A seguir, o relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso, de 20 de julho de 2022, Programa Light Amphibious Warship (LAW) para a U.S. Navy: Antecedentes e Questões para o Congresso.

Do relatório
O programa Light Amphibious Warship (LAW) da Marinha prevê a aquisição de uma classe de até 35 novos navios anfíbios para apoiar o Corpo de Fuzileiros Navais, particularmente na implementação de um novo conceito operacional do Corpo de Fuzileiros Navais chamado Expeditionary Advanced Base Operations (EABO). A Marinha já havia previsto a aquisição do primeiro LAW no FY2023, mas a apresentação do orçamento do FY2023 da Marinha adia a aquisição da primeira LEI para o FY2025. O orçamento proposto para o ano fiscal de 2023 da Marinha solicita US$ 12,2 milhões em financiamento de pesquisa e desenvolvimento para o programa.

O conceito EABO foi desenvolvido com foco em possíveis cenários de conflito com a China no Pacífico Ocidental. Sob o conceito, o Corpo de Fuzileiros Navais prevê, entre outras coisas, ter unidades do Corpo de Fuzileiros Navais do tamanho de pelotão reforçado manobrando ao redor do teatro, movendo-se de ilha em ilha, para disparar mísseis de cruzeiro antinavio (ASCMs) e realizar outras missões para contribuir, juntamente com a Marinha e outras forças militares dos EUA, para as operações dos EUA para combater e negar o controle do mar às forças chinesas. Os navios LAW seriam fundamentais para essas operações, com LAWs embarcando, transportando, desembarcando e, posteriormente, reembarcando essas pequenas unidades do Corpo de Fuzileiros Navais.

Os LAWs seriam muito menores e individualmente muito mais baratos de adquirir e operar do que os atuais navios anfíbios da Marinha. De acordo com a apresentação do orçamento do ano fiscal de 2023 da Marinha, o primeira LAW seria adquirido no ano fiscal de 2025 a um custo de US$ 247,0 milhões, o segundo LAW seria adquirido no ano fiscal de 2026 a um custo de US$ 203,0 milhões, e o terceiro e quarto LAW seriam adquiridos no ano fiscal de 2027 em um custo combinado de US$ 290,0 milhões (ou seja, um custo médio de US$ 145 milhões cada). O primeira LAW custaria substancialmente mais do que os navios subsequentes no programa porque o custo de aquisição do primeiro LAW incluiria grande parte ou todos os custos de projeto detalhado/engenharia não recorrente (DD/NRE) para a classe. (É uma prática orçamentária tradicional da Marinha incluir grande parte de todos os custos de DD/NRE para uma classe de navio no custo de aquisição do navio líder da classe.)

O LAW, conforme descrito pela Marinha, poderia ser construído por qualquer um dos vários estaleiros dos EUA. A preferência básica da Marinha é que um único estaleiro construa todos os navios, mas a Marinha está aberta a construí-los em vários estaleiros com o mesmo projeto, se isso permitir que o programa seja implementado mais rapidamente e/ou menos dispendioso. A apresentação do orçamento do ano fiscal de 2023 da Marinha afirma que o contrato para a construção do primeiro LAW seria concedido em dezembro de 2024 e que o navio seria entregue em julho de 2028.

O programa LAW apresenta uma série de possíveis questões de supervisão para o Congresso. A questão para o Congresso é aprovar, rejeitar ou modificar os pedidos anuais de financiamento da Marinha e a estratégia de aquisição prevista para o programa. As decisões do Congresso sobre o programa podem afetar as capacidades da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais e os requisitos de financiamento e a base industrial de construção naval dos EUA.

Para acessar o relatório em PDF em inglês, clique aqui.

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