativamente, pode ser considerado como um traço de personalidade narcisista — o exato oposto da sensatez. Afinal, Coleridge acreditava que encobrir o próprio egocentrismo era um truque: pense os críticos do presidente americano que apontam que Donald Trump frequentemente se refere a si mesmo na terceira pessoa.”
Fui no Google e achei isso. Tem mais. Sabia q era um traço psicológico.
Quem faz isto também é o Edson Arantes do Nascimento/Pelé.
Nunca entendi.
O Edson se refere ao Pelé na terceira pessoa. Tipo, não ganhei três copas, não fiz mil gols…foi ele, o Pelé. Uma forma de manter a sanidade, digamos. O nome Pelé é tão famoso como a Coca-Cola, Marlboro e Nescafé. Ele pode. Com todo o respeito ao Mestre Esteves.
Fund. Ezute…putz !
Um amigo já tentou trabalhar lá….pagam mal, tem gente de menos e tecnologia nenhuma. Leiam os textos que publicam ou as “entrevistas”…só enrolação.
Colocando os “is” nos “pingos”…esqueçamos.
Quando este troço ficar pronto…em 2045…pois no Brasil há o atraso do atraso, vai ser igual ao MSS 1.2…pouco mais que uma flexa pesada.
O Brasil, quando anda, anda para trás !
Pior que eu não posso nem discordar de ti….
Conselho a Azeite, com os gastos atuais das FAAs nacionais em gêneros,digamos supérfluos, a Azeite deve celebrar o mais urgente possível contrato com baratinhas contra cancelamento de aquisição por parte da MB, de no mínimo 100 unidades do Mansup para viabilizar o projeto.
Assim como fizeram Avibras e Embraer (e olha que no caso da última, não foi tão garantido assim).
Aguardamos a conclusão do projeto !
Azeite.
Correção: Azute !
Contrato com garantias.
Complicado.
Muito possivelmente vai para o mesmo lugar onde estão: Tamoyo, Osório, Charrua, o VLS, e que aguardam a chegada do sistema Astros e da Embraer junto com o que sobrou do Finado programa espacial Brasileiro…
Tudo normal. O Brasil e suas forças armadas estão sempre em passo de tartaruga. O país não é sério em sua defesa. O negócio é ser servidor público e ter salário garantido. Comandantes das forças não se prestam em dotar o país de forças capazes.
desenvolvimento e muito lento, mais defesa nao e uma pauta importante no congresso, projetos de defesa precisa dinheiro, e isso se passa pelo congresso, as forças armadas sao instrumento de um pais , que chefe desse instrumento executivo quem dar dinheiro para esse instrumento e o legislativo , como nenhum dos dois estao funcionando, vai demorar muito ate Brasil se tornar autossuficiente em defesa.
MANSUP
MANSUP 1
Meu deus, ler notícias sobre o desenvolvimento de sistemas no Brasil, sobretudo pela MB, dá até preguiça. É tanta etapa de desenvolvimento, tanto texto inútil que não explica nada e deixa tudo em aberto… o que entendi do texto é que basicamente o desenvolvimento deve durar até 2025 e ainda assim ninguém tem certeza de nada.
Tive a mesmíssima impressão.
Mais 6 anos só para industrializar o míssil. Coisa que já deveriam estar fazendo no desenvolvimento (criar máquinas e ferramental, processos etc. Falta de um bom engenheiro de produção). Mas olha que em se falando de desenvolvimento de sistemas de armas no Bananasil (principalmente mísseis) a MB está de parabéns. O MT -300 tem 300 anos de desenvolvimento, o MAR-01 foi para o “mar” rsrs, o MAA1 A/B já era e por aí vai. Mas li que vão munir nossas bombas e mísseis com Viagras e bombas penianas, isso para não falar na Cloraquina, no lugar de explosivos. Agora entendo… Read more »
Correção “Agora entendo o porquê nossas FAAs são tão importantes”.
onde se lê Importantes, leia-se Impotentes.
É necessário entender algo importante sobre as FAs e os seus militares.
Tal como outras instituições públicas brasileiras. Não existe o menor interesse na função a ser exercida ou na eficiência das mesmas. Apenas nos beneficios de ser funcionário público (na sua maioria, parásitas inuteis); e em manter os privilégios!
Este é um país de gente mediocre que valoriza a ignorância e a ostentação!
O futuro do brasil é o fim do mesmo. O fim desta republica de mentira que mais parece uma aristocracia absolutista.
O sul é o meu país!
Quanto estiver pronto nem meios navais para empregá-los teremos. E se os tivermos, mais por sorte do que por competência (Enquanto nação), estarão novos na obsolescência. E por pior que possa parecer, é melhor do que não ter.
[OFF] ⚠️ Vaza foto do cruzador Moskva danificado no Mar Negro em 15 de abril de 2022:
👇
Aparentemente, o ataque do míssil atingiu a base da superestrutura da proa do navio. A explosão das ogivas e a queima dos restos do míssil alimentaram a detonação das adegas de munição antissubmarino (RBU-6000), que estavam localizadas abaixo da linha d’água.
Fonte:
https://twitter.com/Capt_Navy/status/1515830499020877830?s=20&t=OwK0RwXdxcnogZsK-ZyXug
A coisa foi feia!!
Seria interessante dizer que as 10 seções que são de responsabilidade da SIATT estão sendo entregues, dizer tbm que ela está sendo a única empresa que seguiu firme durante a pandemia não gerando impacto de atrasos para o cliente.
O Brasil ta no bom caminho, vamos ter calma, primeiro vamos consolidar as tecnologias já existentes, logo em seguida vamos finalizar todos os projetos em carteira, são eles : PROSUB, KC390, GRIPEN NG, ASTROS 2020, MANSUP , GUARANI 6X6, AVMTC 300, FRAGATAS CLASSE TAMANDARE, FUZIL IA2, MANAER, vamos tentar alocar o máximo de verbas para finalizar esses projetos.
Lançamento do MANSUP
Um vídeo de 3 anos atras, mas para quem ainda não viu…
https://www.youtube.com/watch?v=K3v7GSrP-RA
Quando será inserido um booster para esses mísseis do Brasil. Para duplicar ou até triplicar seu alcance ???
Deviosan,
O Booster aumenta a aceleração inicial, mas o grosso do trabalho em dar grande alcance a um míssil antinavio é do motor, seja foguete ou jato. O motor a jato (turbojato ou turbofan) é o que dá maior alcance.
Mas caro Fernando, já que o Booster aumenta a aceleração inicial, consequentemente ele aumenta o alcance também.
Lógico que o motor tem a função de manter a aceleração. Segunda a fórmula básica da física D= AxT (onde Distância é igual Aceleração vers7s Tempo), nosso amigo acima não está completamente errado.
Mas concordo que com talvez um segundo Booster, e um turbojato (TJ-1000 da Turbomachine), o alcance do míssil seria muito maior.
Porém teríamos que incluir novos sistemas como link de dados, Satcom etc (divido ao alcance além da linha visual, ou BVR se assim preferirem ).
Não disse que ele está errado nem disse que o booster não serve pra aumentar o alcance.
Eu afirmei que, no caso de um míssil antinavio o que mais ajuda a aumentar o alcance é o motor que sustenta a parte mais longa do trajeto.
“Deviosan,
O Booster aumenta a aceleração inicial, mas o grosso do trabalho em dar grande alcance a um míssil antinavio é do motor, seja foguete ou jato. O motor a jato (turbojato ou turbofan) é o que dá maior alcance.”
Bom, então acho que lí errado, mas passa essa impressão sua postagem.
“ Bom, então acho que lí errado, mas passa essa impressão sua postagam”
Sim, leu errado. Ou não entende o que quer dizer “o grosso do trabalho em dar grande alcance”.
Em nenhum momento escrevi que o booster não serve, e sim que, para um míssil antinavio (não estou falando de antiaéreo) o principal fator para ampliar o alcance não é um booster, e sim a propulsão principal.
“Sim, leu errado. Ou não entende o que quer dizer “o grosso do trabalho em dar grande alcance”. Em nenhum momento escrevi que o booster não serve, e sim que, para um míssil antinavio (não estou falando de antiaéreo) o principal fator para ampliar o alcance não é um booster, e sim a propulsão principal.” Pelo contrário, entendo sim o que quer dizer o “grosso do trabalho”. E mais uma vez lhe corrigindo ou adicionando informações a sua afirmação, para melhora do alcance em qualquer plataforma (aérea, naval, terrestre etc), vai além do motor. Tem que se equalizar a razão… Read more »
O Neptune também utiliza um booster, dois motores foguetes e possui bom alcance. Um Mansup com uns 150 km de alcance já estava ótimo. O mais difícil mesmo e a eletrônica de guiamento, ópticos, esse booster a avibras projeta fácil.
“O Neptune também utiliza um booster, dois motores foguetes e possui bom alcance. Um Mansup com uns 150 km de alcance já estava ótimo. O mais difícil mesmo e a eletrônica de guiamento, ópticos, esse booster a avibras projeta fácil.” Exatamente caro Paulotd. O maior probela seria um sistema de C2 autonômo do míssil (Comando e Controle). O próprio MT-300 poderia ser usado para a função sup/sup com poucas adaptações. Teríamos que incluir nele um radar de direção ( ai temos as opções do SPC-01 Navalizado ou a versão melhorada já em uso no MANSUP), link de dados (LINK BR2)… Read more »
Deviosan, Em mísseis antinavios com motores foguetes sólidos geralmente não se utiliza um booter destacável , sendo ele integrado ao motor e havendo dois estágios de queima no mesmo motor. O primeira estágio de queima é mais forte e rápido (uns 3 segundos) para lançar o míssil e depois começa o estágio de queima, mais lento (uns 3 minutos) para sustentar o voo em maior alcance. Esse sistema é chamado de motor foguete de “duplo empuxo”. O uso de booster destacável em mísseis com motores do tipo foguete sólido é usado , mas para aumentar o alcance em alguns mísseis… Read more »
Ai não entendo, contratar a Ezute para gerenciamento do projeto, se a MB tem a Engepron?, um míssel que está a anos sendo desenvolvido, e que salvo alguma informação sigilosa já nasce ultrapassado, principalmente em alcance, sendo que ainda após deverá ter as variantes para lançamento aéreo e submarino desenvolvidas, é muito tempo, além de se gastar muito, se gasta mal, realmemte a MB passa a impressão de ser a pior administração das forças armadas, lembro ainda do gasto para comprar a tecnologia para fabricar os submarinos IKL e dos próprios OPV da Classe Amazonas, onde nada foi construido, lamentável.
Está no mesmo patamar das outras viu. A FAB compra a Gripe sueca (Gripen ) é joga no lixo todo o conhecimento do desenvolvimento e fabricação do AMX. O EB compra o lince (Guaraní) e joga fora todos os conhecimentos do Urutu, Cascavel etc. Agora irá comprar um MBT sendo que se pode desenvolver uma versão moderna do Osório (o parque de manutenção do Sul já provou que é possível reativando os 2 protótipos do Osório). Modernizar o M-113 e dispensa a fabricação ou evolução do Charruá. Desenvolve a TORC-30 mm e depois compra a UT-30 BR. etc etc etc.… Read more »
“A FAB compra a Gripe sueca (Gripen ) é joga no lixo todo o conhecimento do desenvolvimento e fabricação do AMX.”
O AMX é um “Xavantão”, como dizia um amigo meu coronel da FAB, não tem nada nele comparável ao Gripen ou outro caça de 4a. geração.
Palavras pouco generosas Mestre. A aquisição dos AMX nos deu muito, com certeza poderíamos tirar mais e melhor proveito
dessas máquinas, sobretudo
em termos operacionais… Mas
O AMX é de outra geração e sobretudo não é um caça.
Abs
Triste quando se confundi lealdade com corporativismo. AMX Xavantão, meu deus ! “não tem nada nele comparável ao Gripen ou outro caça de 4a. geração.” Lógico que não, pois ele é de uma geração anterior, mas nada que uma re engenharia não resolva. Mas estamos falando de Brasil né ? Já sabemos como as coisas são aqui. Acho que a FAB deveria ir a Índia, Japão, Turquia, Coreia etc informar eles para desitirem da evolução de projetos de seus caças e comprar o Gripen ( que diga se de passagem não ganha uma concorrência. Ou o mundo está errado ou… Read more »
PS: Na década de 80 a propria Embraer já apresentava a então ministro da aeronautica uma versão hipersônica do AMX (com pós combustor), algo semelhante ao F-16 (que com a nova modernização da USAF ficará em pé de igualdade com o Gripen ou até melhor). Se na década de 80 a Embraer tinha essa capacidade o que dirá agora. A Akaer desenvolve junto a Turquia o Hurjet (mais moderno e capaz que o Gripen, pois se beneficiará de todo o conhecimento da 5° geração). Uma cooperação entre as duas empresas e os dois países é mais que bem vinda. Ou… Read more »
Ai não tem viagem internacional, estágio, diária em euro…….. teria que trabalhar, suar camisa, queimar neurônios. Pessoal quer isso não. O supertucano e o kc são exemplos que pode dar certo, tem que querer e trabalhar em conjunto, governo, instituições militares, iniciativa privada e centros pesquisa / Universidade. ….mais da uma preguiça, melhor pegar uma boquinha ministério ou estatal.
Beira a insanidade as suas conclusões. Com todos os defeitos, falhas e críticas que alguém possa ter a propósito da FAB, é impossível não reconhecer que foi a única força que soube realmente capitalizar e transformar em benefícios concretos para o Brasil seus desenvolvimentos e projetos. Se hoje a indústria aeroespacial brasileira ( tanto de asas fixas quanto rotativas) é a maior do Hemisfério Sul, capaz de rivalizar em muito setores com as suas rivais do primeiro mundo, é mérito também da FAB . CTA/DCTA teve um rol importassimo. Foram audazes, visionários mas muito concretos. Você viu alguma grande contribuição… Read more »
“ Você viu alguma grande contribuição da MB para industria naval brasileira? Eu posso estar engando mas até agora não consigo enxergar. Os programas da MB tiveram a capacidade de transformar profundamente o parque industrial brasileiro ? Souberam colaborar de maneira proficua com o setor civil e democratizar o conhecimento que adquiriram ?” Thiago, Sem querer contradizer você sobre o ponto principal da argumentação, a criação e multiplicação de mão de obra devido aos navios construídos e mantidos no AMIC / AMRJ dos anos 1930 aos 1950 foi fundamental pra indústria naval que cresceu muito nos anos 60 e 70.… Read more »
Não vou perder meu tempo em te responder. Insanidade é ver que todo o mundo, literalmente desenvolve caças com evolução ( exeplo Japão com seu 5° geração evolução do J2) e o Brasil continua a comprar projetso. Insanidade é ver que em um país com inúmeras empresas de blindados e blindagem não se consegue fabricar algo que já é dominado no mundo todo. Mas a que esperar de uma país onde o povo aceita ser lesado por certa casta da sociedade e ainda defende isso, mas acha absurdo quando o mesmo acontece com o “time adversário”. Vamos de muita cloraquina,… Read more »
Teste bloqueado 18/4 , 09:18hr
Eu tenho um colega que é Oficial de Marinha, ele precisou implantar um marcapasso, pode custar de 8 a 10 mil reais. Ele se internou em hospital da Força, ele tem plano de saúde da Força, que o obriga a pagar o plano, e ele recebeu o marcapasso, está então vivinho, andando pelo Rio de Janeiro. Você, que não estuda e nem conhece a lide, os tramites e as formas da Força funcionar, iria estranhar se em licitação pública visse 800 marcapassos de boa qualidade nessa faixa de preço de 9 mil reais, em vias de aquisição pela Força? Faça… Read more »
Plano de saúde top hein. Enquanto isso o resto da população ou paga uma fortuna ou espera anos no Sus. MB tem 80 mil de contigente, imagina o custo desse plano top.
Que sai do bolso dos marinheiros top….
Com todo o respeito Cel, mas está passando vergonha aqui viu.
Tentando defender o que não há defesa.
A população já tem noção das coisas.
Não posso admitir que o plano de saúde do recruta, soldado raso é top, mas do oficialato rsrsr.
