IMAGENS: Helicóptero AW159 Wildcat com mísseis antinavio Sea Venom
Nas imagens, um helicóptero Leonardo AW159 Wildcat em testes com uma carga assimétrica de mísseis antinavio Sea Venom, em Yeovil, Inglaterra.
O Sea Venom/ANL projetado pela MBDA é um míssil antinavio construído especificamente para os helicópteros embarcados das Marinhas da França e do Reino Unido e é adequado para uma ampla gama de plataformas.
Ele foi projetado para engajar com segurança embarcações hostis entre bens civis, mesmo em ambientes litorâneos congestionados e derrotar um amplo espectro de alvos, incluindo pequenas embarcações em movimento rápido até navios maiores – no mar ou no porto –, bem como alvos terrestres costeiros.
Em lançamentos de teste, o Sea Venom demonstrou os recursos de travamento após o lançamento (LOAL) e travamento antes do lançamento (LOBL). O míssil tem perfil de voo “sea skimmer” em baixa altitude e capacidade de orientação autônoma usando imagens de seu buscador de imagens por infravermelho não-resfriado (IIR).
A Marinha Real do Reino Unido usará o Sea Venom/ANL em seu AW159 Wildcat, substituindo o Sea Skua, enquanto a Marine Nationale da França operará o míssil de seu futuro helicóptero comum Guépard Light (HIL – Hélicoptère Interarmées Léger).