HMS Brilliant - F90

“A Royal Navy matou três baleias após confundi-las com submarinos inimigos durante a Guerra das Malvinas. Duas foram mortas por torpedos lançados da fragata antissubmarino HMS Brilliant e a terceira foi atacada por um helicóptero Sea King.

Os incidentes anteriormente não divulgados foram retirados dos diários da tripulação do navio, que foram publicados online em 2013 no site hmsbrilliant.com, que comemora o papel do navio na guerra de 1982.

O trabalho da HMS Brilliant era ajudar a defender o HMS Invincible, um dos dois porta-aviões britânicos desdobrados no Atlântico sul, contra o ataque de mísseis e submarinos argentinos.

Helicóptero Sea King HAS.5 lançando um torpedo antissubmarino Mk.46

A bordo, o clima era tenso. Registrando o primeiro incidente, um membro da tripulação escreveu sobre um “pequeno contato de sonar” que levou ao lançamento de dois torpedos, cada um deles atingindo uma baleia. Ele observa secamente: “Óleo de baleia avistado por Sea King [helicóptero]. . . Acho que vou me juntar ao Greenpeace”.

Mais tarde naquele dia, um helicóptero Sea King lançou cargas de profundidade contra um suspeito “submarino”, apenas para descobrir que ele também havia matado uma baleia.

O Ministério da Defesa disse que o equipamento de sonar da época podia ser facilmente confundido com os ruídos das baleias, mas que o equipamento moderno era muito mais criterioso.

Um porta-voz da Whale and Dolphin Conservation disse: “As marinhas têm o dever de cuidar e não esperamos que a nossa escolha seja deliberadamente explodir baleias.”

FONTE: The Times

O casco desativado da ex-Dodsworth, ex-Brilliant, em 2011, antes do envio para o desmanche em 2012

NOTA DA REDAÇÃO: A HMS Brilliant – F90 foi transferida para a Marinha do Brasil em 30 de agosto de 1996, rebatizada como Fragata Dodsworth – F47. Ela deu baixa em 11 de março de 2004 e o casco do navio foi sucateado em 2012 em Aliaga na Turquia.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments