Porta-aviões da China em treinamento de combate no Pacífico Ocidental
A Marinha Chinesa diz que seu grupo do porta-aviões Liaoning embarcou em uma missão de treinamento de “combate realista” no Pacífico Ocidental
PEQUIM – O grupo do porta-aviões Liaoning da China embarcou em uma missão de treinamento de “combate realista” no Pacífico Ocidental, informou a PLA Navy na terça-feira.
Em uma postagem em seu site de mídia social, a Marinha disse que a missão é rotineira, adere a todas as leis e práticas internacionais e “não é direcionada a terceiros”.
No entanto, a missão ressalta o crescente papel das forças navais da China, enquanto Pequim busca suplantar os EUA como potência militar proeminente na Ásia.
A China opera a maior marinha do mundo em número de navios, enquanto os EUA mantêm uma vantagem em porta-aviões e submarinos nucleares, bem como em número de bases e aliados na região, onde a competição está focada no estrategicamente vital Mar do Sul da China.
O Liaoning foi originalmente comprado como um casco da Ucrânia e foi totalmente remodelado. Desde então, a China adicionou um segundo porta-aviões totalmente construído em casa, o Shandong, e acredita-se que esteja trabalhando em pelo menos mais dois.
Exercitar-se em condições realistas de guerra tornou-se um foco das forças armadas da China nos últimos anos, em aparente reconhecimento de sua falta de experiência em combate que remonta a quatro décadas.
FONTE: ABC News / MoD do Japão