Como será o grupo aéreo embarcado do novo porta-aviões chinês ‘Fujian’?
A China já vem desenvolvendo há algum tempo as aeronaves do grupo aéreo embarcado do seu primeiro porta-aviões Type 003 do tipo CATOBAR, o Fujian, lançado no dia 17 de junho de 2022.
O grupo aéreo do Fujian deverá contar inicialmente com caças J-15B e J-15D, caças furtivos J-35, aviões de alerta aéreo antecipado KJ-600 e helicópteros Z-20 antissubmarino e de emprego geral.
Caça J-15
O caça J-15 Flying Shark (versão chinesa do Sukhoi Su-33 russo) que opera nos dois primeiros porta-aviões chineses STOBAR chineses foi aperfeiçoado e a nova versão J-15B (ou J-15T) está nos testes finais.
O J-15B é equipado com novo radar AESA, além do novo trem de pouso frontal com a haste para acoplamento no carro da catapulta.
Está sendo desenvolvida também uma versão do J-15 especializada em guerra eletrônica, designada J-15D. O emprego do J-15D será equivalente à versão de guerra eletrônica do Super Hornet, o EA-18G Growler, da U.S. Navy.
Caça J-35
Além do J-15B, o Type 003 será equipado com o novo caça stealth J-35 (versão naval do J-13/FC-31), que voou pela primeira vez em outubro de 2021.
O J-35 é naseado no FC-31/J-31, caça de quinta geração que apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.
Os motores RD-93 originais fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.
Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.
A aeronave também tem o trem de pouso dianteiro adaptado para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003.
Avião KJ-600 AEW
A aeronave bimotor KJ-600 de asas dobráveis fabricada pela XIAC voou pela primeira vez em 29/08/20. Seu desenvolvimento foi anunciado pela China em 2017.
O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 é equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array).
Ele pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C. Terá alcance de 2.800 km, velocidade de 550 km/h, e será capaz de detectar alvos aéreos além de 480 km, rastreando até 250 alvos aéreos simultaneamente.
Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar.
O KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.
A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes.
Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados pelos porta-aviões Liaoning e Shandong têm curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.
Helicóptero Z-20
O helicóptero Z-20 de porte médio é desenvolvido pelo Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da Aviation Industry Corp da China. Seu primeiro voo foi em 2013, e o helicóptero já está operacional na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).
Como seu análogo americano S-70, o Z-20 tem um peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas e poderá ser empregado para missões antissubmarino, antinavio, busca e salvamento e transporte.