Admiral Gorshkov lança Zirkon

A Marinha Russa realizou no dia 28 de maio mais um teste de lançamento do míssil hipersônico Zircon (Tsirkon).

O Ministério da Defesa disse que a fragata Admiral Gorshkov da Frota do Norte no Mar Branco lançou o míssil de cruzeiro Zircon no Mar de Barents, atingindo com sucesso um alvo de exercício no Mar Branco a cerca de 1.000 quilômetros (540 milhas náuticas) de distância.

O lançamento foi o mais recente de uma série de testes do Zircon, que deve entrar em serviço ainda este ano.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Zircon é capaz de voar a nove vezes a velocidade do som e tem um alcance de 1.000 quilômetros (620 milhas). Putin enfatizou que seu emprego aumentará significativamente a capacidade das forças armadas da Rússia.

Concepção em 3D do míssil hipersônico Tsirkon 3M22 (SS-N-33)

O Zircon destina-se a armar cruzadores, fragatas e submarinos russos e pode ser usado contra navios inimigos e alvos terrestres. É um dos vários mísseis hipersônicos em desenvolvimento na Rússia.

Autoridades russas se gabaram da capacidade do Zircon, dizendo que é impossível interceptar com os sistemas antimísseis existentes.

Putin, que advertiu severamente os aliados ocidentais contra a interferência na Ucrânia, alertou no passado que navios de guerra russos armados com o Zircon dariam à Rússia a capacidade de atacar “centros de tomada de decisão”.

FONTE: AP

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments