OTAN inicia o exercício militar multinacional BALTOPS 22
Estocolmo, Suécia – Quatorze Aliados da OTAN, duas nações parceiras da OTAN, mais de 45 navios, mais de 75 aeronaves e aproximadamente 7.000 militares iniciaram as Operações Bálticas (BALTOPS 22) de Estocolmo no dia 5 de junho.
Este principal exercício anual com foco marítimo na região do Báltico ocorre de 5 a 17 de junho e oferece uma oportunidade única de treinamento para fortalecer a capacidade de resposta combinada essencial para preservar a liberdade de navegação e a segurança no Mar Báltico. Esta é a 51ª iteração da série de exercícios que começou em 1972.
“Em iterações anteriores do BALTOPS, falamos sobre enfrentar os desafios de amanhã”, disse o vice-almirante Gene Black, comandante das Forças de Ataque e Apoio Naval da OTAN (STRIKFORNATO) e da Sexta Frota dos EUA. “Esses desafios estão sobre nós – aqui e agora. O BALTOPS 22 destaca nossos investimentos passados e mostra nossa parceria e capacidades coletivas, pois reconhecemos a importância da ‘liberdade dos mares’ e o papel vital que o Báltico desempenha na prosperidade europeia.”
As nações participantes incluem Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Esses países exercerão uma infinidade de capacidades demonstrando a flexibilidade inerente das forças marítimas. Os cenários de exercício incluem operações anfíbias, artilharia, antissubmarino, defesa aérea, operações de remoção de minas, eliminação de munições explosivas, veículos submarinos não tripulados e resposta médica.
O exercício é liderado pelas Forças Navais dos EUA na Europa e pela Sexta Frota dos EUA, comandadas e controladas pela STRIKFORNATO. O contra-almirante da Marinha Real Britânica James Morley, vice-comandante do STRIKFORNATO, comandará o grupo de controle do exercício.
“O BALTOPS é uma oportunidade fabulosa para os países aliados e parceiros treinarem juntos no mar, no ar e em terra – melhorando a interoperabilidade e a experiência de trabalho em conjunto.” disse Morley. “Também serve para garantir à região que a OTAN está pronta para se defender.”
Exclusivo do BALTOPS 22 é o papel da Suécia em sediar o exercício, coincidindo com o 500º aniversário de sua Marinha. O BALTOPS 22 também apresenta cenários de resposta médica mais robustos, especificamente durante o treinamento de resgate de pessoal a bordo de um submarino. A novidade na iteração deste ano é a incorporação da resposta da capelania, com cinco capelães de nações participantes. O exercício também se baseia em iterações anteriores, aprimorando a incorporação do domínio espacial através do Centro Espacial da OTAN.
As medidas aprimoradas de prevenção da COVID oferecem aos participantes a capacidade de ter mais interação do que nos dois anos anteriores, garantindo que as tripulações permaneçam saudáveis e prontas para fornecer segurança regional contínua.
Por mais de 80 anos, as Forças Navais dos EUA na Europa e Forças Navais dos EUA na África (NAVEUR-NAVAF) estabeleceram relações estratégicas com Aliados e parceiros, alavancando uma base de valores compartilhados para preservar a segurança e a estabilidade.
Com sede em Nápoles, Itália, a NAVEUR-NAVAF opera as forças navais dos EUA nas áreas de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA (USEUCOM) e do Comando da África dos EUA (USAFRICOM). A Sexta Frota dos EUA é permanentemente atribuída à NAVEUR-NAVAF e emprega forças marítimas em todo o espectro de operações conjuntas e navais.
A STRIKFORNATO, com sede em Oeiras, Portugal, é o quartel-general de projeção de poder marítimo do Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), rapidamente desdobrável e flexível, capaz de planejar e executar operações marítimas conjuntas de espectro total.
FONTE: STRIKFORNATO