RFPs foram emitidos para duas empresas indianas pré-selecionadas em junho do ano passado

A empresa francesa Naval Group disse no dia 4 de maio que não pode participar do projeto P-75I da Índia, sob o qual seis submarinos convencionais devem ser construídos localmente para a Marinha Indiana, devido às condições mencionadas no pedido de proposta (RFP) relacionadas a sistemas de propulsão independente da atmosfera (AIP).

O anúncio do Naval Group ocorreu um dia antes da visita do primeiro-ministro Narendra Modi a Paris, onde ele se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron, recentemente reeleito. O sistema AIP permite que um submarino convencional permaneça submerso na água em velocidades mais altas por um longo período de tempo.

Em junho do ano passado, o Ministério da Defesa autorizou o projeto P-75I e, posteriormente, foram emitidas RFPs para duas empresas indianas pré-selecionadas – a empresa privada Larsen and Toubro e a estatal Mazagaon Docks Limited.

As duas empresas indianas [chamadas de parceiros estratégicos] precisam se unir a uma das cinco empresas estrangeiras pré-selecionadas – ThyssenKrupp Marine Systems (Alemanha), Navantia (Espanha) e Naval Group (França), Daewoo (Coreia do Sul) e Rosoboronexport (Rússia). – e depois responder à RFP, segundo o Ministério da Defesa.

O contrato de ₹ 43.000 crore será concedido pelo Ministério da Defesa após uma avaliação detalhada das respostas enviadas pelos dois parceiros estratégicos.

Em um comunicado no dia 4 de abril, Laurent Videau, Country and Managing Director, Naval Group India, disse: “Devido a certas condições no RFP, os dois parceiros estratégicos não puderam encaminhar a solicitação para nós e alguns outros FOEMs (fabricantes de equipamentos originais estrangeiros) e, portanto, não conseguimos fazer uma oferta oficial para o projeto.”

O Naval Group sempre esteve pronto para oferecer o melhor da classe e a solução adaptada para o projeto P-75I da Marinha Indiana, estando totalmente alinhado com o princípio Aatma Nirbhar Bharat, disse ele.

“No entanto, o presente RFP exige que a célula de combustível AIP (propulsão independente do ar) seja comprovada no mar, o que ainda não é o nosso caso, já que a Marinha Francesa não usa esse sistema de propulsão”, disse ele.

No entanto, o Naval Group fortalece seus compromissos existentes e espera uma associação mais próxima com a Índia, disse ele.

“Nosso foco e esforços são para a continuação de nossa colaboração com a indústria indiana na realização da visão do governo da Índia, apoiando a Marinha Indiana para outros desenvolvimentos e projetos futuros (manutenção, ferramentas de alta tecnologia, AIP autóctone, melhorias incrementais no submarino Scorpene, torpedos pesados, navios maiores etc.)”, disse ele.

A Índia é um dos maiores importadores de armas do mundo e quer reduzir a dependência de plataformas militares importadas e vem impulsionando a fabricação nacional de defesa.

FONTE: The Hindu

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