Japão comissiona a fragata ‘Mogami’, primeira da classe FFM
A construtora naval japonesa Mitsubishi Heavy Industries Co., Ltd. realizou uma cerimônia de entrega e uma cerimônia de hasteamento da bandeira para a primeira fragata da classe Mogami (もがみ). O evento aconteceu no dia 28 de abril no estaleiro MHI em Nagasaki. A primeira das fragatas FFM está agora oficialmente comissionada com a Força de Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF).
As novas fragatas da classe Mogami foram projetadas com eficiência e automação em mente, com um design mais compacto para menores custos de construção e um design furtivo de casco e superestrutura para redução da seção transversal contra detecção de radar.
Tem 132,5 metros de comprimento, 16,3 metros de largura e uma tripulação de 90 oficiais e marinheiros.
O navio pode atingir velocidades de mais de 30 nós e é impulsionado por uma configuração de propulsão combinada a diesel e gás (CODAG) composta por dois motores a diesel MAN 12V28/33D STC e um motor de turbina a gás Rolls-Royce MT30.
Está armado com duas RCWS da Japan Steel Works para metralhadoras de 12,7 mm, um canhão naval BAE Systems Mk.45 Mod 4 de 127 mm, um VLS Mk. 41, um CIWS Raytheon SeaRAM de 11 células e dois lançadores de mísseis antinavio MHI Tipo 17 quádruplos.
Os escoltas da classe Mogami vão substituir a frota envelhecida da JMSDF de destróieres de escolta da classe Abukuma, que estão em serviço desde o final dos anos 80.
Logo após a cerimônia, a Mogami partiu para seu porto de origem: a Base Naval de Yokosuka, como parte da Força de Guerra de Minas.
A embarcação recebeu o nome do rio Mogami (最上川, Mogami-gawa) localizado na província de Yamagata, no Japão. De acordo com a JMSDF, “Diz-se que o Rio Mogami é o “Rio da Mãe” porque traz muitas bênçãos para as pessoas”.
Enquanto a fragata Mogami (FFM-1) é o primeiro navio da classe, a fragata Kumano (FFM-2), segundo navio da classe, foi comissionada primeiro em março de 2022. Isso ocorre porque a Mitsui E&S recebeu um pedido de subcontratação da MHI (a contratada principal) para a construção da fragata de 3.900 toneladas para a JMSDF. A Mogami foi lançada em março de 2021 pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI) em Nagasaki.
A classe Mogami/30FFM (também conhecida como FFM e anteriormente conhecida como 30DX) é a fragata multimissão de próxima geração projetada para a Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF). Espera-se que um número total de 22 fragatas seja adquirido para a JMSDF.
Os dois estaleiros responsáveis pela construção das fragatas da classe são a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) em Nagasaki e a Mitsui E&S em Okayama. A MHI está atuando como contratada principal do programa.
Sistema de armas da FFM classe Mogami
- BAE Systems Mk.45 mod.4 sistema de canhão naval de 5 polegadas × 1
- Sistema de Arma Remota de 12,7 mm da Japan Steel Works × 2
- VLS Mk.41
- 1 x Raytheon SeaRAM
- 8 x mísseis antinavio MHI Tipo 17
- Radar multifuncional Mitsubishi Electric OPY-2
- Sensores Mitsubishi Electric OAX-3EO/IR
- Sonar anti-minas Hitachi OQQ-11
- Sonar anti-submarino NEC OQQ-25 (VDS/TASS)
- UUV (OZZ-5 por MHI) e USV (tipo desconhecido) para contramedidas de minas
- Minas marítimas para guerra de minas ofensivas
Financiamento para a instalação do VLS Mk. 41
Inicialmente, a classe Mogami era apenas “fit, but not with” (FFBNW) para o sistema de lançamento vertical (VLS) Mk. 41. Isso mudou no final de 2021, quando o Ministério da Defesa do Japão anunciou o orçamento suplementar para o ano fiscal de 2021, que incluía um orçamento para dois conjuntos de VLSs para navios FFM.
Duas fragatas FFM terão 16 células cada (permitindo um total de 32 ESSM quad-packed cada). O orçamento suplementar total é de cerca de US$ 6,8 bilhões, dos quais cerca de US$ 74 milhões são para a compra dos navios VLS.
Originalmente, os FFM 9 e 10 especificados na solicitação de orçamento de defesa para o ano fiscal de 2022 incluíam um orçamento para VLS. Portanto, o VLS especificado neste orçamento suplementar é para instalação em qualquer um dos navios FFM 1 a 8.
FONTE: Naval News / TurDef