Marinha do Brasil cancela exercícios por falta de combustível
Por falta de combustível, a Marinha do Brasil resolveu cancelar vários exercícios no segundo semestre de 2022, informou uma fonte com exclusividade ao Poder Naval.
Várias comissões foram canceladas: CIAsA – Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento dos navios F41, F49, V32 e K120, testes do míssil Mansup 1 e 2, Aderex, Ibsamar e Atlasur.
Só foram mantidas as comissões que já estão em andamento ou de “maior importância”, como o “deployment” do S34 nos EUA, a Guinex 2, Unitas LXIII, Parada Naval, Revista Naval, VIGM, avaliação operacional do submarino S40 e experiência de máquinas do A140.
Segundo a fonte, a Marinha recebeu este ano apenas parte do combustível programado e mesmo com os exercícios cancelados, o saldo será negativo.
Negócio é converter os motores para gás GNV.
Perde potência mas custa menos pelo quilometro percorrido lol
Olá Guaca. O negócio é içar as velas. Chama a atenção o atraso imposto ao ManSup por falta de combustível para os navios.
O navio leva o míssil.
Quando vejo esse relato, uma pontinha apenas visivel do aceberg, dos problemas que estamos enfrentando como atrasos e descontinuidade de projetos, questões sociais, ……tenho a sensação (mais para a certeza) que o Brasil não precisou do PT para se venezuelar.
900bi de endividamento só da Petrobras só na gestão do PT.
Parece que recuperar o que foi para o ralo é só dar um peido que resolve.
A conta é salgadas meus amigos, muito salgada!
E acho que muitas forças também cancelaram operações em função do preço dos combustíveis.
E ai ? Agora vc paga 7 reais na gasolina e a petrobras da lucro, porem o lucro vai pra acionistas do exterior .
E para o governo tb não? Tem 36% das açoes
O PT sim conseguiu afundar as finanças do Brasil, mas o que o inquilino aloprado atual fez? pelo menos mais 300bi de dívidas e nada de trampo, ou seja, tão vagaba quanto o outro. Não sejamos desonestos intelectuais por favor.
Esqueceu da pandemia, do Fique em casa, da Guerra na Ucrânia?
É desonestidade intelectual que se chama?
Coloca a culpa nos portugueses ou nos tupis que estavam em vias de ainda criar uma “nação originária”… vai catar coquinho e defender bandidos a sua direita ou esquerda para lá.
Quem não conhece a indústria do petróleo costuma fazer esse tipo de confusão. Com a descoberta do pré-sal (que a imprensa chamava de fantasia, de falsa propaganda do antigo governo) foi necessário fazer um enorme investimento em equipamentos , contratação de sondas , perfuração de poços, antes mesmo da primeira gota de óleo do pré-sal ser produzida. Esse investimento foi feito num período em que o Brent estava inicialmente a 140 USD/bbl (dólares por barril). Portanto com o mercado e custos em alta. Em menos de um ano o valor do Brent despencou para 35-45 USD/bbl. Ou seja, quando a… Read more »
Vixe Nilo… Agora vão vociferar contra você. Com todo respeito meu amigo, discordo. O PT foi responsável pelos problemas econômicos do país mas em muito também o atual mandatário também tem sua contribuição pois o país estagnou e o mesmo não fez nada para resolver a situação a não ser atacar outras instituições para esconder sua incompetência que muitos idolatras dele teima em não ver!
Será que o país realmente estagnou? Será que o país não teve dificuldades devido a Pandemia? Já procurou saber como estão os outros países do mundo?
Isso que dá se informar pela mídia mainstream.
Você não tem a minima ideia do que está falando…. Mas vá viver lá para saber. Depois, se conseguir, volte para contar. Muito inocente mesmo.
Caro Camargoer, pra quê velas? Com o tanto de gente na MB, se cada um pegar um remo dá até pro São Paulo voltar a navegar! rsrs
Mas aí periga o barco virar e os vinhos e caviar do oficialato cair na água.
Foi rápido até, o post sobre vinho e caviar… Esqueceu da lagosta.
Bom dia Capita! Mas que vocês tem culpa disso tem sim, viu?! Sem mea-desculpa ou mea-culpa.
Abraço e boa picanha ahahaha
Num é? Nem um “poxa, tem razão, há um certo exagero…”. Ficam sempre na posição Maria Antonieta.
Claro! Fizemos filhas demais…
Falta de respeito alguns comentários como esse.
Ninguém lembra ou tem coragem que comentar que o dinheiro desviado no Petrolão pagava as Tamandaré, o combustível, os KC-390 e todos os lotes de F-39. E sobrava pros Scorpenne…
*de comentar.
Olá BK Há quem diga que as forças armadas precisam de velas sim… daquela de 7 dias.. riso.
A MB tem que partir para patrulhamento oceanico com drones navais, visitas a portos estrangeiros faz por (online) vídeo. Não precisa nem sair de casa. Ri para não chora.
Home office.
O marinheiro vai está na “onda” rsrs.
Olá Nilo. Eu defendo sim que a patrulha naval seja feita por drones, combinando imagens de satélite e informações dos transponders dos navios comerciais. Tudo isso sendo processado por IA. Quando uma anormalidade é identificada, pode-se enviar um drone para a área ou um avião de patrulha ou um NaPaOc, dependendo da gravidade da situação.
Apenas que velas são feitas de parafinas, que por sua vez são feitas de… petróleo.
Ou seja, neste loop, está dando dump no sistema.
Olá GFC. O que falta para a MB é recursos para adquirir combustível. O combustível está disponível para ser adquirido pela MB, assim como as velas de 7 dias.
Colega, nunca entra na conta, ou nos comentários, as despesas com a marinha que NÃO É DE ÁGUAS AZUIS.
Necessário esclarecer que muitos funcionários e recursos materiais são utilizados para socorrer as populações ribeirinhas, levando médicos e dentistas, em navios fluviais, inclusive hospitais, para quem não tem acesso.
Prezado
E transportarão as Urnas das eleições na Amazônia.
Sds
sabe que tem veleiro que chega a 27 knots??? um patrulha….sei não….
Dá pra navegar com velas tecnológicas mas é tchau pro stealth. Bora desenhar esses novos meios independentes de combustão interna (mas muito dependentes de dotação externa)?
