Plataforma de petróleo pode ter sido atacada pela Ucrânia

41

Informações ainda não confirmadas dão conta de que uma plataforma de petróleo no Mar Negro teria sido atingida por um míssil disparado pela Ucrânia.

As informações são desencontradas e carecem de maiores evidências. O que se pode afirmar é que o programa FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA, que utiliza dados de satélites para monitorar quase em tempo real o acompanhamento de focos de incêndio, detectou nas últimas 24 horas um foco de incêndio no Mar Negro nas coordenadas 45.37588 N e 30.93112 E (ver mapa abaixo).

Essas coordenadas batem com a última localização conhecida da plataforma de petróleo Tavrida, conforme dados informados pelo site Marine Traffic (imagem abaixo).

Existe ainda a remota possibilidade da plataforma ter utilizado o seu flare para queimar gases e/ou a realizar testes de poço. Atividades como essa geram uma assinatura infravermelha que pode eventualmente ser caracterizada como “foco de incêndio”.

A Tavrida, uma plataforma de perfuração do tipo Jack Up, anteriormente pertencia à Ucrânia e era conhecida como MODU Tavrida. Com a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 os russos também se apossaram de ativos no Mar Negro, como a Modu Tavrida.

 

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments