A OTAN tem um problema: Rússia afirma ter destruído um armazém cheio de mísseis Harpoon
Rússia se orgulha de destruir sistemas de mísseis guiados de “precisão” fornecidos pela OTAN
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, as tropas russas usaram mísseis lançados do ar de longo alcance para destruir um armazém que abrigava mísseis Harpoon fornecidos pelo Ocidente. A agência de notícias russa TASS também afirmou que um lançador de mísseis e um veículo de carregamento de transporte para um HIMARS (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade) foram destruídos em um ataque adicional.
A notícia chega quando a Ucrânia se torna mais proficiente no uso de armas padrão da OTAN, incluindo vários HIMARS fornecidos pelos Estados Unidos nas últimas semanas. Os sistemas de mísseis de alta precisão permitiram à Ucrânia realizar vários ataques de longo alcance contra alvos russos, incluindo dois depósitos de munição russos apenas na última semana.
Outros oito HIMARS foram enviados para a Ucrânia dos Estados Unidos na semana passada, com outros quatro a caminho.
Em um comunicado compartilhado no Telegram, o Ministério da Defesa russo descreveu as “perdas significativas nas fileiras das Forças Armadas da Ucrânia” e afirmou que “os casos de deserção estão crescendo”.
A declaração também descreveu como as forças armadas russas “continuam a atacar instalações militares no território da Ucrânia”.
“Os mísseis antinavio Harpoon, transferidos para a Ucrânia pelos países da OTAN, foram destruídos por mísseis de alta precisão de longo alcance lançados do ar em um dos edifícios de uma empresa industrial na cidade de Odessa”, continua.
O tenente-general Igor Konashenkov, do Ministério da Defesa da Rússia, também comentou o ataque, descrevendo como “mísseis de alta precisão de longo alcance lançados do ar em um dos edifícios de uma empresa industrial na cidade de Odessa destruíram um armazém de armazenamento para mísseis antinavio Harpoon transferidos para a Ucrânia pelos países da OTAN”.
“Como resultado do ataque ao ponto de implantação do 97º batalhão da 60ª brigada de infantaria motorizada das Forças Armadas da Ucrânia na área do assentamento de Novodanilovka, região de Zaporozhye, até 65 nacionalistas e mais de 10 unidades de veículos especiais foram destruídos”, Konashenkov.
Os ataques são um desenvolvimento positivo para os militares russos, se os relatórios forem precisos, particularmente após a recente “pausa operacional” e depois de vários ataques incapacitantes das forças ucranianas usando o HIMARS.
A perda dos mísseis Harpoon também é uma má notícia para a Ucrânia. Uma das armas mais bem-sucedidas e eficazes de sua classe, os mísseis Harpoon foram usados pelas forças ucranianas em várias ocasiões, o que certamente fez a Rússia tomar nota. Eles são usados por 30 forças militares em todo o mundo, incluindo Chile, Índia, Israel, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Paquistão.
FONTE: www.19fortyfive.com
VEJA TAMBÉM:
Foguetes dos EUA corroem potencial de ataque da Rússia, diz Kyiv