Como diz o Marcelo Brigadeiro: “Esse país se cercar é um hospício, se cobrir é um circo…Toda noite eu fico no aguardo dos próximos capítulos dessa novela chamada braziu…
Falta combustível, sobra prótese peniana. Prioridades.
Pergunta se os salários estão em dia? Opa… para os salários não falta verba, mas para investimento, manutenção dos meios existentes, combustível… aí falta! Daqui a pouco vai faltar verba para vestimentas tb, aí as forças vai liberar os militares trabalhar à paisana! Esses dias tive que explicar pq a Embraer não fabrica caças nacionais de 5ª geração. Nem o básico é feito decentemente, 112 bilhões liberados para Defesa para ler isso tipo de notícia? É para no mínimo ficar indignado.
O negócio é construir trirremes e quinquerremes.
Fusão do hidrogênio da água do mar, a MB deve estar quase lá…
Cômico por ser trágico! Falta de combustível, e ainda tem gente que acha que ta tudo beleza! Preferem comprar Picanha, Leite Condensado e Vagara kkkk
Você quis dizer milhas náuticas né? Hehehe
Que situação! Enquanto isso, se mantém os 70 mil homens bem pagos em terra.
“Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos.” (Nelson Rodrigues)
Pátria Amada Brasil….
kkkkkk
boa
No Brasil putenssa melhorou o quê? Ah o soldo dos oficiais.
Pátria Parada Brasil.
Tá certo !!!
Tempos difíceis !!!
Tem que economizar mesmo !!!
Daqui a 2 meses regulariza tudo !!!
Eu já tinha falado em outros posts que essa Guerra aí (Ucrânia x Rússia) ia repercutir no mundo todo !!!
Agora a fatura chegou !!!🤷♂️
Caro Burgos. O problema da MB nada tem a ver com a guerra na Ucrancia. Sexta-feira, o barril fechou a US$ 100. Já esteve muito mais caro que isso. O da falta de recursos para custeio das forças armadas é recorrente e estrutural. A culpa é o do próprio comando das forças armadas.
O petróleo russo apareceu com 30% de desconto. Depois, US$ 130. Precisa ver quanto pagamos pelo diesel dos russos.
Ah é ?!
Então pq o Brasil tá comprando diesel da Rússia ?!
Vc acha que é pra mim pra vc ?!
Cai na real Camargo !!!
Tá sendo noticiado pelo Brasil todo só vc que na sabe ?! 👀🤦♂️
Olá Burgos. O Brasil precisa importar diesel porque o país tem uma capacidade de refino inferior ao da demanda. A MB está sem recursos de custeio para adquirir combustível.
Importamos porque produzimos 75% do consumo e nossa capacidade de refino para óleo cru do pré-sal é…é…nula.
Olá, Esteves. As refinarias privadas podem tanto produzir mais quanto importar, é uma escolha econômica. A produção do pre sal tem sido parte refinada e parte exportada em cru, como prevê o contrato na ANP, e são várias operadoras, não apenas a Petrobras. Sem monopólio, é assim que funciona.
Com o governo agindo pra diminuir essa capacidade de refino ao invés de aumentar fica complicado…. Talvez assim entendam, enfim, a incompatibilidade entre neoliberalismo e soberania nacional.
Construir uma refinaria média custa uns 20 bilhões de dólares e…leva uns 10 anos.
Investimento que se paga em quantos meses de operação? e a quantos anos não sabemos do potencial do pré-sal?
Só com os dividendos da Petrobras recebidos pelo governo se pagaria em menos de 5 anos
E com o dinheiro desviado no Petrolão?
Pagaria à vista uma refinaria, construiria outras e ainda sobrava para comprar navios para umas 4 esquadras da Marinha.
Infelizmente safaram-se e não devolverão o dinheiro.
Meu comentário não foi uma crítica à distribuição de dividendos da Petrobras e sim que com esse dinheiro referente a parte do governo (como sócio) poderia ser investido na ampliação da capacidade de refino. Dinheiro “extra” que não é oriundo de impostos pois, estes, o governo receberia de qualquer forma dando lucro ou não.
O custo depende do volume processado. Uma refinaria média fica abaixo dos USD 10Bi e pode ser construída em 6 a 7 anos. Mas quem vai construir refinarias num país cujo governo não possui políticas claras e visão de longo prazo? Guedes é bom pro agro e pros bancos, mas péssimo para a indústria e comércio.
Agindo como?
Concordo plenamente, para começar vem o excesso de pessoal, que sem planejamento nunca irá se solucionar, depois pelas compras de suprimentos desnecessários e supérfluos, que poderiam ser dispensadas, por fim pela ampliação atuações que se demonstraram inúteis para forças marítimas.
Se não me engano já chegou a 140 dólares e não deu no que está dando, quanto a MB com certeza não falta verba para outros gasto e isso se aplica a outras forças.
diesel está mais caro que gasolina amigo….
Culpa da demanda…quando as montadoras começaram a lançar caminhonetes com capacidade de carga de 1000kg elas se enquadraram na legislação permitindo que usassem motor a diesel. Nem preciso lembrar que o diesel é subsidiado pq rodovia é o principal modal de transporte do Br…ai vem os agroboys que nunca carregam nada mas gostam de caminhonete e aumentam a demanda por diesel…quem paga o pato é o caminhoneiro e o consumidor que tem q arcar com a alta do preço.
Ninguém paga pato. O segmento de caminhonetes, depois dos chamados SUVs, é o que mais cresce no mundo. Nos EUA é o principal segmento.
Vai mudar a propulsão. Todas as montadoras estão mostrando versões híbridas e elétricas das caminhonetes para os próximos anos.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/22/28120
Esteves, pelo visto vc não entendeu. SUV que utiliza um combustível subsidiado pelo governo por ser o combustível dos meios produtivos e de transporte só contribui para o aumento do preço deste combustível e isso reflete no preço dos produtos, se o agricultor q usa trator e caminhão passa a ter maior custo de combustível ele repassa para o alimento q ele produz, se milhares de brasileiros andam de SUV sem produzir nada, eles aumentam a demanda por esse combustível, que aumenta o preço pro agricultor que por sua vez repassa pro alimento. Consegue entender??? Se é o seguimento que… Read more »
Quais são os SUVs movidos à óleo diesel e quanto vendem desses carros?
O Renegade Diesel que nem SUV é mas classificaram como sendo…não representa mais de 35% das vendas do veículo. Na Toro é 25%.
Os SUVs mais vendidos não tem versão diesel. Tracker, Creta, TCross…
Cara, vc esta fazendo uma confusão danada, primeiro falou q SUV é o seguimento q mais cresce em um comentário sob demanda de tipo de combustível, seu comentário não tinha nenhuma ligação com o meu. Eu me referi a caminhonetes mas pode incluir os SUV a diesel na lista.
Oq eu falei foi sobre uma regra de mercado q é a oferta x demanda de um combustível subsidiado, vc q veio cheio de suposições e informações que não tinha ligação.
Olha,
SUV é o segmento que mais cresce. Dentro desse segmento, os veículos movidos a óleo diesel não passam de 30% em média. A exceção é a Europa porque o modal de transporte pessoal lá é movido a diesel incluindo os táxis.
Caminhonetes e pick-ups são o segundo segmento que mais cresce no mundo. Esse segmento é movido à óleo diesel. Somente 30% desses veículos são usados como carros de passeio nas cidades, exceto nos EUA, casa das caminhonetes.
Paramos por aqui. Ok.
ok
mas nos estamos no brasil, 30% de todos os SUVs movidos a diesel representam um bom aumento na demanda correto?
Sim.
Mais demanda. O petróleo bateu 140 por conta da demanda aquecida em todo mundo. Caminhonetes são vilãs mas 2/3 da produção são veículos para trabalho.
Carro, veículo, é vendido por componentes emocionais ilógicos intangíveis. A Fiat mantém a Toro Diesel importando motor da Itália para construir uma imagem de robustez e durabilidade. Nas vendas a Toro Diesel não passa de 30%.
Ok. A culpa é dos agroboys da vida. Não dá falta de investimentos em capacidade de refino nos últimos 4 anos e venda de refinarias a preço de banana. (ironia ON).
Renegade movido à diesel não existe mais.
Quem usa álcool no carro também é beneficiado por quem compra gasolina, já que parte do preço dela abate no preço do etanol.
Isso que ainda é proibido a venda de carros a diesel, que é uma piada. Deveria ser tudo liberado e que se façam mais refinarias.
Caro D. O diesel é mais poluente que a gasolina e o álcool. Seria uma péssima ideia liberar motores diesel para carros. Isso tornaria o ar nas grandes cidades insuportável. Outro ponto (ignorado por este governo) é a possibilidade de uma política de preços diferenciada para o diesel usado em transporte coletivo, cargas e equipamentos, daquela usada para combustíveis para transporte individual.
Veja como subiram os gastos militares com navios…todos movidos à diesel. O mundo parou por quase 3 anos quando o petróleo foi a custo zero. Acabou a pandemia…o mundo voltou a girar.
Demanda alta.
Gasolina está tão cara que até a Marinha sente no bolso.
As forças armadas têm problemas recorrentes de custeio. Nada tem a ver com o preço dos combustíveis. É um problema estrutural das forças armadas.
Eu sei.
Para eles,a defesa do país é menos importante do que lombo de bacalhau,picanha, cerveja,uísque 12 anos e motorista particular para general.
Vou mandar a real !!!
O problema é que não tá mais comprando (boicotando) da Petrobrás !!!
Pronto falei !!!
Tá caro e exportando agora fica mais barato !!! 👍
Velho ditado: quem não dá assistência !!!
Abre concorrência !!!
Olá Burgos. Não entendi seu comentário.
Como vamos manter os submarinos? Quanto custarão? Como manteremos as Tamandarés? Quanto custarão?
Tem navio na fila do descomissionamento…mas se estamos pagando por novos meios deveríamos estimar a despesa com exercícios pra coisa nova e com coisa velha.
Tem amante nova, mas tem patroa velha querendo viajar. 😧
Mansup. Alguns dirão…não ia funcionar mesmo…bom que cancelou.
Esteves, enquanto tivermos uma Marinha com mais de 80 mil militares, nunca conseguiremos ter / manter os equipamentos da forma correta.
Olha o quanto o adestramento foi afetado por causa de falta de combustível !
Mal temos navios, de grande e meio porte da pra contar nos dedos e mesmo assim sobram militares.
Essa situação é vergonhosa e não é culpa do preço do combustível. Isso é estrutural e não vejo quem possa consertar isso, é uma doença!
Calma pessoal, muita calma.
Minha fonte acabou de informar que o dinheiro da lagosta, caviar e vinho caro será mantido.
Estão gastando bilhões para desenvolver um elefante branco nuclear, mas não tem dinheiro para comprar combustível para as velharias na ativa.
Os caras tem uma verba gigantesca, gastam da pior forma possível, não querem realizar cortes onde é necessário, compraram o HMS Ocean sem nenhuma necessidade, gastaram milhões na modernização do KC-2 Turbo Trader e agora nem Porta-aviões temos mais.
Os deputados e senadores são omissos perante isso. Tem que ter uma CPI pra investigar a Marinha do Brasil, um ser totalmente inepto, incapaz!
O tempo passa, aumenta o número de pessoal, diminui o número de navios, nada muda.
Infelizmente a República não tem colhões para abrir uma CPI das Forças Armadas.
“HMS Ocean sem nenhuma necessidade”
Aham sei
Olá Marcos. Os gastos com o ProSub não tem nada a ver com os gastos de custeio. Ano passado a MB fez um orçamento, previu uma determinada quantidade de combustível e contratou apenas uma fração.
Tem que explicar sempre.
Oxe, como assim não tem? O orçamento não é só um, independente da rubrica? Se gasta de mais em um, falta no outro. Problema de decisão e de gestão. Prosub foi um devaneio que enforcou o orçamento da MB, que não faz nada pra encontrar saídas enxugando as despesas com custeio, especialmente de itens supérfluos.
Caro Felipe. Vamos aos números. A MB responde por 25% dos gastos do MInDef, ou cerca de R$ 25 bilhões (na verdade foram 29 bilhões em 2021). O programa nuclear custa ao ano cerca de R$ 200 milhões. O ProSub (incluindo os gastos com a base, construção dos submarinso convencionais e o SN10) cerca de R$ 1,5 bilhão por ano. Arredondando, isso custa á MB cerca de R$ 2 bilhões. Ou cerca de 8% do orçamento (na verdade menos de 6%). É muito dinheiro mas não grande o suficiente para causar problemas orçamentários no custeio da MB.
O lugar do Coronel Nery é comandando aviões.
Não entendi o comentário… Tá relacionado com o que? E o seu lugar? Onde é?
Excluíram o meu comentário ?!
Então tá bom !!!👍🤔
10-1=9
Fica a dica !!!
Burgos, dezenas de comentários foram excluídos nesta matéria, não foi só o seu, de ambos os lados da disputa política.
Leiam as regras do blog:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ontem saiu o navio escola para viagem de ouro.
É só abastecer os navios com o azulzinho que vão ficar uma bala kkkkk
Ereção de proa.
E que venham as piadas com os “supostos” gastos inúteis da MB
Supostos? Tá tudo no D.O. Por enquanto, daqui a pouco colocam 100 anos de sigilo também!
E ainda querem submarino nuclear.
.
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,fhc-autoriza-dispensa-de-recrutas-do-exercito,20020716p56660
Entre 2002 e 2022, a MB teve a proeza de ampliar sua irrelevância militar, apesar de todo o dinheiro que recebeu no período. E um amontoado de gente se ilude, achando que o período de 2022 até 2042 trará algo diferente…
.
O Brasil não mudou e nem vai mudar.
Não vai ser isso que vai impedir a gente
Os gringos falaram isso até de quando teve aquele acidente com o Cisne Branco
“Como que uma marinha dessas quer um NAe e sub nuclear”
Baseado num acidente com o Cisne Branco
Só para informar !!!
O acidente não foi culpa do VO Cisne Branco e sim do rebocador que apagou as máquinas e Adernou !!!
Ocasionando a colisão pelo veleiro na Ponte devido a fortes correntes !!!
O mesmo já se encontra reparado e operando normalmente !!!!👍
“Segundo a fonte, a Marinha recebeu este ano apenas parte do combustível programado e mesmo com os exercícios cancelados, o saldo será negativo”
Fica a dúvida, pagou e não recebeu?
Ou não pagou, e por isso não recebeu?
Olá Tutu. No setor público, primeiro se recebe o bem e o serviço, depois se faz o pagamento. Programado não é contratado nem recebido. O texto significa que a MB fez um planejamento ano passado para adquirir uma determinada quantidade de combustível, que foi aprovado no orçamento, mas adquiriu e pagou apenas uma fração disso. Ela nem pediu, nem contratou, nem recebeu, nem pagou.
Vai ter dinheiro pra combustível nuclear sim…confia!!!!
Mas aí só abastece uma vez, né? Quando precisar trocar o combustível vai ficar 5 anos parado por falta de orçamento
Mas combustível nuclear você troca a cada 15 anos.
De 4 em 4 no Álvaro Alberto. Nos submarinos norte-americanos, franceses, russos…não troca.
Acho que o ciclo programado para o SN-BR é de quatro anos, não?
Sim.
Ahahah….mas não iria “melhorar”? Agora não tem mais “roubalheira”….orçamento secreto, mansão de 6 milhões e etc e etc e etc…ahahah. Ou essa “conversinha” era só “caô” pra enganar trouxa? Eu tô esperando até hoje essa “melhora” e o que vi até agora foi só piora. Hoje meu almoço de domingo foi pé de galinha, feito na panela de pressão. É bem mais em conta. Também comprei 3 cervejas em latinha. Antes comprava 2 ou 3 caixas. Eu imagino a pindaiba das ffaa hoje. Parece que a tal “ponte para o futuro” era tudo mentira….. tudo conversa fiada para trouxa acreditar.… Read more »
Indiretamente o governo te ajudou. Pé de galinha tem colágeno e faz bem pra pele e cerveja faz mal a saúde, deixa de ser ingrato.
Cerveja faz bem. Cerveja boa.
Mas 2 ou 3 caixas é mto cerveja…da 24 ou 36 litros se o casco for litrão..se for de 675ml da 32,4 ou 48,6lts…da pra entrar em coma
Deixa te falar…larga de beber litrão. Escolhe uma cerveja feita com água de poço profundo (tem no rótulo) e cereal que presta…pode ser um blend com aveia, trigo, arroz, milho…não precisa ser cereal maltado.
Sem exageros.
la vem vc fazendo confusão novamente…
Ponte para o futuro era do Temer, que de fato estabilizou o país e nos colocou num caminho de crescimento. O problema é que a incompetência e desrespeito às instituições do governo que está aí dinamitou a ponte.
Cara, acha mesmo que em 4 anos consegue desfazer as cacas que foram feitas desde 1988?
Acha mesmo que em 4 anos, sendo que 2 foram roubados pela Pandemia e com toda oposição judicializando e o judiciário trabalhando como ativista ajudam a melhorar?
Cada pérola que eu vejo nos comentários… não admira que o Brasil é o que é vendo esse tipo de entendimento.
Falta combustível no mundo todo, ( Biden foi pedir ajuda na Arabia ontem) provavelmente o cancelamento do exercícios é para que não falte para MB manter os navios ativos.
Mas e o pessoal que está no RIMPAC, estão usando velas?
Operacionalidade e adestramento, que bobagem, o que importa é inchar ainda mais o quadro de pessoal principalmente com parentes!
Repito o que digo na trilogia, o brasileiro merece o país que tem!
Pensamento mais tosco esse
Que supostamente os quadros das FA são cabide de emprego pra parente
Que parente é esse que teria que estudar pra caramba e malhar pra ficar pronto pra passar em alguma prova ou coisa?
As FA não são o mercadinho da esquina que o sobrinho do gerente consegue emprego pq é sobrinho do gerente
A diferença é que o mercadinho da esquina é custeado com dinheiro privado. Logo se o dono quiser contratar o cachorro Sansão, ele contrata e ngm tem nada com isso. Já com dinheiro público é diferente e você, enquanto contribuinte (se for) ou mesmo como cidadão, deveria parar de ficar defendendo o indefensável aqui, nesse seu ufanismo idiota. Uma força bilionária como a MB não pode cancelar exercícios e atrasar programas por falta de combustível. É inadmissível. E se o problema fosse realmente falta de dinheiro e não sei mal uso, deveriam estar fazendo um escândalo no congresso para que… Read more »
O escândalo é esse pessoal.😉
Claro….. A entrada de um filho (a) de uma certa autoridade do poder executivo, em um estabelecimento de ensino militar foi merecimento. É verdade esse bilhete. Vergonha.
Opa, o brasileiro não…..que é um povo que trabalha, se vira, ganha pouco e sustenta uma corja extrativista cheia de privilégios que sequestrou o país dês de sua origem. A culpa é da nossa querida “elite do atraso”, e o alto oficialato tá aí juntinho.
