Marinha Chinesa testa novo míssil balístico antinavio YJ-21, lançado de destróier Type 055
A PLAN (Marinha do Exército de Libertação Popular) acaba de divulgar um vídeo mostrando o lançamento de um novo míssil hipersônico denominado Eagle Strike YJ-21
O analista H I Sutton identificou a arma como o míssil balístico antinavio hipersônico YJ-21 (ASBM), provavelmente baseado no projeto CM-401.
As características do YJ-21 são desconhecidas porque não houve aviso oficial do lançamento do teste. O vídeo, por outro lado, denota um míssil lançado a frio (possivelmente de dois estágios), sugerindo um míssil balístico antinavio com HGV (Hypersonic Glide Vehicle).
As superfícies de controle são bastante pequenas, o que significa que provavelmente não é um míssil antiaéreo. De acordo com dados abertos, o VLS instalado a bordo dos Type 055 pode acomodar mísseis com as seguintes medidas máximas: Comprimento de 9 metros e diâmetro de 0,85 metros.
Se esse míssil for o hipersônico YJ-21, os cruzadores Type 055 se tornariam os navios de guerra mais fortemente armados do mundo.
O míssil foi disparado de um destróier Type 055, classe “Renhai”. Com 8 navios já na água, o Type 055 é sem dúvida o combatente de superfície mais impressionante da frota da PLAN (Marinha Chinesa), tornando-se um foco natural de observadores. Novas informações sugerem que pelo menos mais dois estão em construção em Dalian, na China.
FONTE: Naval News / Covert Shores
Prefere vídeo? Veja aqui e inscreva-se no canal Forças de Defesa no YouTube: