Corveta-Museu Imperial Marinheiro sofre alagamento e aderna no Porto Histórico de Rio Grande
A Corveta-Museu Imperial Marinheiro, pertencente a Marinha do Brasil e atracada no Cais do Porto Histórico de Rio Grande, nos fundos do Museu Náutico da Furg, chamou a atenção na tarde deste sábado (23) de pessoas que passavam pelo local de atracação da mesma, porque acreditaram que o navio estava afundando.
Na verdade, a corveta apresentou uma avaria na praça de máquinas, ocasionando a entrada de água na embarcação.
Conforme nota oficial do comando do 5º Distrito Naval (Com5DN), os militares da Marinha trabalharam a fim de corrigir a avaria, utilizando uma barreira de contenção em volta da embarcação para prevenção de eventual derramamento de qualquer fluido. Todo o óleo a bordo foi retirado e não há risco de poluição hídrica.
FONTE: Diário Popular
Nós somos imbatíveis em afundar embarcações atracadas. Lembrem-se do Toneleiro.
Me lembro estava de serviço no CIAW na noite que aconteceu.
O nome correto é Tonelero.
Olá Galente. E teve o S40 Humaitá recentemente. A lista mostra um panorama sistemático.
S40 é o Riachuelo.
Longe de preciosismo da minha parte em relação a criticas merecidas, mas navio-museu alagando e navio do setor operativo (ou em testes) alagando são acontecimentos péssimos, porém essencialmente diferentes em seus motivos, responsabilidades e implicações. Difícil falar em algo sistemático.
Olá Nunão. Obrigado pela correção em relação ao nome do S40. Quando falo em “panorama sistemático” quero dizer que periodicamente algum navio da MB alaga enquanto está atracado. E parece que feriados são um agravante.
De fato, a “corveta-museu” alagou neste fim de semana prolongado, agora em 2022, e mais de 20 anos atrás, o então operativo submarino Tonelero alagou no Natal de 2000. É possível que nesses dois casos o feriado tenha sido agravante.
Mas se não me engano 11 de março de 2021, quando foi alagado um compartimento do submarino Riachuelo, ainda em fase de provas, não era feriado. A não ser que o fato de ser o Dia Mundial do Rim tenha influenciado indiretamente neste incidente com líquidos.
Olá Nunão. Agravante sim, condicionante não.
Camargoer, aproveitando que vc está aqui, ontem ou anteontem teve uma discussão no Poder Aéreo, numa das matérias do Gripen, sobre o financiamento dos caças, carência de pagamentos etc.
Coloquei lá alguns links pra iniciae uma pesquisa a respeito e tirar as dúvidas (sei que vc, como eu, preza fontes primárias). Caso não tenha visto, dê uma passada por lá.
Pra facilitar, já que a matéria tem mais de 200 comentários:
https://www.aereo.jor.br/2022/04/22/forca-aerea-brasileira-incluira-mais-4-cacas-gripen-no-primeiro-lote/#comment-698488
Olá Nunão. Vou ver sim. Obrigado pela recomendação. Estou pensando em buscar aquela visita técnica em Resende, agora que a pandemia recuou.
Recomendo, bem legal se vc conseguir organizar para o pessoal da sua faculdade. Pessoal da INB foi bem receptivo e profissional quando visitei.
https://www.inb.gov.br/Contato/Perguntas-Frequentes/Pergunta/Conteudo/o-que-devo-fazer-para-solicitar-uma-visita-a-fabrica-de-combustivel-nuclear-da-i?Origem=1757
Não teve uma FCN que adernou alguns anos atras? ou foi Inhaúma ?
Foi a fragata Niterói.
Achei que tinha sido uma das FCN , Obrigado Galante.
Obrigado.
Qual tua bronca comigo ,não passa meus comentários porque?
Pega leve e se acalme, Luis. Leia as regras do blog. Comentários podem ficar presos no antispam, foi esse o caso do seu. Eu mesmo vi agora seu comentário anterior e liberei.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sendo este o motivo, pesso desculpa pela indelicadeza.
Ficou preso no antispam?
Não se preocupa não, aproveita e passa pra bater um papo comigo… Eu moro lá.
KKK
O CT museu “The Sullivans” também sofreu um naufrágio esses dias aí
Mesma situação da Imperial Marinheiro
Tem nada a ver com “Vergonha” ou “Ser brasileiro”
Esse de 2018 conta também?
Olá BK. Conta sim. Bem lembrado.
Verdade. Conta sim, mesmo o navio estando com baixa programada, não deveria ter acontecido.
E foi perto de feriado…
A possibilidade de feriados serem agravantes começa a ganhar um pouco mais de plausibilidade, cientificamente falando. Algo a ser pesquisado.
Boa tarde a todos !!!
Cada caso é um caso !!!
A F40 depois que encalhou em um banco de lama/pedra em Arraial do Cabo, nunca mais se aprumou e isso aí foi reflexo desse encalhe entre restaurar ela optou-se pela baixa, parece que financeiramente ficou inviável a sua restauração 👍
Mais uma prova da idéia darwinista de caserna: acabamos de ver mais um passo na evolução de navio pra submarino. Histórico…
Olá Alex. Ao contrário. A MB tem um visão lamarckista de uso-desuso. Quando usa muito, fica mair forte. Quanto usa pouco, atrofia e some.
Discordo, mestre Camargoer: a MB usa pouco o cérebro e seus botes (que são velhos, bem velhos) porque sabe que a lei de Murphy é irrevogável (e, também, a lei orçamentária tá osso…).
Olá Alex. A lei de Murphy é cláusula pétrea. Em relação ao navio-submersível, ele seria melhor explicado pelo lamarckismo (uso e desuso) do que pelo darwinismo. Explico. No darwinismo, é a prole que se beneficia da mutação (via mutação no gameta). No lamarckiso, seria (equivocadamente) o próprio indivíduo que se apropriaria do benefício da mutação (similar ao pescoço da girafa). Pelo equívoco, a MB seria por excelência lamarckista.
Há poucos dias foi o Museu Destroyer USS The Sullivans – os responsaveis pelo navio já haviam feito uma campanha de doações e arrecadaram +US$ 1 milhão e desde o ano passado já estavam revestindo o casco c/ epoxi, mas o trabalho foi suspenso devido a baixa temperatura da água quando o inverno começou, seria retomado dia 18/04 e o alagamento ocorreu dia 14/04 – agora a Imperial Marinheiro, por isso acho melhor quando um navio museu é colocado em uma base de concreto como o Couraçado japonês Mikasa, lançado em 1900 – sai mais caro, mas a economia na… Read more »
Nestes tempos moderninhos, lançar campanha de arrecadação por Pix é o must. Engraçado que justamente agora, em que a desigualdade de renda se agudizou, têm-se dissipado dinheiro em tolices com grande facilidade… Pógreçu tequiniculógiuco é isso aí.
Lamentável 😞
Foi o 1º navio que pisei a bordo para navegar e efetuar o estágio embarcado em 1985 !!!
Poxa vida…
Um vaso dessa importancia histórica, que já tanto navegou e em idade tão avançada, não deveria estar sujeito aos efeitos do mar.
Será que é tão caro localizar uma faixa de terra favorável e constituir um espaço seco para ele, aos moldes do que fizeram com o IJN Mikasa?
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Ma referi ao Mikasa num comentario acima. Creio que se ele estivesse no mar o desespero que tomou conta dos japoneses em 1945 provavelmente teria levado a tornar suas armas operacionais e encalhado numa posição p/ defender Tóquio como um forte canhoneiro tal qual seria o fim do Yamato, caso não tivesse sido afundado antes de chegar a Okinawa.
Só mais um detalhe, ele está no concreto desde a década de 1920.
Bom dia, Luciano.
Concordo.