Que fiasco! Imperdoável essa vulnerabilidade partindo das Forcas Armadas.
Brasil sem planejamento estrategico, abandonado nas mãos de um palhaço presidencial e militares mamadores.
Petrobras ganhando bilhões de reais por trimestre e nada de construir refinarias e diversificação energética.
Empresas estratégicas não podem ser tratada dessa forma.
Brasil apoiando Rússia anti o bloco europeu e na outra ponta vendendo até a mãe para a China, setores estrategicos. Isso é bem ruim, estamos agindo no escuro por causa de meia duzia de panacas em Brasília.
Calma mama rola Verde Oliva.
Pro concurso não falta dinheiro, a MB é uma piada.
Patético! Deviam cancelar o pagamento de pensões vitalícias para filhas solteiras de militares, isso sim. Enquanto a Marinha do Brasil não tem combustível para treinamento a atriz Maitê Proença recebe R$ 13.000,00 por mês de pensão por ser filha solteira de militar. As Forças Armadas brasileiras têm outras prioridades do que a prontidão para o combate!
Não existe mais.
Existe sim! As pensões que foram concedidas antes da reforma da previdencia de 2000 continuam a serem pagas normalmente até hoje!
A Maitê Proença recebe da SPPREV. Não tem nada com a carreira militar.
Não existe mais sucessão de pensão. As pensões pagas, ainda, são pensões adquiridas no regime estatutário seja civil ou militar. Pensionista é a viúva do aposentado. No caso da MP ela recebe cota parte.
Que eu saiba a Maitê é pensionista do Judiciário e não da Min. Defesa !!!👀
É verdade! Eu me equivoquei sobre a Maitê Proença, mas ainda existem pensões de filhas de militares sim!
Existem pensões pagas em todas as carreiras civis e militares. O regime misto também paga pensão.
O ex presidente da CEF foi afastado. Como não foi exonerado o demitido segue recebendo pelo estatuto do banco.
ou demitido
Não. Recebe da SPPREV. A pensão foi extinta pelo MP e restabelecida por decisão da Justiça.
O que é SPPREV?
Conheço essa sigla não.
São Paulo Previdência. Autarquia do Governo do Estado de SP.
Deem uma lida nesta matéria sobre as pensões pagas a filhas de militares: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-07-06/defesa-gasta-mais-de-meio-bilhao-por-ano-com-pensoes-acumuladas-pagas-a-parentes-de-militares.html
Isso tem fraude. Essa história de ser filha de marechal e viúva de outros dois é fraude. Sendo pensionista não poderia ter casado novamente. Casou, deixou de ser viúva. Sendo filha pensionista não poderia receber outra pensão por viuvez.
Vai lá e faz a denúncia.
Esteves, conheço gente com 87 anos que é pensionista filha do pai capitão do exército. O exército pagou por tempo de serviço de dois capitães e, na realidade teve um. É legal, mas imoral.
Olha…se ela permaneceu dependente da pensão, ok.
Se ela mudou o regime de bens, incorporou patrimônio, constituiu família…não é legal. Tem que devolver.
Não há com que chocar. Antes de 2000, o militar ia para reserva com a remuneração de um posto acima do seu. Quando morria, os beneficiários – se recolhia em vida – passava a receber 2 postos. Vejamos 2 exemplos: 1) um Suboficial, em 1999, passou a reserva. Assim, recebeu na inatividade os proventos de 2T. Mas se esse militar recolhia para pensão militar de 1T, então seus dependentes, quando ele falecer, farão jus aos proventos de 1T; 2) no caso de oficial general de 4 estrelas, ao passar para a reserva, em 1999, passou a receber proventos de Marechal.… Read more »
Meu Deus kkkkkkkkkkk não tem mais o we dizer. Só vai rindo mesmo, que ainda é melhor que chorar.
Ficou uma dúvida pra mim, falta de combustível é falta de combustível mesmo ou falta de verba para adquirir combustível???
Olá Ricardo. Faltam recursos para custeio que seriam usados para adquirir combustível.
Olá Camargoer entendi. Ai então vem outra questão: então pra que SUBNUC?? Vamos ter $ pra combustível? Vamo ter $ pra manutenção do SUBNUC, que com certeza deve ser muito mais cara que o sub convencional…?
Imagina essa competência toda, quando (se) a MB vier a operar o SN-BR. O risco de um gravíssimo acidente ambiental vai ser enorme.
Olá Ricardo. Os problemas da MB com custeio (aliás, os problemas das forças armadas) nada tem a ver com meios que nem mesmo existem. Culpar o SBN ou o Prosub pelo problema de custeio da MB é um equívoco. A MB não tem e não terá recursos para custeio hoje ou no futuro porque ela tem problemas estruturais muito mais sérios. Cancelar o ProSub ou o SBN não muda em nada a situação de uma estrutura anacrônica e perdulária.
Bem cancelamento dos testes do Mansup veio a calhar né… pelo jeito Mansup só em 2050.
Poxa, tô chegando na minha meia vida. Queria tanto ver as forças armadas terminarem pelo menos um projeto antes de morrer 🙁
Não tem como , o melhor é desenvolver a propulsão nuclear para todos os Navios da Armada.
Mas não falta dinheiro para criar estatais, com milhares de comissionados, cargos nomeados, terceirizados contratados, aluguél de prédios, materiais de escritório para produção de documentos estratégicos, inúteis e desnecessários, manutenção, carros com motoristas … Depois abrem concurso público, aí vem junto os planos de cargos e salários, encargos especiais, gratificações extra-teto, incorporações, triênios, anuênios , pensões…No Brasil não falta dinheiro pra isso.
Olá Carlos. Acho que você está simplificando as coisas. Há muitos anos, o poder público passou a contratar empresas terceirizadas para cumprir funções secundárias, como segurança, limpeza e manutenção dos prédios. A alternativa seria contratar funcionários por concurso. Muitas empresas privadas fizeram a mesa opção. Parece correto Eu concordo com você sobre a necessidade de uma revisão do patrimônio imobiliário do setor público. Por exemplo, é muito mais adequado ocupar imóveis próprios nos centros da cidades, que hoje possuem inúmeros edifícios abandonados, do que manter imóveis em áreas caras e nobres das cidades. Gratificações estão relacionadas com o próprio exercício… Read more »
Tá. Quero ver mexer.
Olá Esteves. São apenas três opções. 1. deixar como está (inviável). 2 deixar a reforma nas mãos do militares (não funcionou). 3. reformar de fora para dentro. O único modo das forças armadas continuarem existindo será por meio de uma reforma promovida pelo poder civil. Deixar como está o deixar os militares fazerem um reforma levará as forças armadas ao colapso. Riso. Talvez seja o melhor para o país.
Podemos fechar o congresso, o judiciário, eliminar a imprensa/mídia, desligar a internet, dar uma enxada pra cada pobre…tem coisa pra fazer antes de colapsar.
Foi o que disse o ex Min da Educação. Lugar de pobre é na enxada, lugar de rico é na escola. O resto fecha.
Olá Esteves. O Weintraub (lê-se Introuble) foi o único ministro da educação que acredita que a educação é uma ação de exclusão. Aliás, todos os ministros da educação deste governo fizeram declarações estapafúrdia sobre educação.
Sim, para quê justiça militar própria? Fora as milhares de casas e ape com aluguel subsidiados em vilas militares em todo o Brasil… É um excesso de estrutura para manter. Só isto já fazia sobrar mais recursos.
Quando eu critico as forças armadas aqui na trilogia aparece um bando de paspalhos para me detonar. Não pode falar mal das forças armadas porque se não você é “hater”. Tomem ai agora. A realidade se impõe.
Não tem dinheiro nem para o combustível dos navios, mas tem para sustentar 80k homens. É o tipo de coisa surreal que só se vê na Banânia mesmo. Mas enfim, continuem passando pano.
“Você pode fugir da realidade, mas não pode fugir das consequências de fugir da realidade.”
Ayn Rand
O remédio é simples, diminuir o efetivo em 50% e contratar o que precisa de temporário.
Como você exonera 40 mil pessoas? Seriam 40 mil desempregados com família e todo o entorno familiar.
Funcionário estatutário tem estabilidade.
Pois, mais uma coisa que deveria ser eliminada. Garantia de emprego (e não chame de trabalho) para parásitas públicos!
A Córeia do Sul tem mais ou menos 80 mil homens também
Mesmo sendo menor que a gente
E a “brilhante” ideia das pessoas é demitir gente do efetivo
Não duvido que se implementado, ocorreria um motim ou sublevação
A diferença, prezado Magno, é que a Coreia do Sul tem uma Marinha Militar.
Já o Brasil…
50% pela quantidade de navios que a Marinha tem pode cortar 75%
Cadê o Alex?
Pode abrir um Fundo Extra Ordinário para receber capitalização com o objetivo de proteger os gastos com combustível?
Tal fundo estaria protegido das variações cambiais recebendo remuneração das aplicações financeiras.
Pode?
Tava ouvindo o Dylan Thomas (Do not go gentle…; btw, o Iggy não morreu) e o T.S. Eliot (The Hollow Men) recitando seus poemas – estupendo. A MB tá em risco. Securitiza, uai!
Falta combustível, mas todo ano tem concurso.. São coisas que não se conversam…
Os cortes orçamentários no custeio em 2022 atingiram todos os órgãos públicos do Executivo federal, educação, saúde, economia, etc, etc. Alguns órgãos correm risco de parar no fim do ano por falta de verba de custeio. Todos aguardando que haja suplementação orçamentária, enquanto isso não ocorre têm que cortar alguns gastos para não fechar. Creio que seja a mesma situação nas Forças Armadas, daí essa “racionalização” da gastos anunciada pela Marinha. Especificamente a despesa com combustível porque houve grandes aumentos de preço não previstos no orçamento original, então, se não aumenta o orçamento, tem que diminuir a quantidade. Ou cortar… Read more »
Custeio é despesa obrigatória. Salários, benefícios, aposentadorias, pensões, aluguéis, moradia, formação…toda despesa lançada como decorrente da atividade profissional e ocupacional é custeio.
O que pode ser contigenciado é a despesa discricionária que ainda não foi contratada. A MB não contratou a despesa com diesel…ficou sem. Faltou planejar.
Então, amigo Esteves, essa é a minha bronca com o esqueminha Tamandaré: travestir investimento (em aquisição) de custeio (na forma do leasing). Vai dar ruim, caros alvos lebistes de combate.
Alex,
Você mandou a lei que aprovaram na madrugada sobre a securitização da previdência complementar. Eles vão transformar os orçamentos em despesa de investimentos criando fundões para administrarem dívidas. Leasing de dívida. O bem, ora o bem…quem liga para o bem da pirâmide?
Os títulos hipotecários nos EUA dos derivativos eram pobres. As previdências complementares no Brasil são sólidas? Há liquidez?
Quer começar a contagem de 100?
100,99,98,98,96,95….vai explodir.
Desculpe discordar, mas há despesas de custeio obrigatórias (salários, pensões, tributos) e discricionárias (alugueis, combustível, diárias). O que diferencia é que nas discricionárias, caso não sejam efetuadas, não há infração a lei. Com certeza a MB tem uma rubrica orçamentária para combustível, que é uma despesa de custeio discricionária, pois é possível não executá-la sem infringir lei. Tanto que é o que está sendo feito, para reduzir despesa com combustível basta parar os navios. Creio que o ocorrido é que o orçamento aprovado ficou pequeno perto dos gastos reais, inflados pela inflação. E como não há previsão de suplementação orçamentária,… Read more »
O orçamento público de despesas…receitas são os impostos, tem 3 grandes divisões. 1) Despesas obrigatórias e despesas discricionárias. Despesas obrigatórias são salários e benefícios dos ativos e dos inativos além…dos precatórios, chamados de custeios. Precatórios são decisões da justiça. Gastos discricionários podem sofrer modificações.
2) Investimentos. 3) Despesas de operação.
Usando as universidades e institutos federais como exemplo…85% são despesas com salários. 5% são despesas com precatórios completando 90% do orçamento dessas instituições com custeios. Sobram 10% para despesas de operação…contas de água, luz, combustíveis e, se sobrar…investimentos.
É surreal ler uma notícia dessa.
Outra solução seria por os cabos velhos pra puxar à nado. Chamar a família deles pra rir também e os paisanos.
Usem a grana do Viagra, bomba Piu Piu, sorvete, chicletes, leite condensado, caviar, espumante importado, picanha, filé, cerveja etc.
Garanto que com essa grana daria para abastecer os navios por um bom tempo !
Agora falando mais sério ainda, que haverá pessoas que ainda apoiam as atrocidades descritas acima.
Solução para isso: incentivo ao bio diesel nacional, pirólise do plástico (lembrando que o EB investiu em uma planta piloto), etanol nacional, bio gás de lixões ou poços de petróleo etc etc etc.
Mas o mais correto mesmo seria gastar as verbas corretamente!
Olá Fox. Pirólise de plástico é um erro. Primeiro, porque ele pode ser reciclado. Segundo porque a sua queima geram compostos tóxicos. Terceiro porque gera uma enorme emissão de carbono.
Olá Camargo.
Engano seu amigo, como a pirolise do plástico é em altíssimas temperaturas, não há emissões quase nenhuma de CO2 e outros poluentes.
Segundo, o plástico é sub reciclado no Brasil e no mundo, poluindo grandemente o ambiente.
Sabia que em cimenteiras há queima de pneus?
Como o forno delas atinge 1000 e poucos celsius, há pouca emissão de poluentes, e o pouco que há, é filtrada.
Olá Fox. Todo plástico queimado vai gerar CO2 no fim. Não tem como ser diferente. È uma questão de balanço de massa. O que entre de um lado sai do outro.
Dependendo da temperatura será uma parcela mínima de CO2.
Mas concordo que a lei de Lavosier (conservação da massa) não sofre alteração, indiferente da temperatura.
Olá Fox. Todos os átomos de carbono que estão presentes no plástico irão gerar moleculas de CO2 quando for queimado. Assim como todas os atomos de carbono da gasolina geram moleculas de CO2. É uma consequência inevitável da lei da conservação da matéria.
Esqueci de escrever, altíssima temperatura e pressão.
Não sou químico por formação, mas acho isso que alta temperatura e pressão altera o resultado final.
Olá Fox. O resultado final de qualquer processo de combustão de material orgânico (plásticos inclusive) é o CO2. Queima parcial pode gerar outros produtos tóxicos, com dioxina. Se o objetivo é obter energia, tem que fazer uma combustão completa. De qualquer forma, um polímero (PET, polilactato, quitosana, polipropileno, polietileno) são materiais que consumiram energia para serem produzidos. Do ponto de vista ambiental e energético, o mais adequado é reciclá-los e reprocessá-los. O problema é o custo da coleta seletiva. Neste caso, as empresas preferem adquiri resinas novas ao invés de adquirir materia-prima reciclada. Isso śo vai ser resolvido a partir… Read more »
Motor diesel aceita qualquer composição fóssil derivada do petróleo. Fizeram tentativas misturando 5% de biodiesel nos blindados Léo e em alguns navios da MB.
O biodiesel oxida, forma resíduos e borras, provocando a inutilização dos motores.
Inútil.
Então o ideal é os militares pararem com a “farra do boi” com o dinheiro público e redirecionar as verbas para onde realmente precisa !
Esses motores diesel MTU, MAN, aceitam qualquer bunker…mas tem que ser de petróleo.
Desculpa amigo, mas discordo.
Não se via esse tipo de atitude em governos passados.
Foi só entrar essa administração dezastrosa e ridícula a qual esses militares modernos se associaram e começaram com a “farra do boi”.
Em meus anos de vida nunca li tanta lambança dos militares com dinheiro público como estou lendo agora.
A culpa e deles mesmo (os militares), que infelizmente estão demostrando que são a mesma coisa dos políticos, só faltava a oportunidade.
Cabe a eles agora mostrarem o contrário e que estou errado.
Uma curiosidade que tenho é se as FFAA brasileiras utilizam o JP-8?
O PPI estourou até no lombo da Marinha.
Não me canso de falar, a MB é uma PIADA !!!! E essa mesma marinha quer operar submarino nuclear, patético. O futuro da Marinha de Terra será pior que o presente, parabéns aos envolvidos, diga-se comando da Marinha.
Diga-se estado brasileiro.
Isso não vai impedir a gente de operar submarino nuclear
Aliás, é Marinha de guerra mesmo
Marinha de terra é pros haters
Não está faltando combustível no cmasm
Surpreende (ou não!) porquê a Defesa, no início deste ano, teve orçados 22% dos investimentos do GF (educação teve 8%). Quais as prioridades da Marinha?
.
se prepara pra ver o desse ano…
Pai Jesus.
Olhe o de 2019. De lá pra cá praticamente duplicou o gasto com a dívida:
Mais dívida, mais juros, mais inflação, mais aplicações, mais rendimentos, mais fundos, mais securitização.
Emitir papéis da previdência complementar…qual o risco do governo dar calote na previdência complementar…não tem mais como tirar do orçamento…precisa captar $$$, abre fundo extra complementar…capitaliza…abre uma estatal não dependente…oferece rendimento inflação +….
Voce já leu isso ou assim…parecido com isso?
Previdência complementar é complementar, de mercado: pode perder tudo, mesmo, como no banco chinês que quebrou e ninguém pôde protestar porque seus passaportes CoViD ficaram vermelhos de uma hora pra outra. A mentalidade de cassino tá roendo as instituições do mundo: nos EUA, o marido da Nancy Pelosi faz compra de 5 milhões de dólares em ações de companhia de chip sabendo da aprovação iminente de pacote de subsídio/auxílio à produção de chips, aqui, já sabe, né? Colocaram um dreno nas rendas dos entes federados que é a alienação fiduciária dos direitos creditórios desse ente aos credores dos títulos através… Read more »
Enquanto isso temos mais que o dobro de fuzileiros navais que o Reino Unido…
Trágico, mas não surpreendente. Uma hora vai parar de vez. A prioridade é o pessoal….
“Segundo a fonte, a Marinha recebeu este ano apenas parte do combustível programado e mesmo com os exercícios cancelados, o saldo será negativo.”
Desculpe, não entendí essa parte.
Por qual motivo não foi recebido o combustível programado?
A distribuidora não conseguiu suprir a encomenda feita pela MB por prpblema interno?
Ou a MB não teve grana pra adquirir o combustível?
Planejamento.
Tivessem planejado, teriam recebido. Distribuidora não é padaria.
Partindo-se do princípio que o problema foi mesmo planejamento ( ou a falta dele ), fico imaginando o planejamento da MB em operar/manter/reabastecer um subnuc…
Verás. Ou não.
A cada dia que passa, me convenço de que é mais seguro pro Brasil e pro resto do mundo que esse subnuc BR nunca veja a luz do dia…ou, ao menos, esse subnuc com essa atual MB.
Caro Wilber. Acredito que a MB fez o planejamento. O que faltou foram recursos.
Considerando-se que a falta de grana e contigenciamentos de verbas não é algo recente, eu imaginaria que, nessa altura do campeonato, a MB já tivesse um plano A, B, C e D pra esse tipo de coisa…
Ou, o que seria melhor, ela já tivesse feito reformas internas com intenção de cortar na carne, pra ser maie eficiente e “sofrer menos” com esses contingenciamentos…
Caro Wilber. Tenho escrito que os militares fracassaram no desafio de reformar as próprias instituições. Isso será feito de um modo ou de outro de fora para dentro pela ação do poder civil.
Duvido.
Duvido que algum governo civil tenha c*lh*es pra mexer nesse vespeiro.
E duvido ainda mais que os próprios militares façam reformas que coetem na própria carne.
É infinitamente mais fácil simplesmente “manter isso daí”, do jeito que está, ad eternum.
Caro Wilber. São três situações. 1. deixar como está (o que levará as forças armadas a um colapso administrativo, funcional e estrutural). 2. uma reforça de dentro para fora conduzida pelos militares (eles tiveram mais de 30 anos para fazer isso e fracassaram). 3. Uma reforça de fora para dentro conduzida pelos civis (é a única alternativa viável para evitar o colapso das forças armadas). Aqui se trata da preservação ou colapso das forças armadas.
Está sem dinheiro.
Coloca os navios movido a eletrecidade
Vejo uma informação equivocada, a aderex já aconteceu…
Douglas, havia outra Aderex programada para o segundo semestre desse ano.
A marinha do macarrão com salsicha…
Sem combustível…
Navios que já ultrapassaram os limites de vida útil…
Talvez… esteja na hora de reduzir todo esse
Efetivo de 80.000 pessoas…. para 25.000…
Nossa
Que ideia jenial
Com j mesmo
Demitir mil pessoas
Vai dar numa sublevação
No mínimo
Prezado Enzo, embora eu entenda que não é possível “demitir” servidores públicos efetivos, ao menos sob a CF em vigor, também entendo outra coisa: “sublevação” de tropa – especialmente se essa fizer uso de armas – se combate à bala e cadeia – sem muita conversa. O cidadão em armas tem a obrigação especialíssima de não fazer uso do poder armado que detém para defender interesse próprio!
Caro Marcus. A CF permite a demissão de servidores que tenham cometido crime ou irregularidade seria no exercício do serviço público
Correto, prezado Camargoer. Mas a proposta do outro colega implica, pelo que entendi, a demissão imotivada, para o simples propósito de redução de despesas – o que, no meu modesto entender, não é permitido.
Posso estar errado, claro…
Será que vai afetar a construção do museu naval?
Comentem aí.
Mas atrasar o teste do mansup é lamentável , assim fica difícil.
Tá pior do que pensei, quase não temos navio e os que tem não tem combustível, que país patético.
1981.
Mudou?
https://youtu.be/2lxGF3ebxg4
Nos 3 poderes há uma farra com dinheiro público.
Um mal que acomete o Brasil na esfera municipal, estadual e federal.
Falta combustível em viatura polícial, ambulância e etc.
De vinho e caviar a bancar show de sertanejo, funkeiro, pagodeiro.
e mpb
Em tempo de milicos preocupados com urnas e em aparecer bem na fita nas redes sociais para seu comandante supremo, essa realidade choca apenas civis que se interessam pelo tema. Internamente não deve causar tanto furor.
Qual a efetividade das forças armadas hoje perante a realidade de nosso tempo? Num mundo perfeito precisaríamos mudar radicalmente o modelo atual. Bom… deixa para lá, não me importo mais com isso. Voltando para minha Netflix.
Mas não era a Rússia que estava sem combustíveis ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk já sei como arrumar combustível ..
Alguém reparou que a arminha do bolsonaro apontada pra cima vira o ‘L’ de Lula (que até o companheiro Alckmin, progressista de berço, faz agora com óculos escuro)? Unidade dos contrários não é coisa só da dialética hegeliana…
Não mesmo.
Olá Alex. Apesar da coincidência não passa de coincidência, assim como o “V” da vitória de Churchill mudou de significado.
No V do Churchill, o significado muda dependendo do lado da mão que se exibe quando se faz o V… 😉 Na horizontal, o V significa tesoura (de castração, mormente) e na vertical, acompanhado de língua, de que se trata de uma irmã da sororidade lésbica…
Olá Alex. Mostrar a palma da mão ou as costas da mão também tem significado bem diferentes. Essa diferença é comentada no filme “O destino de uma nação”, com Gary Oldman. Aliás, sou fã deste ator deste que vi o policial corrupto em “O profissional” e o vilão em “O quinto elemento”.
“depois di nóis é nóis di novo”
Acabou combustível mas mantem soldo, pensões, e todo o resto? Segue o barco..
ou melhor, deixem eles parados, a inchada marinha de terra está treinada pra essa simulação de guerra na costa brasileira!
Basta uma notícia adversa para que os profetas do Apocalipse se manifestem. Saudades de um passado corrupto recentemente extinto?
É porque ainda querem uma “segunda esquadra” se nem sequer temos a primeira, e os poucos meios que temos não têm combustível. Não se trata de “profetas do apocalipse” caro companheiro, mas apenas um retrato da situação em que se encontra o País. Bem que podíamos tomar um empréstimo ao “Centrão” do “orçamento secreto”. Aliás o Brasil é é o único país do mundo onde com o dinheiro do povo os políticos usam para proveito próprio e dão uma “banana” para a nação. A coisa é surrealista e parece que não está acontecendo. E ainda tem gente que acredita em… Read more »
Extinto? O MEC discorda dessa extinção.
Interessante!
Há recursos para Viagra, picanha, leite condensado, próteses penianas e não há pra combustível ?????
Quando se rouba um país por anos e anos, de tudo que é maneira possível, não sobram muita opções… A primeira é estancar o roubo e tentar consertar as besteiras feitas no passado, pagara as dívidas, pra só depois pensar em novos investimentos… É assim na nossa casa, na nossa empresa e nas contas publicas… Então se quisermos ver um dia uma marinha respeitável, temos que escolher melhor nossos representantes, e não achar que roubar é uma coisa normal só porque o Brasil é “muito rico”.