SYDNEY, 13 de Maio (Reuters) – Um navio de inteligência chinês foi rastreado na costa oeste da Austrália a 50 milhas náuticas de uma instalação de defesa sensível, disse a Austrália nesta sexta-feira, levantando preocupação em meio a uma campanha eleitoral sobre o comportamento da China na região.

O primeiro-ministro Scott Morrison disse que o navio da Marinha Chinesa não estava em águas territoriais australianas, mas sua presença era “preocupante”.

“É claramente um navio de inteligência e eles estão olhando para nós e estamos de olho neles”, disse ele a repórteres.

A Austrália rastreou o navio espião na semana passada enquanto passava pela estação de comunicações navais Harold E Holt em Exmouth, que é usada por submarinos australianos, americanos e aliados.

A embaixada da China na Austrália não respondeu a um pedido de comentário.

O departamento de defesa da Austrália disse em um comunicado que o navio de Inteligência Auxiliar da Classe “Dongdiao” chamado Haiwangxing viajou pela costa oeste, cruzando a Zona Econômica Exclusiva da Austrália em 6 de maio e chegando a 50 milhas náuticas da estação de comunicações em 11 de maio.

O limite da ZEE fica a 200 milhas náuticas da costa, enquanto o mar territorial está dentro de um limite de 12 milhas náuticas.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments