FOTOS: NAM Atlântico e ex-NAe São Paulo no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Nas fotos, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico e o ex-Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo atracados no cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
As fotos foram feitas no dia 30/5 a partir de uma aeronave realizando o procedimento de pouso no Aeroporto Santos Dumont.
Fotos enviadas gentilmente pelo leitor “Overandout”.
uai….ele não vai mais para a Turquia não….!!???
né isso..
Realmente eu pensei que ele já estava na Turquia, será que a venda não deu certo?
Meus Deus…já vai embora. Vai sim. Não precisa postar imagens dele com rampa.
kkkk,,,,vou sim….kkk…
O São Paulo só aguardando motores e Sky Jump
e os sea harrier ou f-35 kkkkkk
talvez a mb ainda quer reativar ele kkkkk….é muito triste q um país com as dimensões do brasil não tenha marinha…somente guarda costeira de pequenas proporções
Nunca vi guarda costeira com fragata, Porta-helicóptero, navio de desembarque e etc
Museu
O Instituto São Paulo Foch está lutando para reverter essa situação.
Por dentro está totalmente sem condição !
Meu Deus que coisa mais linda e imponente! Como um PA passa uma imagem de poder não? Sonho em vermos a MB com outro no futuro. 🙂
Não temos nem aviões para guarnecer os navios… Seria muito melhor uma Marinha bem equipada para defesa de nossas águas territoriais do que ter um elefante branco.
não temos nem navios…
Caro Leonardo, conforme disse ao colega Fábio acima, o futuro é algo bem amplo, não me referi a termos um PA ano que vem. rs Ou você acredita que a MB nunca deveria ter um PA, nem que seja nos próximos 30, 40 anos?
Deixa ele achar o navio bonito e sonhar.
Eu também acho ele bonito. Sempre marco meu lugar do lado direito na janela para dar uma olhada nele quando vou voar para o Santos Dumont.
Faço exatamente a mesma coisa, rs.
E concordo, deixa ele no passado, mas não vamos esquecer do erro evitando repeti-lo.
Temos problemas mais importantes atualmente na MB, como o corte pela 1/2 do orçamento do submarino nuclear e jm novo adiamento para início das tamandarés.
O São Paulo é passado, isso é um fato. Mas que as fotos são bonitas e imponentes, são. rs
Se não nos é permitido sonhar, o que poderemos fazer? haha
Fernando…quer ver ele mais de perto?…segue foto do meu arquivo pessoal
essa foto faz 1 ano que tirei
mais uma
Deixa meu PC voltar do conserto que tenho algumas também de quando eu ia pescar na Baía de Guanabara.
Tem também quando ele foi para o cais dos transatlânticos para dragarem o canal do porto. Aí você tem noção do tamanho do navio que você anda, anda e anda e ele não acaba.
Triste fim do Chão Paulo.
Mas em nenhum momento eu disse para termos um PA em 2023, futuro é bem amplo. Não é possível que não podemos desejar que a MB tenha um PA em até 30 anos, por exemplo…
Pensei o mesmo…kkkk
E muito legal ver ele, mesmo parado… kkkkk
Jesusamado quando a gente vai ver uma MB de verdade heim? rs
Eu tenho MUITA vontade de conhece-lo, mesmo no estado atual, é realmente bonito. hahahaha espero um dia vermos uma força completa como o Brasil merece, estamos caminhando, devagar mas estamos. 🙂
Pensei que o SP já havia sido leiloado como sucata e “viajado” para o destino final!
No mais, bela foto! Pena que sirva só para papel de parede!
Continua na Baía de Guanabara
Ah mano. Putz. Olha isso. Que desperdício.
Caramba que lindo o A-12, o NAM não chega nem perto … Uma pena, que desperdício.
No início do filme Maré Vermelha, aparece ele (ex-Foch) navegando ainda na Marinha da França.
Que satisfação aspira (A-12 pro A-140)
Tomara que este A-12 vá embora o mais breve possível…o Atlantico representa a capitanea da MB…
Poderiam estudar o casco do A-12 “São Paulo”.
Nem que eles deixem na gaveta,um futuro porta-aviões 100% brasileiro. Igual à Índia fez e a China está fazendo.
Mas foi…
Patriota,
Noticiamos, na época da desativação, que equipes de engenheiros estavam trabalhando no interior do navio para fazer um projeto digital / 3d de sua estrutura. Alguns anos atrás, antes da Pandemia, eu cheguei a ver o que me pareceu ser esse pessoal trabalhando no navio, quando eu mesmo pesquisava para meu doutorado lá no Arsenal, por uma janela que dava bem de frente para onde está atracado.
Na boa não consegue terminar patrulha de 500T, vai produzir PA de 30000/40000T?? Difícil heim..
Um projeto dos anos 50??? A maneira com que se constrói navios deve ter mudado bastante de lá pra cá. Mesmo que conseguíssemos fazer uma cópia exata desse navio, o que eu sinceramente duvido muito, visto que não conseguimos construir meros navios de patrulha oceânica de 500 ton, ele já seria lançado bem defasado. Agora, estudar o projeto para tentar fazer um melhorado, maior e com as tecnologias atuais, muitas das quais teríamos que desenvolver do zero, aí eu já acho impossível mesmo para padrões brasileiros. Eu não preciso nem dizer que isso custaria fácil uma dezena de bilhão de… Read more »
Uma foto linda e imponente para o continente sul americano, é uma pena que o NAeSP está inoperante por culpa da nossa classe política e da megalomania de ter 80 mil oficiais em terra da MB.
Dizem que é muito caro reformar o SP e não teríamos condições, MENTIRA!
Temos 4,9 BILHÕES de motivos para deixa-lo operante em plenas condições para a defesa do país, pra quem é bom entendedor vai entender oq eu quis dizer.
Talvez o são Paulo já deu oque que tinha que dar, mais é um belo navio um futuro porta avião baseado nele seria interessante, mais a MB é quase uma piada
Na vdd eu só quis demonstrar que HÁ DINHEIRO se o Brasil precisasse por força maior reformar o NAeSP, mas por mim o Brasil nem teria mais porta aviões.
Por mim pegaria esses “4,9 bilhões” de reais e investiria em mais subs da classe riachuelo, ou em fragatas tamandarés, mas como sabemos isso não irá acontecer.
Pior que é quase uma piada mesmo. A quase piada é pior que a piada, pois da piada, ainda que doa, a gente consegue rir. Mas sabe aquela piada que alguém tentou fazer, mas foi tão ruim que acabou deixando todo mundo constrangido? Então, essa é a MB. Uma quase piada.
80 mil oficiais? creio que o senhor foi irônico, certo?
No mais, concordo com seu comentário, é muito triste a situação que se encontra nossa “armada”.
São em torno de 79 mil efetivos segundo o portal da transparência, vou deixar o link abaixo
https://www.portaltransparencia.gov.br/orgaos-superiores/52000-ministerio-da-defesa
Alessandro, Pelo que entendi, o Heinz lhe questionou porque você escreveu 80 mil oficiais. Acho que você queria dizer militares em geral, certo? Porque o número de oficiais na MB beira os 11.000. Os outros 60 e tantos mil são praças. São cerca de 79.000 quadros autorizados, sendo que pouco mais de 74.000 estão ocupados por pessoal na ativa e mais de 4.500 estão vagos. É muita gente, de qualquer forma, pra pouco navio em operação. Precisa enxugar. Perto de 13.000 desses quadros são ocupados por temporários e uma solução possível pra reduzir o impacto no futuro é aumentar essa… Read more »
Isso mesmo Nunão, acho que houve uma má interpretação entre as partes, usei “oficiais” mas quis dizer militares no sentido total, obrigado pela correção e pelos detalhes da informação.
