Guerra das Malvinas/Falklands 40 anos: O ataque ao submarino argentino ARA Santa Fe e a retomada da Geórgia do Sul

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Antes que o Grupo-Tarefa chegasse ao largo da Geórgia do Sul na manhã de quarta-feira 21 de abril de 1982, o submarino nuclear HMS Conqueror já estava em patrulha há dois dias e na terça-feira, um avião Victor da RAF voando a partir de Ascensão fez a primeira missão de reconhecimento de radar na costa.

Mais duas dessas missões de 7.000 milhas e 14 horas se seguiram nas noites de quinta e sábado, mas nem eles nem o Conqueror avistaram nenhum navio argentino.

A primeira tarefa foi a criação de postos de observação pelo SAS perto de Leith e o SBS ao sul de Grytviken. Embora houvesse dúvidas sobre os planos do SAS, a Tropa de Montanha foi colocada em segurança na Geleira Fortuna ao meio-dia daquela quarta-feira 21 pelos três helicópteros Wessex disponíveis.

Forçados a acampar durante a noite em condições de nevasca, foram feitas tentativas para pegar os homens na manhã seguinte, mas como os helicópteros sobrevoaram a geleira em um clima atroz e tiveram que voltar para reabastecer. Da próxima vez, os homens foram levados, mas na neve ofuscante, ambos os Wessex do RFA Tidespring caíram.

Então o helicóptero do HMS Antrim, habilmente pilotado pelo capitão-tenente Stanley primeiro descarregou seus passageiros e, eventualmente, conseguiu resgatar os homens em um voo sobrecarregado no final da tarde. Para compensar as perdas, a fragata HMS Brilliant foi destacada da Força-Tarefa com seus dois helicópteros Lynx.

HMS Antrim
HMS Brilliant

No final da noite de quinta-feira (22) a partir do destróier HMS Antrim em Stromness Bay, o SAS Boat Troop dirigiu-se para Grass Island, mas novamente com resultados quase fatais. Cinco naves de assalto Gemini partiram no escuro, mas duas quebraram e foram dadas como desaparecidas na manhã seguinte. O helicóptero Wessex do Antrim foi mais uma vez para o resgate e logo encontrou uma das tripulações, mas a outra não foi localizada até depois da rendição da tropa argentina na ilhas, quando o farol de resgate foi ativado. Mas pelo menos na manhã de sexta-feira os homens do SAS estavam em posição perto de Leith.

Todo esse tempo o SBS não teve mais sorte em suas primeiras tentativas de se aproximar de Grytviken. Os relatos diferem um pouco, mas aparentemente eles desembarcaram em Hound Bay do HMS Endurance na manhã de quinta-feira e atravessaram Sorling Valley antes de tentarem cruzar Cumberland Bay East por Gemini. Parados pelo gelo da geleira, eles se acomodaram, foram mais tarde apanhados e desembarcaram em Moraine Fiord por helicóptero Wasp no sábado, 24.

HMS Endurance e seu helicóptero Wasp

Antes disso, o petroleiro RFA Brambleleaf chegou e começou a reabastecer o Tidespring, mas em um alerta de presença de submarino na sexta-feira 23, partiu danificando alguns de seus equipamentos. (A transferência foi concluída no sábado e o navio-tanque foi para a Inglaterra.) Então a Força-Tarefa foi avisada de que o submarino argentino ARA Santa Fe estava a caminho de Grytviken com homens e suprimentos.

Pintura retratando o ataque do Wessex ao ARA Santa Fe – Humphrey

Além do Endurance que ficou perto da costa entre o gelo, os navios se afastaram levando consigo a principal força de desembarque do M Coy 42 Cdo no Tidespring. Um Boeing 707 do Grupo 1 da Força Aérea Argentina sobrevoou o Endurance no sábado, e o HMS Antrim, Plymouth e a recém-chegada Brilliant receberam ordens para se aproximar da Geórgia do Sul para lidar com a ameaça submarina deixando o Tidespring a cerca de 200 milhas de distância em relativa segurança. Armados com uma variedade de armas, os helicópteros dos navios se prepararam para caçar o submarino que entrou em Grytviken naquela noite.

Na manhã de domingo (25), quando o ARA Santa Fe veio à superfície, ele foi visto na baía de Cumberland por um helicóptero Wessex, do capitão-tenente Stanley. Quase atingido por duas cargas de profundidade Mk.11 e com alguns danos, o submarino voltou para Grytviken. Um dos Lynx da Brilliant atacou com um torpedo Mk.46, dois Wasps do Endurance dispararam mísseis AS.12 atingindo sua vela, o Wasp da Plymouth disparou outro míssil AS.12 e ambos os Lynx da Brilliant atiraram com metralhadoras.

