MODELISMO: Destróier Type 055 da Marinha Chinesa produzido pela Magic Factory, escala 1/350
Modelo da Magic Factory do destróier Type 055 da Marinha Chinesa (PLA Navy), escala 1/350.
Os destróieres Type 055 são os maiores combatentes de superfície atualmente sendo construídos no mundo com um comprimento de 180 metros, uma boca de 20 metros e um calado de 6,6 metros para um deslocamento de carga total de cerca de 13.000 toneladas.
Sua designação oficial da PLA Navy é “destróier da classe de 10.000 toneladas”, enquanto o Departamento de Defesa dos EUA os chama de “cruzadores” desde 2017.
O primeiro navio da classe, Nanchang foi lançado em 28 de junho de 2017 no Estaleiro Jiangnan Changxing em Xangai e o segundo foi lançado em abril de 2018 no mesmo estaleiro.
Mais dois Type 055 foram lançados em 2018, mais dois em 2019 e mais dois em 2020, elevando o total de cascos atualmente na água para oito unidades. O primeiro navio da classe, o Nanchang (101), foi comissionado em 12 de janeiro de 2020.
O sistema de armas atual do Type 055 inclui:
- 1 x canhão principal H/PJ-38 de 130 mm
- 112 VLS
- 1 x CIWS AH/PJ-11 com uma taxa de 10.000 tiros/min
- 1 x lançador de mísseis HQ-10 de curto alcance
- Lançadores de chamarizes
- Torpedos ASW
Os VLS são divididos em duas áreas: 64 células na proa e 48 células à ré, bem em frente ao hangar duplo do navio. Eles são do mesmo modelo que aqueles usados no Type 052D, compatíveis com mísseis de lançamento a quente e a frio graças ao conceito de Lançador de Canister Concêntrico (CCL).
Os Type 055 são equipados com mísseis antiaéreos HQ-9B com um alcance de 200 km, mísseis antinavio YJ-18A, um novo tipo de míssil antiaéreo de médio alcance e mísseis de cruzeiro de ataque terrestre com base na família YJ-18, ou seja, praticamente os mesmos já encontrados nos destróiers Type 052D. Também é provável que o novo míssil antisubmarino Yu-8A esteja entre as armas do navio.
Pode-se afirma que com os Type 055, os chineses estão bem à frente dos russos na superfície. Falta fazer seus subs ficarem mais silenciosos, ae é que mora o perigo.
Adicione a isso os 3 porta-aviões e os russos já ficaram comendo poeira
Os caras lançam 2 destróiers por ano….como não sentir inveja disso?
Eu não sentiria inveja porque sei que mal temos trocados para manter o que temos, que dirá 1 monstro desses. É, eu sei, é uma tristeza mas é verdade…
Engano seu, temos muitos trocados e mais trocados ainda, só que a Marinha usa para outros fins.
Mas é exatamente disso que estou falando…
Fato curioso , revelador de como o mundo capota … As turbinas a gás que movem essa belonave são um desenvolvimento local de uma turbina ucraniana. O quintal russo virou espólio para o mundo inteiro, . São mais de 20 anos que a Ucrânia virou um reservatório de conhecimentos técnicos e mão de obra qualificada pontualmente explorada por árabes ( EAU) e chineses que fecham acordos de transferência de tecnologias, joint-venture ou simplesmente compram documentação técnica e importam a mão de obra. O fim da picada para os russos ? Anos depois os chineses venderam uma versão para uso industrial… Read more »
E o Brasil? Nem tecnologia de foguetes espacial conseguiu tirar dos ucranianos! Oh pais sem futuro esse nosso!
Pois é IBZ , incrível como não conseguimos tirar proveito dessa situação. Muitos irão alegar a interferência americana. Por muito tempo eu acreditei também. Mas sejamos honestos, vocês acreditam que os EUA não tentaram melar os negócios dos turcos, emirados e chineses com a Ucrânia?
A receita do nosso fracasso ? Carência de vontade, objetivos e metas. Adicione falta de compromisso, um pouco de amadorismo e negligência.
Esse seu comentário reforça, que as motivações para a invasão da Ucrânia, foram a inveja e a raiva, pois a Ucrânia se aproximou do ocidente e começou a ficar próspera. Além disso, as pessoas podiam exercer direitos individuais. Isso não pode acontecer do lado da Rússia, que resolveu invadir para derrubar o governo Zelensky e botar um fantoche em seu lugar. O problema foi e está sendo a resistência ucraniana e a união do ocidente. Enquanto isso a China constrói destróieres com dinheiro obtido por meio de suas excelentes relações comerciais com esse mesmo ocidente, que hoje está unido contra… Read more »
Tá certo !!!
Amigo do meu amigo, é meu inimigo
O Chinês de bobo só tem a cara e o jeito de andar !!!
Só tão comendo o mingau pelas beiradas !!!
Saudações a todos !!!👍
De fato a Ucrânia mostrou um forte desejo de mudar seu destino . Os ucranianos bem sabiam que o percurso rumo ao ocidente ( UE) era bem mais árduo e cheio de obstáculos sobretudo para um país que herdou uma situação tão complicada com o fim da URSS. Mas mesmo assim mostraram muita perseverança, nem os próprios russos acreditavam que os ucranianos seriam capazes e estariam dispostos a cumprir todas as exigências para ingressar na UE. Os russos, pelo contrário, não exigiam nada, nenhuma meta, nenhuma obrigação em termos de combate a corrupção por exemplo. Acreditavam que ameaças, subornos, chantagem… Read more »
Esse navio é belíssimo, e pensar que a pouco tempo atrás os caras vinham ao Brasil, pedir pra treinar no São Paulo, hoje é uma marinha em crescimento, com navios como esse e lançando Porta-Aviões.
O Brasil comeu poeira da China.
Lembro que cada vez que havia notícias sobre a 055, sempre se falava que a Marinha brasileira tinha quatro ou seis navios.
Agora é a chance!
Não há necessidade de petição, aqueles que desejarem podem comprar quatro deles às suas próprias custas e enviá-los para a sede naval.