Olá “Nunão”, Alessandro e Heinz! Realmente muitos Oficiais e Praças no “chão” por falta de uma coisinha básica em uma marinha: NAVIOS. Infelizmente sempre sobrará para o pessoal por causa de demandas políticas durante décadas que sempre negligenciaram a nossa defesa. São diversos pontos obscuros que levaram a nossa defesa naval a se tornar uma “Marinha de águas marrons”. Sim, nossa administração naval também corroborou pelas visões descabidas e pela (desculpem o termo) prostituição dos cargos, já que o “generalato” é cargo político, INFELIZMENTE. A tão propalada “MERITOCRACIA” que usaram para a reestruturação nada é do que um engodo. Estamos… Read more »
Com mais navios seria necessário preencher o quadro como será necessário contratar e aprestar tripulações para os Riachuelos e para as Tamandarés. A sugestão do Dr Fernando é a terceirização com temporários pela CLT aliviando a despesa com o regime estatutário que impõe salários dos ativos aos inativos, estabilidade dos ativos, 100% para as pensões, além de outros benefícios como reajustes e promoções aos ativos quando passam para a reserva. Essa foto não é exclusividade nossa. Outras Marinhas como a Italiana têm problemas semelhantes e tentam profissionalizar a carreira militar. O problema nosso é que o orçamento público não suporta… Read more »
Eu tenho um pensamento próprio com essa questão porque como vc mesmo escreveu FIZERAM JUS e concordo AGORA porque não se faz logo uma divisão verdadeira tipo MARINHA VELHA E MARINHA NOVA em relação a pessoal ? Quem entrasse agora teria que fazer uma aposentadoria privada porque não teria direito a receber nada depois de aposentado. Alguns poderia dizer que e um serviço especial OK se faz um seguro especifico para isso e 50 anos esse passivo dos inativos seria solucionando
Poderíamos nos juntar aos italianos ou até Sul-Coreanos para adquirir no futuro seu projeto de Navio-aeródromo leve,denominado CVX, da Hyundai Heavy Industries. A ROKN espera que o CVX esteja pronto para operações até 2033. Acho que até 2033, a situação econômica brasileira possa estar diferente e quem sabe mais satisfatória e pensar em uma NAe com umas 10 aeronaves F-35B não seria tão devaneio assim. Espera-se que o CVX custe ₩ 2,3 trilhões (US $ 2 bilhões) para construir e cerca de ₩ 50 bilhões (US $ 45 milhões) por ano para manter. Terá 265 m de comprimento, 43 m… Read more »
Custaria caro para manter eles em operação cada f35 custa minhões de dólares por ano.
Existe uma versão desenhada, que possibilitaria operard com cabos de parada Stobar, permitindo alem do F35B, usar outros tipos de aviões como: Rafale, Tejas M, F18SH, Sea Gripen(se um dia encomendado), Mig29K, FC-31.
https://pbs.twimg.com/media/E3Zk89vUUAYZfu6?format=jpg
Teria de fazer as contas se compensa….pode dar empate, mas reduz o risco de ficar preso a um unico modelo. Ainda assim, sai mais barato que o classico de ter 01 Nae + 01 ou 02 LHD/LHA + Anfibios
Adriano Madureira, seria ótimo se um dia quem sabe tivermos condições de ter um NAe, mas na minha opinião HOJE seria mais importante para o país investir mesmo é em mais submarinos da classe riachuelo ou em mais fragatas da classe tamandaré.
O meu comentário acima foi uma crítica que temos sim dinheiro caso precisasse reformar o NAeSP após ver essa linda foto, o problema é que a classe política brasileira é “gulosa” demais quando se trata de verbas orçamentárias.
É exatamente isso que a marinha está priorizando agora,os submarinos e as fragatas Tamandaré. Eles só vão ver o porta aviões e provavelmente os caças navais só muito lá na frente.
ele é o exemplo daquilo que tenho falado a anos….Nae menor mas realmente multifuncional, a consolidação do LHA+Nae e stobar (tem o desenho de uma versão deste ai com cabos de parada)…. Outra coisa que tambem vivo colocando é que apesar da racionalização de meios com a consolidação acima, é que o cenario cada vez mais demonstra que as marinhas tem de começar a olhar a necessidade do NAe como um navio descartavel…sim, descartavel….ao mesmo tempo que ele precisa existir pois não há outra forma de prover cobertura aerea a frota, ele é descartavel e será destruido logo nas primeiras… Read more »
Pergunta de quem não é do RJ:
Essa água ai é salgada ou doce?
salgada
Valeu Nunão.
.
Maresia rolando solta no A12…
Uma curiosidade sobre o litoral do Rio é que, a despeito do nome, temos pouquíssimos cursos d’água relevantes que desaguam em nosso litoral. O Paraíba do Sul é o único digno de nota e, mesmo assim, é um riacho perto dos grandes rios das principais bacias hidrográficas brasileiras.
E os maníacos com tara em porta avioes atacam novamente… A MB gastou mais de 4 bilhões de dólares neste sonho fútil de crianças!
A MB assim como voces, tem tara em porta-aviões, vai por mim, se desse para operar o A-12, estariam operando ou ao menos reformando!
E me diz, quantos navios e submarinos vão proteger o A-12? Será que vão precisar reuniar toda a frota para protever o A-12 enquanto o resto do mar ficam desprotegido?
Se deixar a ma sorte do são Paulo pode contaminar o atlântico.
Quem sabe um dia a Marinha não volte a opera porta-aviões, mais da maneira que os oficiais estão trabalhando acho difícil.
Galante, precisava perguntar pra vc
Vc usa Reddit?
Pq eu achei um perfil lá no Reddit com o nome de u/alexgalante68
Ele já até postou algumas fotos da fragata Liberal e Constituição num subreddit de fotos de navios
Me achou lá, sou eu mesmo 🙂
KKkkk
Que bom pô
Eu já postei algumas vezes lá naquele subreddit
Essa foto me bate uma angústia, um sentimento de frustração, misturado com admiração.
Do que poderia ser hoje a MB, se fosse bem administrada, teríamos uma marinha de primeiro mundo, quem sabe, poderíamos até operar um porta-aviões menor, desde que houvesse uma marinha de superfície adequada….
Parece que vivemos mais de sonhos do que de realidade…
Perfeito
3 anos atrás, voltava da Bahia pra SP de ônibus, e passei pela Rio-Niterói.
Lembro que ví, na Baia de Guanabara, algumas Niteróis, uma Greenhalgh, alguns outros navios que não me recordo, o Atlântico e o São Paulo. Foi nesquecível.
Pena que meu celular estava descarregado na hora…
Por curiosidade dei uma olhada no google maps, e estão lá!
Apesar dos pesares não deixam de ser navios magníficos. Satisfação em poder contribuir, abs
Eu tento seguir a razão e entender que não devemos nem sequer pensar em ter um NAe nas próximas décadas e que é melhor que levem o A12 embora o quanto antes, mas toda vez que eu vejo este belíssimo navio bate aquela vontade de vê-lo (ou um novo) operando…
O jeito é cantar:
hehehehehehe
Por falar em A-12, a quantas anda aquele programa de modernização dos Trader? Nunca mais ouvi falar.
Esses dias vi uma notícia antiga: “Marinha afirma que o primeiro voo da aeronave ocorrerá em abril de 2019”.
Não nos lembre disso, pelordedeus… kkkkkk
Por mais pertinente que seja a pergunta, logo mais aparecem um ou dois ofendidos com a pergunta. Essa situacao dos Trader e seus contratos deveriam ser investigados, isso ja passou do nivel de incompetencia ou azar.
E mesmo que um dia fiquem prontos (acho que submarino nuclear fica antes), qual o uso exatamente?.
Por favor nao respondam manter doutrina, nao insultem nossa inteligencia
Espera um pouco e vende para os Turcos tambem….se o Nae SP chegar lá….duvido que vá para o desmanche….
Fotos muito boas. Mostram a importância da interação dos leitores com os editores do blog, fortalecendo o debate com conteúdo naval militar. Com.
Que sejam ventos afastando postagens com posições ideológicas, políticas e românticas.
Bacana.
Navios de guerra sempre enchem a vista. Nossa Marinha precisa de navios modernos, pois os atuais estao bastente utrapassados. No passado tinhamos um Porta Avioes, mais hoje nao temos nenhum. Sabe-se que o custo é altissimo tanto pra comprar quanto manter. Mas precisamos desse aparato naval.