É o mesmo plano… Mesmo hospital, mesmo médico, mesmo enfermeiro, mesmo medicamento… Não estou passando vergonha nenhuma. Vocês, que nunca cruzaram o portão dum quartel, postam o que não sabem.
Cel. Meu avô é veterano da WWII.
O pai do meu sogro foi sub oficial do EB e quando ficou doente foi para hospital militar.
Mas admito que achei que o Sr estava defendendo os absurdos alimentares e outros gêneros no orçamento, e não plano de saúde.
Se fosse o Sr estaria igual a um advogado defendendo um cliente que foi pego na cena do crime, com as mãos cheias de sangue da vítima, cravando a faca no corpo da vítima.
Não há defesa !
Amigo, cuidado com o que você lê na mídia marrom. Não compre tudo sem antes pesquisar. Há uma clara campanha para denegrir as FFAA e, por consequência, o PR. Não vai colar!
Boa noite Paulotd !!! A Marinha não dá plano de saúde aos seus militares, ela da assistência médica hospitalar, vou colocar eu como exemplo: Já fiz um Cateterismo, uma Angioplastia com a colocação de 2 stents (infarto)e fiz 4 cirurgias do olho esquerdo, sendo a última um transplante de córnea e estou pagando até hoje. Como disseram aí em alguns comentários disseram que tá havendo avacalhação com o dinheiro público. Não vejo assim mesmo até pq não tem nada do dinheiro público pq estou pagando do meu bolso, tudo que falam é para desestabilizar as FFAAS e seus pares justamente… Read more »
Mas o tal Foxtrot compra a notícia como verdade… Ele e outros.
Cel. Vocês tem que provar o contrário então.
Não acredito que o TCU se daria a perder tempo para investigar notícias falsas ( sim, nada de Fakenews pois estamos no Brasil e aqui se fala o português nacional).
O mais engraçado é que em épocas passadas (indiferente do governo que estava no poder) isso não era documentado.
Ou é uma mentira muito bem articulda ou é verdade, e com todo respeito, vendo os absurdos dessa administração a qual vocês resolveram se juntar, não dúvido que seja verdade, até que me provem o contrário.
Acredito que esse deva ser um dos poucos, se não o único (exceto SM39), dos atuais misseis anti navio com propulsão a motor-foguete, todos os outros usam turbinas como o Harpoon, e isso limita o alcance a meros 70 km, colocando a aeronave ou a embarcação lançadora no alcance do inimigo
Tomara que não termine como o míssil anti tanque que foi terminado e acabou sendo importado da Suécia.
O javali americano tem 5 km de alcance, e o nosso tinha meros 500 metros
Prezados, gostaria apenas de solicitar a inclusão dos créditos devidos a minha autoria abaixo da arte que ilustra o topo desta matéria, por gentileza.
Essa arte foi feita por mim para meu site Portal Defesa, e publicada em uma matéria sobre o andamento do projeto em 2014. Foi também utilizada como base para outra arte da SIATT em banners de feiras em que participa.
Tentei contato por e-mail com o Galante, porém não obtive sucesso.
Certo da compreensão, agradeço antecipadamente.
Obrigado Leonardo, pelo contato. Não recebi seu e-mail.
Vamos acrescentar seu crédito. Um abraço!
Muito obrigado Galante.
Apenas para avisar, o e-mail alexgalante@fordefesa.com.br está retornando, por algum motivo.
Forte abraço.
Muito obrigado! vou verificar. Abs
Mesmo com a existência do MD a mais de 20 anos, continuamos a errar na forma como coordenamos o desenvolvimento e aquisição de meios/artefatos tecnológicos tão importantes a nossa independência tecno-industrial militar… Não faz sentido, ainda, a política do cada um que se vire… Isso já era para estar sob o guarda chuva do MD, através de uma agência de desenvolvimento e aquisição, assim evitaria-se o que aconteceu com os mísseis ar-ar e bombas guiadas, além de outros sistemas embarcados tocados pelas formas de forma independente. É inconcebível que até hoje isso aconteça. Um míssil anti-navio não seria somente de… Read more »
Infelizmente essa simples conclusão só depende de vontade política dentro do MD.