Ex-porta-aviões USS ‘Kitty Hawk’ chega ao Texas para desmanche
O último dos super porta-aviões convencionais da Marinha dos EUA chegou a Brownsville, Texas, esta semana, depois de uma última viagem rebocada antes de ser desmantelado.
O ex-USS Kitty Hawk (CV-63) chegou a South Padre Island, perto da fronteira Texas-México, na terça-feira (31/5), enquanto veteranos de um dos últimos porta-aviões convencionais da U.S. Navy observavam, de acordo com uma reportagem do The Brownsville Herald.
O navio está agora na International Shipbreaking Limited, que comprou o supercarrier por um centavo no ano passado para desmontelar e reciclar. O estaleiro também irá desmantelar o ex-USS John F. Kennedy (CV-67), similarmente comprado por um centavo.
Um porta-voz da International Shipbreaking Limited disse que o estaleiro começará “o desmantelamento estrutural real em julho” e planeja terminar o processo de desmantelamento em cerca de 18 meses. A previsão de conclusão é dezembro de 2023.
O Kitty Hawk deixou Bremerton, Washington, em 15 de janeiro para fazer sua última viagem para Brownsville antes do desmantelamento, informou o Kitsap Sun na época.
Um dos últimos porta-aviões com propulsão convencional, o antigo Kitty Hawk foi comissionado em 1961 e desativado em 2009. O super porta-aviões participou de conflitos que vão desde a Guerra do Vietnã até a Operação Iraqi Freedom em 2003. Na época, o Kitty Hawk era o porta-aviões da Marinha dos EUA que ficava baseado no Japão, mas foi desdobrado no Golfo Pérsico para ajudar no início da guerra no Iraque. Foi a última vez que um porta-aviões baseado no Japão faria isso até 2021, quando o USS Ronald Reagan (CVN-76) foi enviado para o Oriente Médio.
A compra do Kitty Hawk pela International Shipbreaking Limited em 2021 deu um golpe final nos desejos de alguns veteranos de transformar o navio em um museu, semelhante aos cinco outros porta-aviões museus nos Estados Unidos.
Um problema enfrentado pelos esforços para tornar o navio um museu foi encontrar uma cidade para abrigar o super porta-aviões que ainda não tinha um porta-aviões museu, disse Ryan Szimanski, diretor executivo da Historic Naval Ships Association.
James Melka, um ex-marinheiro do Kitty Hawk que tentou transformar o navio em um museu, disse no ano passado que planejava ver o porta-aviões deixar Bremerton e chegar em Brownsville, Texas.
“Ao ver o Kitty Hawk, haverá muitas lágrimas”, disse ele na época.
FONTE: USNI News