Muito provavelmente, seria rebocado até a entrada da bahia, para ser utilizado como plataforma de defesa naval, estática.
Na real, não me impressionaria nem um pouco se o mesmo fosse parcialmente reativado, tal onde estava… Imaginando uma invasão americana, o encouraçado poderia ser uma artilharia de apoio a qualquer resistência, provendo dentro de um raio de uns 15 km, ou o mesmo servir como cidadela. Enfim… Claro que seria destruído ao primeiro disparo de seus canhões…
Visitei o Mikasa quando era bolsista. Aliás, o museu de tecnologia de Tokyo tem um caça Zero pendurado no teto.
Muito bacana, Camargoer.
Feliz em saber que teve essa oportunidade!
Espero ter um dia…
Em Yokohama também tem o NIppon Maru preservado.
Existem navios mais antigos que tem resistido a eventos bem piores e que ainda navegam. .
Na MB é uma vergonha nova a cada dia…
Cruz credo
É disparado a pior das nossas Forças.
A “Marinha do Leblon” é uma vergonha.
Caro Oráculo. Eu discordo. O EB é mais perdulário e e ineficiente que a MB.
Caro Camargoer, dentre as 3 forças a MB é a mais desorganizada e “ineficiente” se assim quiser usar o termo, e são N motivos.
No meu rank:
1° FAB é a mais organizada.
2° EB
3° Vago
4° MB.
Ola Huderian (88). A MB criou o programa nuclear e investiu em submarinos que são o estado da arte. A Embraer surgiu das asas da FAB e recentemente ela investiu no KC390 e no F39. O sucesso do AT27 e do A29 decorrem dos estudos da FAB. O EB tem o TG e a Imbel.
Sim, esse programa da MB é digno de aplausos, um sub nuclear é de extrema importância para o Brasil, desde que você tenha uma marinha de superfície adequada, e não meia dúzia de fragatas e corvetas antigas, desdentadas, quase sem navios anti minas, poucos navios de patrulha, e tem um porta helicópteros sem escoltas adequadas, e só vivem na costa do RJ.
Caro HG (88). O programa nuclear resultou no domínio do ciclo nuclear, inclusive na produção em escala industrial de combustível nuclear. Sobre os problemas da frota de superfície da MB, é preciso lembrar que o principal carro de combate do EB é o Leo1. Considerando o tamanho do efetivo do EB, do equipamento empregado por sua infantaria e pelo fatia do orçamento dedicado ao EB (48% do orçamento em 2021 contra 24% da FAB e 26% da MB), fica realmente difícil defender o EB em qualquer quesito orçamentário.
Se tu quer comparar orçamentos, compara também os efetivos e estruturas. Parece, ou melhor, mais do que parece, que teu ranço com o EB remonta aos anos desde 1964….
Não existe domínio do ciclo nuclear. Não sei porque insistem em dizer isso
Perto da Marinha o EB é um exemplo de organização.
Agora pense a zona que é…
Sério? Qual o tamanho do EB e qual o da MB? Qual tem substituído mais equipamentos antigos por novos ou quase novos? Qual o nível de operacionalidade dos equipamentos do EB e da MB? E tu acha que o EB é mais perdulário? Bem…cada um tem direito a ter opinião ….
“Marinha do Leblon”
É
Não existe outros distritos navais
Nem a Flotilha do Mato Grosso
Nem a Flotilha do Amazonas
Qual o percentual de efetivos e recursos materiais estão envolvidos nos outros distritos navais, esquadrões distritais e nas flotilhas? E qual o percentual está alocado no RJ? Há quanto tempo uma fragata não opera nos litorais do norte ou nordeste? E já que você falou nas flotilhas, há quanto tempo elas não recebem navios patrulhas novos? Classe Pedro Teixeira, na ativa desde 1973. Classe Roraima, na ativa desde 1975. Navio transporte fluvial Paraguaçu, opera na MB desde 1972, mas foi construído em 1951. Navio de Apoio Logístico Potengi, opera na MB desde 1938. Monitor Parnaíba, opera na MB, também desde… Read more »
Que que tem a ver um acidente em um navio museu com o estado da força?
Aliás, essa corveta é mantida por uma universidade privada
Sério mesmo que você quer discutir o estado da força?
Foi filmada há alguns dias num canal de vela no YT. Uma bela presença em Rio Grande.
Já que a lógica de alguns é comparar “alhos com bugalhos”, conforme a conveniência, vou entrar na brincadeira:
em poucos dias “mares revoltos” afundaram uma corveta do Brasil, um destróier americano e um cruzador russo.
Vi isto em Itajaí, SC no porto , a tripulação a bordo e a embarcação adernada. Falta de vontade de esgotar, mais vigilância dos oficiais.
[OFF]
Estava dando uma vasculhada no Wikileaks e achei este e-mail vazado de um analista da Stratfor. Um duro golpe de realidade no meio das pernas da MB. Detalhe: o texto já tem 10 anos. Se tivesse sido escrito hoje, seria mais cruel ainda…
Como entusiasta e patriota sinto uma mistura de vergonha com revolta ao ler coisas assim. Será que os almirantes que leram o documento também se sentiram assim? Espero que sim…
https://wikileaks.org/gifiles/docs/21/217128_-latam-wpr-brazil-s-global-ambitions-outstrip-its-naval.html
Nada. Simplesmente ignoram a realidade e preferem viver assim. A deficiência intelectual é forte também
Sucatas, um congresso que não aprova um investimento maior para as forças armadas da nisso aí….
Kiko,
Se foi preservada como navio-museu, não foi pra sucata. Acho que o congresso não tem muito a ver com o alagamento desse navio-museu, especificamente.
O Problema nunca foi a falta de dinheiro. Aliás, o Orçamento da MB é o maior da América do Latina, muito maior mesmo.
Retrato irretocável da MB. Sem mais.
Pra mim é falta de cuidados (manutenção) e você?
Provavelmente, falta de uma manutenção preventiva básica. No Brasil, isso é comum em diversos setores; por exemplo: uma ponte é construída e nunca se faz vistoria periódica e/ou manutenção preventiva. Até que um dia…
Se o navio está sob a responsabilidade da MB, é uma mostra grave de negligencia. Se realmente o navio ainda é responsabilidade da mesma.
às vezes, navios museus são responsabilidade de outras instituições ou até ONGs.
Em tudo caso, se for mesmo responsabilidade, na região, não é exclusividade da MB.
https://www.naval.com.br/blog/2013/01/23/caso-santisima-trinidad-governo-argentino-fala-em-sabotagem/
Corveta Imperial Marinheiro!!! Foi meu primeiro contato com o mar de verdade! Viagem de quebra sal em 1996, da turma Oscar 2 da EAMSC! Faz parte da minha história e de muita gente boa!!
A MB precisa mudar com urgência seus protocolos de inspeção de embarcações atracadas, ou, caso não exista, criar um. Essa embarcação não é a primeira, até submarino já foi a pique, sem ter uma só guerra. Lamentável.
Toneleiro.
Tonelero…sem o “i”.
O Tonelero foi um caso bem diferente.
Naquela época, foi informado que ouve uma avaria no sistema hidráulico de controle de válvulas o que acabou ocasionando um alagamento no compartimento de torpedos à rè mas, as más línguas davam outra versão.
Extraoficialmente, o Oficial encargado ciclou de forma errada os tanques executando a manobra de uma vez em dois tanques o que, aparentemente, era errado. Além disso, a escotilha de popa tinha sido removida pra manutenção e pra ajudar, o sub se encontrava levemente inclinado pra popa o que ocasionou o alagamento no momento da ciclagem.
Corveta Imperial Marinheiro
Quando os custos para manter esse museu…
Se tornarem inconvenientes….
Deverá virar sucata…