Armada Argentina recebe o quarto e último OPV 87, ARA Contraalmirante Cordero
A Armada Argentina, por meio de uma publicação oficial, confirmou a chegada do novo navio de patrulha oceânica ARA Contraalmirante Cordero (P-54) à Base Naval de Mar del Plata ontem, 7 de junho. A unidade, construída na França pelo Naval Group, havia sido recebida na Estação Naval de Buenos Aires pelo ministro da Defesa da República Argentina, Jorge Taiana, na quinta-feira, 2 de junho.
Após o ato oficial de sua incorporação, o ARA Contraalmirante Cordero partiu com sua tripulação para ingressar na Divisão de Patrulhamento Marítimo localizada na Base Naval de Mar del Plata. Em sua aproximação à cidade, o navio foi recebeido pelas outras unidades pertencentes à classe OPV 87, ARA Bouchard (P-51), ARA Piedrabuena (P-52) e ARA Almirante Storni (P-53) da Armada da República Argentina.
Com a entrega do ARA Contraalmirante Cordero, o Naval Group encerra oficialmente o contrato assinado em 2018. Esses novos navios cumprirão missões de vigilância e patrulhamento das jurisdições navais argentinas, com destaque especial para a Zona Econômica Exclusiva (ZEE). Por sua vez, possuem a certificação necessária para poder operar em mares de águas frias com presença de gelo.
Olhando para o futuro imediato, o Naval Group vem avançando com o estaleiro TANDANOR para a manutenção e reparos que os patrulheiros requerem após seu dedobramento no Mar Argentino. Isso foi afirmado na reunião realizada entre representantes da empresa francesa e do estaleiro argentino, realizada em março passado.
Características técnicas dos OPV 87
Os Navio de Patrulha Offshore OPV 87 têm capacidade para permanecer no mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e acomodar um helicóptero em seus hangares. Operados por uma tripulação reduzida de quarenta membros, eles também podem acomodar passageiros extras.
- Comprimento: 87 metros
- Boca: 14 metros
- Deslocamento: 1.650 toneladas
- Máx. velocidade: 20 nós
- Acomodação: 59 (tripulação e passageiros)
- Autonomia:> 7.000 milhas náuticas
- Capacidade de transporte: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero da classe de 5 toneladas
FONTE: zona-militar.com / FOTOS: Armada Argentina