Destróier da Marinha dos EUA lança com sucesso míssil SM-6 contra casco desativado da fragata USS Vandegrift
De acordo com informações publicadas pelo Departamento de Defesa dos EUA em 22 de junho de 2022, o destróier USS Benfold (DDG-65) da Marinha dos EUA lançou um Míssil Standard 6 (SM-6) durante os exercícios de ataques marítimos coordenados de vários domínios, eixos e longo alcance contra a fragata desativada USS Vandegrift como parte do Exercício Valiant Shield 22.
O RIM-174 Standard Extended Range Active Missile (ERAM), ou Standard Missile 6 (SM-6) é um míssil em produção atual para a Marinha dos Estados Unidos.
Ele foi projetado para fins de guerra antiaérea de alcance estendido (ER-AAW), fornecendo capacidade contra aeronaves de asa fixa e rotativa, veículos aéreos não tripulados, mísseis de cruzeiro antinavio em voo, tanto sobre o mar quanto terra, e defesa de mísseis balísticos terminais. Também pode ser usado como um míssil antinavio de alta velocidade.
As estimativas do alcance do SM-6 variam; seu alcance oficial publicado é de 130 milhas náuticas (240 km), mas pode ser de 200 milhas náuticas (370 km) a até 250 milhas náuticas (460 km).
O míssil SM-6 tem um comprimento de 6,6 m e um diâmetro de 0,5 m. Ele pesa 1.500 kg e carrega uma ogiva explosiva de fragmentação de 64 kg. O interceptor usa homing semi-ativo e ativo para obter um engajamento preciso dos alvos atribuídos.
FONTE: Navy Recognition