O CIWS Kashtan-M poderia ter salvo o cruzador russo Moskva
O Kashtan-M, um sistema CIWS russo, é um moderno sistema de defesa antiaérea usado pela Marinha da Rússia.
Ele está instalado a bordo do navio-aeródromo Admiral Kuznetsov, do cruzador da classe “Kirov”, escoltas “Udaloy”, fragatas “Neustrashimy” e outros navios.
O Kashtan-M combina de dois canhões GSh-30K rotativos de 30mm e mísseis SA-N-11 de defesa de ponto. O sistema provê defesa aproximada contra mísseis antinavio, antirradiação e bombas guiadas, aeronaves de asa-fixa e rotativa, bem como contra pequenos alvos no mar e na costa.
O sistema foi desenvolvido numa estrutura modular, compreendendo o módulo de comando e módulo de combate (que pode variar em número, dependendo do tamanho do navio). O módulo de comando garante os procedimentos IFF, a aquisição e designação de alvos e a geração de dados para os canhões e mísseis.
O módulo de combate compreende a torreta de canhões e mísseis, os sistemas de radar de direção de tiro e eletroóptico, um sistema de computação e o sistema de alimentação de energia. Um sistema de controle multicanal provê o rastreamento simultâneo de múltiplos alvos no radar e no sistema óptico de TV.
Cada torreta contém, além dos canhões rotativos, até 32 mísseis SA-N-11, sendo 8 mísseis para pronto uso (quatro de cada lado). O tempo de recarga para os mísseis é 1.5 minuto.
Os mísseis SA-N-11 são capazes de engajar alvos de 1.500m a 10.000m de distância, a altitudes de até 6.000m.
Nos vídeos abaixo, o Kashtan-M em ação: