Ucrânia afunda navio de suprimentos russo com míssil Harpoon
As forças ucranianas usaram um míssil Harpoon para afundar um navio de reabastecimento russo que se dirigia para a Ilha da Cobra, disse um alto funcionário da defesa a repórteres na tarde de sexta-feira (1/7).
O naufrágio do navio ajudou as forças ucranianas a retomar a Ilha da Cobra, que estava sob controle russo desde os primeiros dias da invasão. A ilha, chamada Zmiinyi Ostriv na Ucrânia, era o símbolo da resistência ucraniana depois que um membro do serviço ucraniano na ilha disse ao navio de guerra russo Moskva “vá se f…”. A Ucrânia mais tarde afundou Moskva.
As forças ucranianas alegaram ter retomado a ilha na quinta-feira, informou a CNN, embora a Rússia tenha alegado que suas forças deixaram a ilha como um sinal de boa fé. As alegações russas são falsas, disse o alto funcionário da defesa.
“Na verdade, a maneira como vemos esse desenvolvimento é que os ucranianos foram muito bem sucedidos em aplicar uma pressão significativa sobre os russos, inclusive usando os mísseis Harpoon que eles adquiriram recentemente para atacar um navio de reabastecimento, e quando você percebe o quão estéril e deserta a Ilha da Cobra é, você entende a importância do reabastecimento”, disse o oficial de defesa. “Então os ucranianos tornaram muito difícil para os russos sustentar suas operações lá, os tornaram muito vulneráveis ao ataque ucraniano.”
Retomar a Ilha da Cobra pode ajudar os ucranianos a defender melhor Odessa, bem como potencialmente começar a reabrir as rotas de navegação, o que ajudaria a Ucrânia a exportar seus grãos.
No entanto, o bloqueio russo ao Mar Negro continua sendo o maior desafio naval para a Ucrânia, disse o funcionário.
Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira um adicional de US$ 820 milhões em ajuda para a Ucrânia, com alguns vindos dos estoques existentes dos EUA e o restante custeando equipamentos que serão construídos pela indústria de defesa.
Os EUA enviarão munição adicional para High Mobility Artillery Rock Systems (HIMARS) através do levantamento presidencial, o que significa que os EUA envarão de seu estoque existente.
Também enviarão dois Sistemas Nacionais Avançados de Mísseis Terra-Ar, munição de artilharia de 155 mm e quatro radares de contra-artilharia adicionais por meio da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia.
O pacote mais recente não incluiu nenhum elemento marítimo, embora os EUA anunciaram que estavam enviando 18 barcos costeiros e ribeirinhos, bem como um lançador Harpoon montado em veículo em assistência anterior.
Dos 19 barcos, seis são navios de combate marítimo Metal Shark e 10 são barcos de patrulha de 34 pés, Dauntless Sea Ark, de acordo com o Departamento de Defesa.
FONTE: USNI News