Noruega rescinde seu contrato para o helicóptero NH90
“Infelizmente chegamos à conclusão de que não importa quantas horas nossos técnicos trabalhem e quantas peças encomendemos, isso nunca tornará o NH90 capaz de atender aos requisitos das Forças Armadas norueguesas. Com base em uma recomendação conjunta das Forças Armadas e departamentos e agências associadas, o governo norueguês decidiu, portanto, encerrar a introdução do NH90 e autorizou a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa a rescindir o contrato”, disse o Ministro da Defesa norueguês, Sr. Bjørn Arild Gram.
A Agência Norueguesa de Materiais de Defesa informou posteriormente ao fabricante do NH90, NATO Helicopter Industries (NHI), que rescindiu o contrato em sua totalidade e que buscará a restituição total de todos os fundos e ativos recebidos por ambas as partes. A Agência começará agora os preparativos para devolver os helicópteros juntamente com as peças de reposição e equipamentos recebidos. Também solicitará um reembolso da NHI, que incluirá os aproximadamente cinco bilhões de coroas norueguesas pagos de acordo com o contrato, além de juros e outras despesas.
“Fizemos repetidas tentativas de resolver os problemas relacionados ao NH90 em cooperação com o NHI, mas mais de 20 anos após a assinatura do contrato, ainda não temos helicópteros capazes de realizar as missões para as quais foram comprados, e sem O NHI pode nos apresentar quaisquer soluções realistas”, disse Gro Jære, Diretor Geral da Agência Norueguesa de Material de Defesa.
A aquisição do NH90 pela Noruega começou em 2001, com 14 helicópteros para serviços da Guarda Costeira e Guerra Antissubmarino originalmente programados para entrega até o final de 2008. Até hoje, apenas oito foram entregues em uma configuração totalmente operacional. Atualmente, a frota é obrigada a fornecer 3.900 horas de voo por ano, mas nos últimos anos a média foi de apenas cerca de 700 horas.
Em fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa norueguês solicitou que as Forças Armadas, juntamente com a Agência Norueguesa de Material de Defesa e o Estabelecimento de Pesquisa de Defesa Norueguês, realizassem uma revisão abrangente das capacidades de helicópteros marítimos da Noruega. A análise concluiu que, mesmo com investimentos financeiros adicionais significativos, não seria possível levar o desempenho e a disponibilidade do NH90 a um nível que atendesse aos requisitos noruegueses.
“Esta é a decisão certa para o NH90 e para nossa capacidade de helicópteros marítimos, e de acordo com nossa recomendação”, disse o chefe de defesa norueguês, general Eirik Kristoffersen.
Devido à rescisão do contrato, as operações de voo da Norwegian com o NH90 serão descontinuadas e quaisquer missões futuras planejadas serão canceladas. Qualquer efetivo das Forças Armadas afetado pela rescisão receberá acompanhamento imediato por meio de suas respectivas unidades.
“Estou impressionado com os esforços feitos por nossa organização e por todos que trabalharam tanto para fazer o NH90 funcionar. Não foi uma questão de falta de esforço, criatividade e habilidade, mas simplesmente porque recebemos um helicóptero que não foi capaz de entregar. Além disso, embora agora estejamos saindo do NH90, ainda precisamos do apoio daqueles que estão trabalhando no helicóptero. Minha prioridade agora é, portanto, cuidar de todos que trabalharam no NH90”, disse o general Kristoffersen.
A necessidade norueguesa de helicópteros marítimos permanece
O Ministério da Defesa norueguês iniciará em breve o processo de identificação de um helicóptero marítimo alternativo. “A Noruega continua a precisar de helicópteros marítimos e, portanto, é essencial que comecemos rapidamente os preparativos para preencher a lacuna de capacidade deixada pelo NH90. Consideraremos várias abordagens alternativas para atender aos nossos requisitos operacionais, mas devemos estar preparados para o fato de que não haverá soluções fáceis”, disse o ministro da Defesa Bjørn Arild Gram.
Ele também elogia os esforços de todos dentro das Forças Armadas da Noruega e da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa que trabalharam no NH90.
“Espero que muitos deles também possam se juntar a nós enquanto trabalhamos para identificar a melhor maneira de atender às nossas contínuas necessidades de helicópteros marítimos”, disse o ministro da Defesa Gram.
FONTE: Forsvarsmateriell