Marinha dos EUA apresenta o primeiro drone submarino ‘Orca’
LOS ANGELES – Pela primeira vez, a Marinha dos EUA apresentou um drone submarino formalmente conhecido como Orca Extra Large Unmanned Undersea Vehicle (XLUUV).
O veículo militar foi apresentado em um post de mídia social pelo Naval Sea Systems Command (NAVSEA).
O drone é produto do projeto Orca, um contrato militar concedido à Boeing em um negócio avaliado em aproximadamente US$ 274 milhões. O projeto começou em 2019 e inclui a entrega de cinco submarinos não tripulados semelhantes.
A NAVSEA disse que o programa Orca foi criado para atender “necessidades conjuntas de combate com um senso de urgência”.
“O veículo tem mais de 2.500 horas de testes no oceano.
A Echo Voyager completou sua primeira fase de testes no mar – ou testes no mar Alpha – em 2017, quando operou na costa do sul da Califórnia por cerca de três meses para passar por avaliações e testes do sistema”, disse um porta-voz da Boeing.
FONTE: Fox News
Eu não entendo bem com será usado esses drones aquaticos.
me parece que serão tipo boias subaquáticas que vão cuidar de uma determinada área e passar as coordenadas para os submarinos.
Realmente não entendo ainda como isso será usado.
Pense num drone em hibernação, na costa de seus inimigos. Extremamente silencioso, e que pode ficar inerte muito tempo, ativado quando necessário, armado de torpedos, misseis anti navio ou ICBM…
Você claramente não sabe o que é um ICBM ou como funciona.
Quanto ao ICBM pode ser que não, mais a ideia e justamente essa, ficar orbitando uma determinada area do oceano esperando que algo passe por lar, lembra muito a estrategia da marinha alemã ma segunda guerra, mais matilhas de submarinos, que se reuniam e esperavam os comboios passarem.
São submarinos autônomos com inteligência artificial, essas horas aí eram de teste para testar a inteligência das ia e de maching learnig… Enquanto isso no Brasil neinh o submarino nuclear vai pra frente…. Talvez se o Brasil tivesse pensando em desenvolver um produto assim, daria mais certo… pois não precisa de pessoal em água… Os submarinos a diesel conseguem ficar até 3 meses no mar porém que ser humano que consegui ficar tanto tempo assim confinado sem pirar…. Acho q se tivesse ido por esse caminho estaríamos bem, o caminho é drones, submarinos e tanques autônomos… Menos gasto e mais… Read more »
Total Annihilation
Uma coisa interessante nesse projeto é a participação das duas grandes concorrentes: além da Boeing, também está a Lockheed Martin.
https://www.lockheedmartin.com/en-us/products/orca-extra-large-unmanned-underwater-vehicle-xluuv.html
elas era as principais contratadas do F22
Parece que o Veiculo Americano é bem maior do que o Russo e o Chinês, Se for equipado com uma ogiva nuclear de 2MT , essa Orca pode destruir áreas costeiras da Rússia ou da China? talvez será empregado apenas para reconhecimento e pesquisas, mas é um Veiculo Submarino Gigantesco.
Realmente não sei informar seu armamento mas não me parece que armas nucleares seja o caminho mais logico para a marinha americana, acredito que será um caçador!
Miguel,
O drone americano é movido por um motor diesel que alimenta baterias, igual um submarino convencional.
Ele será utilizado como um sensor antissubmarino apenas. Não irá portar armamento algum, principalmente armamento nuclear para criar tsunamis radioativos na costa inimiga. Os americanos não são tão entelegentes e crioativos como os russos.
Bosco Mestre,
Pensei que ele carregasse torpedos, mas na verdade são minas.https://www.forbes.com/sites/hisutton/2019/12/17/the-us-navys-new-orca-drone-submarine-could-get-offensive-role/?sh=6ac1147860ca
Drones, em ar, terra e mar, é o futuro da guerra. Máquinas combatendo por humanos.
Inteligência Artificial: Na minha opinião a forma mais provável para o fim da humanidade.
Falaram disso sobre o Bug do Millenium e estamos aqui até hoje, ser humano sempre tem medo do novo! Você acha mesmo que China, EUA e etc vão abrir mão das IA’s?? é aquele ditado meu amigo se vc não faz, outro faz… ou falando no ditado popular ” se vc não come, outro vai comer no seu lugar “
Pelas fotos, não é tão grande assim.
Não deve ter tanta autonomia.
Deve ser liberado por um navio ou submarino para realizar determinadas missões.
Seja vigilância, detecção, ataque de pequeno porte.
Mas não é grande.
Ele navega e identifica outros submarinos sozinho…
bizarro e desnecessário…. fico imaginando aqui estas mentes que desenvolvem armas recebendo para desenvolver a humanidade, afetividade e solidariedade mundial.