Pintura retratando o ataque de um helicóptero Wasp com míssil AS.12 ao ARA Santa Fe

Enquanto isso, os navios de guerra se dirigiam para a ação em alta velocidade. Embora os ataques tenham danificado apenas um pouco o Santa Fe e ferido um tripulante, ao meio-dia ele foi abandonado ao lado do cais em King Edward Point. (Mais tarde, ao ser transferido para Grytviken, um dos tripulantes do Santa Fe foi baleado e morto na crença equivocada de que ele estava tentando afundar o submarino.

Com o retorno do submarino e os potenciais defensores agora somando cerca de 140 combatentes, foi tomada a decisão de desembarcar qualquer força que pudesse ser reunida sob cobertura de tiros navais e sem esperar que a maior parte do M Coy chegasse no Tidespring. Sob o comando do Major Sheriden RM, uma companhia de 75 homens foi montada do SAS, SBS e outros Royal Marines com Major Delves e Capitão Nunn RM como comandantes das tropas.

No início da tarde do dia 25 de abril em Cumberland Bay e sob o controle de um observador de tiro naval desembarcado pelo Wasp do Endurance, os navios Antrim e Plymouth lançaram uma barragem de tiros de 4,5 polegadas ao redor das posições argentinas em King Edward Point.

Submarino ARA Santa Fe adernado no cais sobrevoado por um helicóptero Wasp

Desembarcado por Wessex do Antrim e dois Lynx da Brilliant em Hestesletten, a primeira onda da força ad hoc avançou através da estação baleeira em Grytviken e através de um campo minado insuspeito em direção à base BAS. Ao se aproximarem, bandeiras brancas foram hasteadas e, por volta das 17h, horário local, os argentinos se renderam sem que um tiro fosse disparado. Quando contatado por rádio, o pequeno destacamento de fuzileiros navais em Leith, sob o comando do tenente-comandante Astiz, recusou-se a se render.

Na manhã seguinte (segunda-feira 26), o Endurance e Plymouth navegaram para Leith e os fuzileiros navais cederam e os 40 trabalhadores civis de Leith embarcados e escoltados pelo Antrim não seguiram para o norte para a Ascensão até domingo, dia 2 de maio. Um desapontado M Coy 42 Cdo permaneceu na guarnição da Geórgia do Sul, e o Endurance permaneceu como guarda.

  1. 21 de abril – Tropas de Montanha do SAS desembarcaram na Fortuna Glacier para se mover para Leith, mas parou por causa das nevascas.
  2. 22 de abril – Tropa da Montanha apanhada pelo Wessex do Antrim depois que ambos Wessex do Tidespring caíram.
  3. Embarcações de assalto Gemini do Antrim, em seguida, colocaram a Boat Troop SAS em terra em Grass Island para observar Leith.
  4. A partir de 22 – o SBS desembarcou em Hound Bay e tentou atravessar Cumberland Bay East por Gemini para uma posição ao sul de Grytviken. Foi parado por gelo e permaneceu no local. Mais tarde, foi pego e desembarcou em Moraine Fiord.
  5. 23 de abril – Ameaça submarina; Navios da Força-Tarefa, exceto o Endurance, foram para o mar.
  6. 24 de abril – O Boeing 707 argentino sobrevoou os navios Endurance e a Força-Tarefa (exceto o Tidespring com M Coy, 42 Cdo) enviados de volta para caçar o submarino.
  7. 25 de abril – Helicópteros da Força Tarefa danificaram o submarino Santa Fe (abandonado no cais de King Edward Point) e depois colocaram a força de desembarque em terra.
  8. 25 de abril – Enquanto o Antrim e a Plymouth bombardeavam a partir de Cumberland Bay, a força de desembarque SAS/SBS/RM desembarcou em Hestesletten e avançou através de Grytviken em direção a King Edward Point. Os argentinos se renderam.
  9. 26 de abril – A força argentina rendeu-se à Plymouth e ao Endurance.

Forças britânicas na Operação Paraquet

  • Destroyer Antrim, 2 x 4.5in, 1 x Wessex HAS.3
  • Frigate Plymouth, 2 x 4.5in, 1 x Wasp
  • Ice patrol ship Endurance, 2 x Wasp
  • RFA Tidespring, 2 x Wessex HU.5’s,
  • Frigate Brilliant, 2 x Lynx

Forças terrestres (250)

  • M Coy 42 Cdo RM,
  • No.2 Section SBS RM,
  • D Sqdn SAS,
  • 148 Bty 29 Cdo Regt team

Comandantes

  • Capt B G Young (awarded DSO) RN of Antrim, Task Group
  • Maj J M G Sheridan RM, Landing Forces
  • Maj C N G Delves (DSO), D Sqdn SAS
  • Capt C J Nunn RM, M Coy 42 Cdo

FONTE: www.naval-history.net

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