Rússia desenvolve míssil balístico antinavio Zmeevik
A mídia russa informou sobre os esforços para desenvolver o míssil balístico antinavio “Zmeevik”, apelidado de matador de porta-aviões, para melhorar as defesas costeiras do país
A Rússia está desenvolvendo um novo “matador de porta-aviões” – o míssil balístico Zmeevik com uma ogiva hipersônica para a Marinha, disseram à TASS duas fontes próximas ao Ministério da Defesa e ao complexo militar-industrial.
“O míssil balístico Zmeevik com equipamento de combate hipersônico está em desenvolvimento há muito tempo. Ele é projetado para destruir grandes alvos de superfície, principalmente porta-aviões”.
Outra fonte disse que o míssil pode entrar em serviço com unidades de mísseis costeiros da Marinha. Uma das fontes acrescentou que, em termos de suas características, o Zmeevik se assemelha a mísseis chineses de uma classe semelhante – DF-21D e DF-26 com alcance de até 4.000 km.
A empresa NPO mashinostroenia em Reutov, que projetou o míssil antinavio hipersônico Tsirkon, veículos de reentrada Avangard para mísseis supersônicos ICBM Sarmat e Onyx se negou a comentar.