Enquanto isso, no Mediterrâneo…
… navios da Marinha Italiana e Francesa se juntam ao Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG2) e ao Carrier Strike Group n°8 (CSG-8), grupo aeronaval do porta-aviões da USS Harry S. Truman, da Marinha dos Estados Unidos.
As informações são de 3 notas divulgadas nos últimos dias. Uma nota divulgada pela Marinha Italiana, acompanhada de imagens (não necessariamente desta operação) da fragata Federico Martinengo (do tipo FREMM de emprego geral) e do navio de apoio logístico Vulcano. Outra nota da Marinha Francesa, esta com imagem da FREMM Languedoc realizando reabastecimento com o navio americano USNS Supply, no último dia 9. E a mais recente delas, da Marinha dos EUA, acompanhada de foto do porta-aviões USS Harry S. Truman chegando ao porto de Las Palmas, na Espanha.
O SNMG2 atualmente é composto, segundo a Marinha Italiana, de navios da Itália, Estados Unidos, Turquia, Grécia e França, divididos em duas Forças Tarefas, uma especificamente no Mar Egeu e outra no Mediterrâneo como um todo.
Já a Marinha Francesa informou que a FREMM Languedoc está no Mediterrâneo central, e que sua presença no CSG-8 está inscrita no quadro de engajamento das Forças Armadas Francesas na postura dissuasiva e defensiva da OTAN no flanco do Leste Europeu.
Já a Marinha dos EUA informou que o USS Harry S. Truman (CVN 75) é capitânia de uma força que inclui os destróieres classe USS Bainbridge (DDG 96), USS Cole (DDG 67), USS Gonzalez (DDG 66), USS Gravely (DDG 107) e USS Jason Dunham (DDG 109), assim como o cruzador classe USS San Jacinto (CG 56).