Tomara que consigam ressuscitar o São Paulo… Não vejo como algo impossível…
Esquece o Francês, manda para os EUA, entrega o Renault na mão da FORD vai que eles resolvem…
Essa parceria com a marinha francesa pode talvez dar uma sobrevida ao São Paulo resolvendo os problemas de manutenção que ele teve enquanto era usado.
Ressuscitar ? pelo que sei o casco do São Paulo já nem pertence a MB uma empresa Turca o arrematou em 2021 para desmantelar e vender os restos.
Não existe chance do São Paulo voltar a vida pelo simples fato que ela já nem é mais da MB…
Não haveria uma possibilidade de utilizar o A12 pra derrepente comprar e utilizar uns Av-8b harrier II …
Tinha que remover as catapultas e estudar o funcionamento delas , e instalar em terra pra treinamento e testes
NO MÍNIMO isso.
.
Inclusive o equipamento de arrasto e frenagem.
A MB está igual a cidade que pertence
Decadente
Que comece os Hates
TEM QUE INVESTIR EM DEFESA ANTIAÉREA DE MÉDIO E LONGO ALCANCE.
Marcelo, não precisa “gritar”. Escreva como os demais, sem usar maiúsculas.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não sabia que o São Paulo estava aqui no Brasil,muito bonito mas infelizmente muito obsoleto para a nossa marinha. Espero que a Marinha faça o seu próprio porta aviões nacional igual a Índia e Turquia e provavelmente adquira caças navais de última geração como os Rafales M da França.
A Turquia não têm nenhum nacional, o porta-aeronaves Turco é um projecto Espanhol.
E nem porta aviões direito aquilo lá é, o objetivo dele é dar apoio a as tropas durante um desembarque anfíbio.
Obsoleto para nossa marinha. Em relacao a que?!?!!! Cadê marinha de guerra?!?!
A realidade é que o Brasil nunca teve um porta aviões decente, este é um porta helicóptero.
é o bibelô (enfeite) mais caro do mundo !!
Off topic : Queria ver uns vídeos assim da Marinha do Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=G2JHHC4G5jI
Video espetacular! Obrigado por postar!
Para opera com quais aviōes, amigo? Se for com os 6 A4s que nāo podem nem usar bombas guiadas ou mísseis antinavio, nem vale a pena. Se for para comprar um caça naval chinês, provavelmente é incompatível com os sistemas do navio. E nem preciso falar nada de F-35 ou Harrier.
Como o A4 é uma outra categoria e antiga, não sei se mesmo com os 20% a mais de potencia desta versão que temos A4KU ( que agora é A4M) teria potencia suficiente para skijump com alguma carga , mesmo a mais leve para defesa aerea.
Os Trackers (que é um STOL) tenho certeza que conseguiriam, mas os A4 só na ski acho que não….teria de ter uma relação de peso potencia maior….
Se a estimativa é de 2Bilhoes para deixa-lo funcionando teria de separar 4Bi.
.
É como reformar uma casa antiga, pode dobrar o preço do orçado. Material encarece, tem sempre uns 4 problemas escondidos…só que a complexidade é muito maior. Se o problema pular pro triplo.. problema grave.
.
TALVEZ valha melhor fazer do zero.
.
Vai ter problemas também, mas dá pra ir resolvendo com mais calma.
.
O projeto StoBar dos sul-coreanos me parece ser a melhor opção.
.
Caro será e não é prioridade.
Navio de Guerra é uma coisa bonita demais viu
O ferro velho NAe, cuja aquisição se transformou num apartamento em Paris ?
Bela fotografia, pena que será única e com ela naufragarão sonhos possivelmente em definitivo.
Só falta a gente colocar uns f35 ai
Vai virar museu de visitação??….o São Paulo….
Deveria, muito melhor do que aquele que a Marinha do rio de janeiro quer construir.
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/marinha-e-iab-rj-anunciam-projeto-vencedor-do-concurso-para-o-museu-maritimo-do-brasil/amp/
Por falar em PA vejam aí a chegada do USS Kitty Hawk para o desmanche em Browsville. A emoção dos ex-tripulantes é muito legal. USS Kitty Hawk CV-63 final voyage to Port of Brownsville Texas – YouTube. Olha que a aparência dele está bem melhor que o São Paulo viu?
Uma pergunta de quem não entende nada do assunto,não seria possivel utilizar um porta aviões desativado como um posto avançado fixo?para reabastecimento e rearmamento de aeronaves?
João, só se forem de asas rotativas ou aviões decolando e pousando verticalmente, e mesmo assim com restrições. Lançamento e recuperação de aviões de asa fixa, seja por ski jump ou catapulta, com pouso usando aparelho de parada (ou mesmo de aviões com pouso vertical como Harrier e F-35B), são feitos com o navio em movimento, aproando o vento e gerando também vento relativo sobre o convoo pela própria velocidade do navio. Preferencialmente o mesmo se faz com operações de helicópteros em convoos de fragatas. Com o helicóptero se aproximando por um dos bordos e desacelerando até chegar à velocidade… Read more »
Obrigado pela resposta não fazia ideia que era tão complexo o pouso e decolagem em PA.
A Marinha deixou o Navio enferrujando no cais todo esse tempo alegando os custos proibitivos de mais de 1 bilhão de reais para modernização,enquanto os políticos desse país querem fundão de 6 bilhões. Não sei quem é mais incompetente nesse país.
Bela visão. Nos faz ter idéia de como nosso país seria beneficiado com Forças Armadas melhor equipadas. Com os estudos da Marinha para a aquisição da versão naval do Grippen e de um porta aviões, uma perspectiva de defesa naval mais ampla volta ao nosso cenário. Enquanto isso, os esforços do Instituto São Paulo – Foch, para transformar esse NAe descomissionado em um museu aeronaval com serviços de hotelaria, gastronia, shopping, turismo de aventuras, com o abarco de projetos sociais, escola técnica de aviação, centro de veteranos e outras utilidades públicas, são constantemente “bypassados” para dar lugar à transformação dessa… Read more »
O aeródromo São Paulo foi desmobilizado ele vendido para a Turquia para ser reciclado , só que já tem mais de ano que o dono tenta levar e os órgãos governamentais através das suas burocracias não liberam a embarcação ! Tenho algumas lembranças físicas desta nave !!
Eu acho que o Brasil deveria ter forças de autodefesa como o Japão, Itália e Alemanha, militares profissionais, bem equipados, de prontidão e bem longe da política. O que temos hoje é um oficialato parasita do erário e milhares de soldados/marinheiros, cabos e sargentos feitos de semiescravos.
A marinha deveria enxugar a máquina e investir pesado em navios patrulha, nas Tamandarés e nos Riachuelos.
É triste ver a briosa MB sem um porta aviões. Ver ,na foto, aquele que foi o capitanêa da Esquadra, hoje, como uma peça de museu.
Só sucata velha
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro virou depósito
de lixo.
As Marinhas são armas caras e que envolvem um maior preparo, inclusive intelectual de seu pessoal.
Os porta aviões servem para levar uma base aeronaval a áreas de conflitos; e, com os satélites varrendo todo o Globo seu eficaz emprego é duvidoso. Ademais com a evolução dos foguetes que alcançam centenas e centenas de quilômetros esses monstros se tornam alvos fáceis. Os Marinheiros brasileiros sabem como investirem seus recursos com inteligência.
Não seria interessante se a Marinha treinasse com os A-4 no NAe São Paulo, mesmo ele estando ancorado ??? Acho mais interessante do que só treinar em pistas de aeródromos
Sou da trilogia a pelo menos 10 anos.. na minha juventude escrevi para um portal chamado alide. E fiz uma matéria sobre o porta aviões da marinha Nesse dia, sou do RJ, cheguei as 04.30 da manhã no centro do RJ.. na porta da entrada da praça Mauá que leva à ilha das cobras.. posso estar enganado nos nomes.. lembro de encontrar o editor da Alide e o galante na época.. mas como estudante de jornalismo, foi tudo para mim. Acho que foi o minas gerais.. inicio de manhã de dia de semana. O sol gracando sobre o convés.. baia… Read more »
Dois porta aviões brasileiros. Que lindo!