Depois que a Argentina ocupou as Ilhas Malvinas/Falklands em 2 de abril 1982, os britânicos despacharam rapidamente sua frota para navegar até o Atlântico Sul e recapturá-las.

A cadeia logística de 8.000 milhas incluía apenas uma base, na Ilha de Ascensão, no Atlântico central. A ilha foi fundamental para a retomada britânica das Malvinas, fornecendo a base onde a Força-Tarefa se reuniu e se organizou após sua saída apressada do Reino Unido.

Ascensão era usada principalmente como base pelos EUA, que tinham uma estação de rastreamento da NASA e um centro de inteligência de sinais na ilha.

O aeródromo Wideawake da ilha, com uma pista de 3.000 metros, foi de importânia vital.

No auge da operação, Wideawake veria mais de 300 movimentos de aeronaves em um dia, tornando-se um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Aeródromo Wideawake na Ilha de Ascensão, em 1982


O navio RFA Fort Austin (A386)

Quando a Guerra das Malvinas começou, o navio de suprimentos RFA Fort Austin estava operando no Mediterrâneo ocidental para o exercício anual Spring Train, e recebeu ordens para seguir para o Atlântico Sul.

Em 9 de abril, o RFA Fort Austin se tornou o primeiro navio a passar pela Ilha de Ascensão, indo para o sul para encontrar o HMS Endurance. O Fort Austin levou a bordo um trio de helicópteros Lynx, armados com o míssil antinavio Sea Skua.

O Sea Skua ainda não havia sido totalmente liberado para serviço, mas esses helicópteros forneceram proteção vital ao navio de suprimentos desarmado ao entrar na zona de combate.

Helicóptero Lynx com míssil Sea Skua

Três dias após a partida de Ascensão, o Fort Austin se encontrou com o HMS Endurance, e transferiu mais de 200 cargas por cabo e helicóptero.

No dia seguinte, durante uma série de transferências que foram da manhã à meia-noite, outras 300 cargas foram para os navios Antrim, Plymouth e Tidespring, rumo ao sul para libertar a Geórgia do Sul.

Na tarde do dia 14, menos de um dia depois, começou uma terceira série de transferências, 380 cargas para a principal força-tarefa de superfície dos navios Sheffield, Brilliant, Glasgow, Coventry e Arrow.

O RFA Fort Austin levou a bordo 200 cargas para retornar à Ascensão durante esse processo, desde munição de treinamento até excesso de tinta e possivelmente incluindo várias cargas nucleares de profundidade transferidas de outros navios. O Fort Austin descarregou na Ilha de Ascensão e recebeu outras 480 cargas em 48 horas antes de seguir para o sul novamente. Ele foi um dos muitos navios-tanque e navios de abastecimento que mantinham a força operando.

RFA Fort Austin e RFA Fort Grange, em 1982

Armas nucleares

Helicóptero Wasp com uma bomba de profundidade nuclear WE177A

Quando a ordem para seguir para o sul foi dada, vários navios de guerra tinham bombas de profundidade nucleares WE.177A a bordo. Entre eles estavam as fragatas Type 22 HMS Broadsword e HMS Brilliant e os porta-aviões HMS Hermes e HMS Invincible.

O Ministério da Defesa explorou várias opções para transferir essas armas nucleares das fragatas para a segurança dos paióis a bordo dos navios Fort Austin, Hermes e Invincible.

Uma publicação do MoD descreve uma série complexa de manobras para evitar a presença dessas ogivas nucleares em áreas que quebrariam a obrigação do Reino Unido com o Tratado de Tlatelolco, muitas vezes referida como Zona Livre Nuclear da América Latina.

Em nenhuma circunstância os navios que transportam armas nucleares podem entrar em águas territoriais ao redor das Ilhas Malvinas. Após o término do conflito, as armas foram transferidas no mar para os dois RFAs Fort Austin e Resource para transporte de volta ao Reino Unido.

FONTE: Naval Gazing / Wikipedia

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